quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

TRENS, CEARÁ X ESPANHA

Em 1913, no dia de hoje a maior estação de trem do mundo era inaugurada , a Grand Central em Nova York. Hoje após 98 anos, passou por restaurações que sobreviveram ao tempo.
Isto eu chamo de continuidade. As estações ferroviárias  espalhadas pelo mundo sobrevivem e ultrapassam as vontades políticas, à guerras,ao vandalismo, ao cupim, e, vão testemunhando histórias de cada um de outro que por lá passam.

Foto de Giu GN
Infelizmente, em nosso país, não podemos dizer que existem tais cenários, mas, aqui ou outra estação, ainda resiste ao tempo e ao descaso.
Ainda bem que existe a Vale do Rio Doce, que mantém as linhas Belo Horizonte x Vitória e Carajás.
Só para você ter uma idéia, o trem de passageiros da Vale em Carajás, que começou a funcionar em 1986, transporta além de pessoas, bagagens e encomendas. Cerca de 1.300 pessoas por dia e para em 15 estações e atende a 23 municípios no Maranhão e no Piauí. Em 1993 eu fiz um trecho e achei o máximo, pois eu adorava fazer Teresina a São Luiz de trem e daí aproveitei para fazer em São Luiz um trecho desse. Quando estive em Marabá, visitei a estação, fiquei feliz, pois assim eu testemunhava o sucesso da ferrovia. O percuso desse trem é o mesmo dos trens de minério e cargas, portanto é o que sempre eu defendi e defendo, onde passa carga, pode passar passageiro. A paisagem é belissima. 
Estrada de Ferro Carajás
Trem de passageiros Carajás e (foto da VRD)
Há carro lanchonete em baixa temporada, mas, na alta eles colocam um outro carro para atender a demanda.Na composição, há também um carro PNE, que é exclusivo para passageiros com necessidades especiais. No vagão há duas alas, sendo uma para cadeirantes e acompanhantes e outra para pessoas com mobilidade reduzida. Ambas com ar condicionado e televisão.
Tem um custo muito mais baixo do que o transporte rodoviário e em período de chuva é mais seguro e mais apropriado, tendo em vista as estradas péssimas.


De Minas ao Espírito Santo
O Trem de Passageiros da EFVM é o único que realiza viagens diárias e de longa distância no Brasil. Passando por cidades históricas, às margens do Rio Piracicaba e do Rio Doce, em Minas Gerais, ele chega até as praias do Espírito Santo. A viagem de 664 quilômetros entre Belo Horizonte e Vitória tem duração de 13 horas, aproximadamente. 
Para mais conforto e comodidade, o trem conta com carro lanchonete, carro restaurante, vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais e ar-condicionado no carro executivo. O atendimento da equipe de bordo é realizado em todos os ambientes.
Ao ler a Brasil Ferrovia hoje, fiquei satisfeita sobre as visitas de nosso governador pela Europa. Direto da imprensa do Governandor Cid Gomes, para a Brasil Ferrovia e por tabela, para o "Kariritour. Afinal, esta blogueira é uma amante de ferrovia e q
Trem
Trem de Belo Horizonte a Vitória (Foto da EFVM)




 
E direto da imprensa do Governo Estadual eu li, e, postei:
"O governador Cid Gomes manteve encontro nesta terça-feira (1°) com o presidente da Comunidade Valenciana, Francisco Campos, em Valência, na Espanha. O objetivo do encontro foi estreitar contatos comerciais e culturais entre a Comunidade e o Ceará. A Comunidade Valenciana é uma entidade espanhola autônoma, tendo como capital a cidade de Valência e compreende ainda as cidades de Alicante, Elche e Castelló de la Plana.
Além do encontro com a Comunidade Valenciana, Cid Gomes visitou, também em Valência,  o Oceanário da cidade e a fábrica de trens Vossloh.
Essa empresa deverá fazer uma parceria com a empresa Bom Sinal, instalada no Cariri, e que fornece vagões para o Metrô do Cariri e diversos estados. O Grupo Vossloh é um dos líderes em infraestrutura e tecnologia ferroviárias. A empresa é a principal fornecedora europeia de locomotivas, além de desenvolver e produzir componentes elétricos e sistemas para VLTs. A Vossloh projetou o primeiro trem - VLT na Espanha, um novo conceito de transporte que é menos poluente, mais rápido e mais eficiente.
A viagem prossegue nesta quarta-feira (2), quando o Governador vai se encontrar com empresários espanhois. Partindo da Espanha, a comitiva seguirá para a Itália, onde, na quinta-feira (3), conhecerá o trem da cidade de Florença, uma das principais daquele país. Na sexta-feira (4), ainda na Itália, acontecerá a visita à fábrica de trens Ansaldo Breda, em Pistóia. E no sábado (5), o grupo prossegue a visita à fábrica, dessa vez, em Nápoles. A Ansaldo Breda é a empresa que fornece os trens para a Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Até o momento, foram entregues dois de um total de 20 trens.
Eu, na Estação de Baturité com alunos (Acervo Ferreira)

No domingo (6), o grupo chegará  em Amsterdã, na Holanda, para no dia seguinte realizar visita ao maior porto marítimo da Europa, na cidade de Roterdã. Ainda na seguinda-feira (7) , a comitiva seguirá para Copenhague, na Dinamarca, para, já na terça-feira (8), visitar a empresa de McGregor  de descarregadores, em Helsingborg, na Suécia.  Na última segunda-feira (31), a comitiva visitou o Porto de Huelva, em Sevilha, na Espanha.
Fazem parte da comitiva, além do Governador e do  secretário da Infraestrutura; o presidente da Companhia Metropolitana de Trens Urbanos (Metrofor), Rômulo Fortes; e Luiz Hernane de Carvalho, da Ceara Portos. Durante o período, assume o Governo o vice Domingos Filho."

A gente espera os trens voltarem! (Foto de Célia Augusta-Série Trens)



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