quinta-feira, 31 de março de 2011

Seminário para a retomada das ferrovias no Brasil

Acontecendo hoje o evento que a Secretaria Nacional de Transportes promove, onde se discute diversos temas sobre a retomada das ferrovias no Brasil.

As palestras fazem parte de ações do Projeto Trens Regionais, desenvolvido pelo Ministério dos Transportes, vinculadas ao Plano de Revitalização de Ferrovias, onde se inclui o Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros.
De acordo com os organizadores, “os atuais cenários urbanos e regionais brasileiros, devido ao crescente adensamento da quantidade de veículos na malha rodoviária, vêm reduzindo drasticamente as velocidades de deslocamento, chegando por vezes ao congestionamento dos fluxos. A inserção de sistemas de transportes ferroviários de passageiros contribui para a desconcentração do tráfego rodoviário e da ocupação urbana, possibilitando a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida nas cidades, direcionando e induzindo a ocupação territorial dos municípios e regiões”.
Serão apresentadas as tecnologias produzidas, em material rodante, pelas empresas Alstom (francesa), Siemens (alemã), Bombardier (canadense) e CAF (espanhola), Talgo (Espanha), Hitachi (Japão) e Rotem (Coréia do Sul), referentes a Veículos Leves sobre Trilhos (VLT´s), Trens-Unidade Elétricos (TUE), Trens-Unidade Diesel (TUD), Trens Pendulares (Tilting Train), além de outros utilizados no transporte ferroviário de passageiros intermunicipais, com velocidades de até 200 km/h. O evento terá apoio da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).
Caso queira acompanhar, acesse o link abaixo,e , fique por dentro:

2 comentários: