sábado, 19 de março de 2011

Dia de São José- "Muitos motivos para comemorar"

 Salve São José o "Santo universal"!
Foto do DN
Em diversas paróquias e capelas espalhadas pela Capital, a exemplo da Catedral Metropolitana de Fortaleza, que realiza desde as 8h30min, encerrando com procissão às 17h, os fiéis reverenciam São José. Ele é venerado como santo universal da Igreja Católica, padroeiro da família e dos artesãos. Nesse clima de evangelização e agradecimento, os cearenses homenageiam São José, que incorpora também a simplicidade do operário, pela profissão de carpinteiro que exercia.
Até o fim do período medieval, era rara a representação de São José, começando aparecer a partir do fim do século XV e início do XVI. Ora parece pintado como um homem velho, barbudo em roupas burguesas, ora como trabalhador. Descendente do Rei Davi, morou em Nazaré, era noivo de Maria, cuja maternidade acontece por obra e graça do Espírito Santo, despertando no noivo, a desconfiança.
O nome "José" significa "Deus acrescenta um filho" ou "Deus cumula de bens", em hebraico. É um nome muito conhecido. Existem muitos santos com o nome de José:José de Anchieta, José Benedito Cottolengo, José Cafasso, José de Calasanz, José de Copertino, José Marello, José Moscati, José Oriol e outros.
No dia 19 de março celebramos a festa daquele José que serviu de modelo para todos os outros: José de Nazaré, o carpinteiro, patrono da Igreja Católica.
José recebeu de Deus uma missão sem igual: ele foi escolhido para ser o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus. (Mt 1,18-25).
O "homem do silêncio, da humildade e do escondimento" São José também  é o homem do trabalho, o homem justo, obediente, de fé profunda. Era um artesão simples e modesto e esta profissão foi passada à Jesus.
Que São José nos ilumine, nos guarde, que abençõe aos artesãos e que sempre seu exemplo seja imitado pelos pais do mundo cristão.

A mesa para São José- Tradição na Itália(foto DN)
No Jornal do POVO e Diário do Nordeste  de hoje, há reportagens sobre o dia de São José, siga os  links abaixo
O POVO Online - Ceará - Muitos motivos para comemorar
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=949890

Nenhum comentário:

Postar um comentário