quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vivências na Argentina


Fernet, bebida festiva e digestiva em  Buenos Aires

Eu e os imortais Borges, Alfonsina e Gardel(Foto de Célia Augusta)
À porta do EL Café Tortoni(Foto de Célia Augusta)
Quando estive na Argentina, aproveitei para uma verdadeira imersão na cultura, na  gastronomia, na enologia, nos sabores e saberes desse país que demorei cerca de 25 anos para voltar. E, assessorada por Iara, aprendi muito, no dia-a-dia de Buenos Aires, Campaña e Zarate, lugares que conheci e revi. Numa noite, Iara após a fisioterapia , fomos ao local que considero um dos lugares mais interessantes em Buenos Aires. O Grand Café Tortoni, parada obrigatória para quem quer conhecer a cultura do café portenho. Localizado na Avenida de Mayo 825. Um lugar encantador, com mais de 150 anos ele mantém sua arquitetura, e, a inebriante atmosfera dos aureos tempos em que lá sentaram-se Alfonsina Storni, Benito Quinquela Martín, Carlos Gardel, Baldomero Fernández Moreno, Luigi Pirandello, Federico García Lorca y Arturo Rubinstein entre outros artistas e figuras ilustres locais e do mundo.
Salon Alfonsina(Foto de Célia Augsuta)
 E eu vivenciei este local  experimentando a famosa bebida Fernet, claro para festejar o momento tão importante, pois afinal, estava como turista, e, claro, como uma estudante inebriada pela cultura portenha! 
Minha amiga irmã, Iara , já havia me falado diversas vezes em nossos papos na internet, que a bebida era excelente e muito boa de se beber, mas, confesso que não apreciei de início, mas, depois reconsiderando, achei-a muito boa, principalmente em tempos de frio! Aproveito para pedir desculpas à Iara, pois na primeira vez, eu realmente não gostei.
O brinde ao reencontro depois de tanto tempo sem ir à Argentina(Foto de Celia Augusta)
Portanto, revendo algumas fotos, resolvi pedir que Iara pesquisasse mais sobre esta bebida, e, gentilmente, ela me envia o texto abaixo, já traduzido, sobre o Fernet!

"Italia, Suecia, la República Checa, Eslovaquia y Francia competem para saberonde se criou essa bebida.Sua mistura com Coco-colalhe dá um toque especial que deleita a todos os nativos do sul do continente americano.
Fernet con cola.

Fernet con cola.
O Dr. Fernet, na Suecia e Maria Scala de Fernet na Italia, têm sido chamados os pais da bebida que marca tradições medicinais e culturais em vários paises do mundo. Acredita-se que foi no início do século XIX que apareceu esta bebida.
A menta, as ervas como o cardamomo, mirra, camomila e açafrão se misturam com a uva e envelhecidas em um barril de carvalho por cerca de seis a doze meses, cuja receita conserva certa semelhança com a do vinho. Este processo faz que seus 45% de alcool conservem um cheiro concentrado e uma cor escura, características que marcam uma personalidade inconfundivel. O Fernet chega na Argentina com os imigrantes italianos, quem utilizam essa bebida como um digestivo, parecido ao "Underberg" ou "Killepitsch" alemão. Depois das grandes festividades e abudante comida, as avós recomendam tomar essa bebida aliviando a sensação de estômago pesado.

O tempo passa e a diversao chega 


Quando as mães imigrantes se foram convertendo em avós, o Fernet começa a ter um novo significado.Deixa de ser  protagonista do meio dia  e passa a ser o da noite. En Buenos Aires e em Cordoba, é a bebida selecionada por homens e mulheres que querem passar um bom momento. Os estrangeiros que visitam o país argentino buscam o Fernet como se houvesse sido criado no lugar do Tango. Por ser uma bebida amarga, o Fernet buscou seus companheiros perfeitos. A principio foi misturado com soda, ou vemut vermelho. No entanto, a forma argentina mais popular é o conhecido Fernet com Coca-cola, cuja mistura acompanha os melhores momentos. Em todo o país é famosa a preparaçao cordobesa já que 30% da produçao argentina se toma nesta provincia. O modo cordobes do Fernet Los Argentinos desfrutam de um bom trago com amigos de uma só maneira, mesmo que os norteamericanos e europeus variam um pouco mais. O chef argentino Pedro Suárez nos dá uma receita dessa mágica bebida que faz como explodir os sentidos.

Ingredientes:
- 1 litro de Fernet
- 2 garrafas de Coca Cola ou bebida cola de sua preferência
- Gelo

Preparação:
Colocar gelo em cubos numa jarra que tenha capacidade de 2 litros, até alcançar 1/4 desta. Quando esteja pronto, colocar Fernet que cubra por um pouco a água congelada. De acordo com o paladar, acrescentar Coca-cola mantendo a jarra inclinada para nao gerar grande quantidade de espuma. Para baixar a efervescência, adicionar mais Fernet. Um Fernet ao estilo cordobes, que tem a fama de ser mais forte, deve ter uma relaçao 70% alcool, 30% Coca-cola. TUDO DEPENDE DE GOSTO!!!



Esta bebida italiana-francesa-sueca de criação e argentina de coração, ganha espaço em coquetéis em cidades muito diferentes a de suas origens. San Francisco é uma delas. Os vizinhos do Golden Gate desfrutam o Fernet, mesmo sem a Coca-cola ou a soda.Preferem tomá-lo puro, seguido por un Ginger Ale, que tambem é um remédio para o estômago,além de acompanhante para tragos com forte sabor. O que é seguro é que depois dessa combinação a ressaca nao aparecerá. Existem diferentes maneiras de desfrutar o Fernet, mas só  uma para desfrutar. Amigos, familia e noite são a conjugação perfeita para desfrutar de um trago digestivo que traz alegria com seu passar."
Tradução: Lala Magalhães
Campana-Buenos Aires-Argentina
               

2 comentários:

  1. Que saudade desses dias que vc passou aqui comigo...Gostei muito do que vc escreveu e, realmente, Fernet com Coca, como pedimos e chamamos, é a bebida mais consumida em todo o territorio argentino...Toda casa tem uma garrafinha de Fernet Branca (a marca italiana mais conhecida e o Fernet verdadeiro). Olha nós aí na foto, brindando com Fernet com Coca e sua linda e abundante espuma, no Café Tortoni (o Café Historico de Buenos Aires) TIM TIM Celinha!!! (en castellano: Chin Chin Celita!!! (risos)).

    ResponderExcluir
  2. Outros dias virão amiga, e espero que seja aqui em FOrtaleza, pois estamos cá a esperar você, a cearense mais portenha que conheço!1 bks

    ResponderExcluir