quinta-feira, 24 de março de 2011

Benção meu Padim!Parabéns!

Hoje o dia é de festa e de orações no KAriri, lá no Juazeiro do Norte.
É festa de aniversário do meu "Padim Cíço". São 167 anos de nascimento desse símbolo de fé e de oração para tantos romeiros que visitam o KAriri e aqueles que de lá são, é hora de orar pra Padre Cícero Romão Batista, o "Padim Ciço" de milhões de pessoas que com a fé no coração homenageam o "Cearense do Século".
Senhora Minha Mãe Rosinha em visita
ao Museu do Padre Cícero (Foto de Célia Augusta)
 Falar sobre o Padre Cícero eu também tenho de citar a senhora minha Mãe querida!
Ela é uma das afilhadas de Padre Cícero. Filha de Donana e de Coriolano, foi data  em batismo, ao Padim e à Nossa Senhora das Dores. Hoje ela tá feliz! Perguntei-lhe se já tinha cantado parabéns para o padrinho e ela já de pronto me responde: "é já falei com ele hoje".
Acho que escrevi sobre isso, mas, vou repetir: "Meu avô mandou um vaqueiro a Juazeiro para me abençoar quando eu nasci". Palavras da senhora minha Mãe Rosinha. E, assim como ela, muitos veneram e respeitam o Padre Cícero.
Ontem teve bolo de aniversário e durante a semana toda está havendo muita comemoração.
Hoje teve a primeira missa das 6hr, seguindo-se de outras e vai ter distribuições de mudas do Juá, simbolo do centenário de Juazeiro do Norte.
Procissão das Flores (Foto do Google Imagens)
 Tem feira de artesanato, tem passeio ciclistico, tem jogo de futebol, é muita festa e mais uma romaria acontecendo. E a grande Procissão das flores , já tradicional, que sairá da Praça da Bandeira e segue até a Capela do Socorro, onde se encontra a sepultura de Padre Cícero.
A semana do Padre Cícero, vai seguindo com a devoção em fortalezer o nome do fundador de Juazeiro e principalmente neste ano que é o do centenário.
A cidade não dá feriado no dia de São José, pois optou para feriar no dia do aniversário de seu protetor, embora nascido no Crato, teve a luz de criar Juazeiro do Norte.
Dias como esse, é que aquele que estuda e pesquisa a cultura, o turismo, a identidade, percebe que Juazeiro é um lugar interessante para garimpar sobre esse vasto campo de investigação.
Aluno Jeferson em visita técnica ao Horto (Foto de Patricia/JN)
Se por um lado, o sul do Ceará, é um mosaico incrível para se estudar e pesquisar, é no Juazeiro que se percebe em momentos como esses desta semana de Padre Cícero, que o culto ao seu fundador, reúnem uma expressiva mescla de peregrinos e suas diferentes origens,que alí se juntam para homenagear um grande ícone do Brasil.
Juazeiro do Norte, sob o olhar de minha querida Mãe (Foto de Célia Augusta)
A Igreja Católica, vais aos poucos reabilitando o Padim, porque eu mesma já vi uma estátua dele na Matriz de Crato na ocasião de outra romaria . Embora acusado por membros do Vaticano de mistificação (manipulação da crença popular) e heresia, tendo inclusive recebido punição com a suspensão da ordem,e, só obtendo indulto através do Papa Leão XIII, Padre Cícero é cultuado por milhares de pessoas, e continuará sendo.
O escritor  Lira Neto, autor do livro "Padre Cícero- Poder, Fé e Guerra no Sertão", afirma que, "apesar da imensa fédos sertanejos, a imagem do sacerdote ainda não está nas igrejas de Juazeiro".
Mas," tem uma lá sim,pequena, mas, tem", disse-me uma aluna hoje.
O que importa mesmo é que a Fé em Padre Cícero é contagiante,quando se testemunha uma romaria. Que o Vaticano possa entender isso, porque o povo do sertão e de outras partes do Brasil e do mundo, já entendeu faz é tempo! Minha querida Mãe que o diga.







Fontes: DN,JP,Blog do Crato,Google, Wikipédia, Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário