sábado, 26 de março de 2011

"Me liguei no chocolate"

HOJE É DIA DO CACAU!!!!!! DO CHOCOLATE!!!!!!
Cacau (Foto de licoreiras.blogspot)

A origem do cacau é contada pelos povos pré-colombianos. O Deus asteca dos ventos gelados e da lua prateada, Quetzalcóatl, ofereceu aos seres humanos um presente: sementes de um fruto mágico, que era capaz de repor a energia das pessoas, aliviando o cansaço. Quetzalcóalt foi aos campos luminosos do Reino dos Filhos do Sol e roubou as sementes da árvore sagrada, o cacaueiro.
Os primeiros a cultivarem a árvore foram os sacerdotes astecas. Os frutos estavam intimamente ligados à religiosidade, devido à lenda. Das favas desses frutos, os astecas produziam uma bebida amarga que, segundo a crença, possuía "poderes especiais" e só podia ser tomada em taças de ouro.
O conquistador espanhol Fernando Cortés, quando chegou ao México em 1519, teve contato com a bebida dos astecas. Em carta ao rei Carlos V, Cortés relatou as propriedades energéticas da maravilhosa bebida: bastava uma taça daquele precioso líquido para que a pessoa recuperasse a energia perdida em um dia de caminhada, sem necessidade de qualquer outro alimento. Cortés afirmou que o imperador dos astecas, Montezuma, nunca se servia da bebida sagrada na mesma taça de ouro. Mais do que uma demonstração de riqueza, tal prática provava a enorme reverência que os astecas tinham pela bebida.
Chocolate quente (Foto do Google imagem)
heobroma Cacao, que em grego significa "alimento dos deuses", é o nome científico do cacaueiro, espécie nativa da floresta tropical úmida americana, que teve sua origem, provavelmente, nas nascentes dos rios Amazonas e Orenoco, depois ultrapassou os Andes, atingindo Venezuela, Colômbia, Equador, países da América Central, México e também o Brasil, ao longo do rio Amazonas. O cacaueiro foi introduzido na Bahia, em 1746, pelo colono francês Luís Frederico Warneaux, que trouxe as sementes do Pará. Atualmente, a Bahia é o maior produtor nacional de cacau, atendendo os mercados interno e externa.

Minha dica: Licor de cacau, delicia pra comemorar o dia do Chocolate;
Ingredientes:
2 litros de álcool;
100 g de cacau;
1 fava de baunilha;
1 kg de açúcar cristal;
1/2 litro de água.

Modo de Fazer
Misture 1 litro de álcool, o cacau e a baunilha. Deixe em infusão por oito dias. Juntar mais um litro de álcool.
Daí agora você guarda essa receitinha e faz outro dia, porque a infusão tem que passar oito dias, mas se você quizer brindar pelo dia do chocolate, faz assim, outra dica:
Aluga o filme, Chocolate*, convida uns amigos e serve:
Sorvete de chocolate, chocolate quente ou frio, licor de chocolate, brigadeirinhos, e curta o filme, eu não conto as vezes que já assisti, muito bom!




*A forasteira Vianne Roucher (Juliette Binoche) é mãe solteira, sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) desembarca na década de 50 numa cidadezinha rural conservadora do interior da França. Abrem uma loja de chocolates durante a penitência da Quaresma, que funciona todos os dias da semana, diante da igreja local. Sem querer, ganha como inimigo o prefeito da cidade, os dois ficam o tempo todo brigando. Religioso e moralista, ele reprova as convicções e o comportamento daquela mulher. Atéia, seduz os moradores locais com bombons tentadores, bolos e tortas de chocolate que transformam a vida monótona daquela gente, enfeitiçando paladares e libertando sentidos. Homens indiferentes voltam a se interessar por suas mulheres; idosos tornam a se apaixonar, como se fossem adolescentes. A forasteira tem o chocolate apropriado para cada caso. Esse é o enredo do filme Chocolate, do diretor sueco Lasse Hallstron, rodado em 2000. Explorando os poderes da especialidade usada como título, ele aproveita para discutir moral e intolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário