domingo, 27 de março de 2011

Hoje dá teatro e circo!

Domingo de chuva que vai e vem, aproveite e curta um teatro hoje, pois foi em 1961, na inauguração das Nações em Paris, que o Instituto Internacional do Teatro-ITI, criou o dia dedicado à homenagear o Teatro. O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a idéia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
Festival de Teatro em Guaramiranga(Foto de Célia Augusta)


A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.
O teatro, segundo Stricker, filósofa e educadora, a "experiência é marcante, humana e reveladora". E penso eu (que já estive em palcos), considero uma das mais relevantes experiências da arte. São emoções vividas de personagens em "corpos emprestados", como ainda cita Stricker. Cada peça, quer seja ela comédia, musical  ou drama, nos mostra situações do cotidiano, dos conflitos, dos romances, de atos que podem ser perfeitamente "emprestadas" da vida de qualquer pessoa, através da inteligência do dramaturgo ou autor .
 Shakespere aconselhou aos seus atores quando representavam para nunca perderem a simplicidade. "Pois tudo que é forçado deturpa o intuito da representação, cuja finalidade é exibir um espelho à natureza": "mostrar à virtude sua própria expressão; ao ridículo sua própria imagem e a cada época e geração sua forma e efígie" (Hamlet, Ato 3, cena 2).
Teatro de Rua (Guaramiranga, Foto de Célia Augusta)

Um dos instrumentos que uso em sala de aula é a dramatização Ela fornece uma oportunidade para que os alunos possam se expressar de uma maneira forte e significativa, dando-lhes mais liberdade de criação, de integração, e conseqüentemente melhora suas relações interpessoais na escola e na sua vida comunitária. 
Mas, hoje também se comemora o dia do Circo."Hoje tem espetáculo, tem sim senhor"! A data é em homenagem ao grande Piolim, palhaço renomado no Brasil, nascido na cidade de Ribeirão Preto e até hoje é considerado a expressão máxima na arte circense. Tive o privilégio de vê-lo atuar e é uma das grandes lembranças de minha vida. Assim como ele, o Carequinha e o Fred, outros palhaços maravilhosos que conheci, também são artistas expressivos dessa arte que é impossível determinar uma data específica de quando ou como tais práticas começaram. 
Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.
Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas.

Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.
O circo no Brasil é forte, não como antes, mas, ainda existem cerca de 2.000 espalhados pelo nosso país deles inclusive que formam novos artistas, novos palhaços. Sem contar com a grande Escola Nacional do Circo, no Rio de Janeiro, criada na década de 80, que possibilita a formação de artistas circenses que atuam quer no mercado brasileiro como pelo mundo afora.
Um dos grandes projetos de escola de circo com integrador social está no Ceará, como exemplo de que a arte circense contribui também para a cidadania, trata-se do Projeto Circo Escola Bom Jardim.
Fonte: Uol,Terra, Tv Jangadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário