terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Hoje "dá praia"

O sol tomou de conta da cidade, pelo menos por aqui dá praia, e eu fui conferir após a fisioterapia e a acumpura, tinha até turistas a curtir a Beira Mar. A avenida Beira-Mar, ou calçadão como é conhecida pelos coopistas e atletas, foi inaugurada em 1963.
À época, a construção da avenida Beira Mar explicitou a tendência de valorização do litoral por este segmento da sociedade, que havia feito deste espaço lugar privilegiado, no estabelecimento de clubes e de residências.
Segundo Escóssia (2000) a Avenida Beira Mar torna-se “os olhos da cidade para o mundo”, semelhante a Copacabana que por muito tempo também foi habitada apenas por humildes pescadores que viviam em palhoças.
Foi planejada em 1947, porém sendo sua inauguração deu-se quase 20 anos mais tarde, tendo a característica de uma via radial ligando a região leste ao oeste. Conta com uma extensão de 3 km e é considerado o maior ponto de movimentação turística da cidade, mesclando oferta de lazer, compra e entretenimento.

Turistas na Estátua de Iracema(Foto de Célia Augusta-Série Arte Pública)
 A Estátua de Iracema - cartão postal da cidade - inaugurada em 1965, de autoria do artista paraibano Corbiniano Lins, mostra a índia Iracema guerreira e Martins Soares Moreno, levando num barco o pequeno Moacir (filho dele com Iracema) de volta para Portugal.
O trecho onde há uma curva mais acentuada é chamado de “Volta da Jurema”, nome originado pela espécie de árvore que se encontrava em grande quantidade neste local. Denominada pelos jovens no final dos anos 80 e início dos anos 90 de “Volta”, tornou-se local de paquera e agito no final do dia e começo da noite, ainda hoje se concentram as quadras de esportes freqüentadas por desportistas. 
Praia do Mucuripe, Calçadão da Av Beira Mar(Foto de Célia Augusta-Série Praias)


No fim da orla fica a enseada da Praia do Mucuripe, onde aportam as jangadas que diariamente saem para pescar. De lá partem os barcos que fazem passeios turísticos.
Nessa área, encontra-se também o “Monumento ao Jangadeiro”, uma escultura de 1991, de autoria de Sérvulo Esmeraldo. É uma homenagem a Francisco José do Nascimento, o “Dragão do Mar”, figura histórica, que nesse local em 1883 fechou o porto ao embarque de escravos.


Retorno para a Av Abolição-Ao fundo Morro de Santa Terezinha, antiga duna urbanizada (Foto de Célia Augusta-Série Cidades)



Nenhum comentário:

Postar um comentário