terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Em pleno Carnaval, o dia dedicado às mulheres, é motivo de orgulho para nós. Inúmeras delas estão trabalhando em hotéis, companhias aéreas, hospitais,aeroportos, cruzeiros marítimos, na limpeza urbana, na vigilância, na seguranças, e, em outros tantos lugares que nós conseguimos nos envolver, resultado de uma mudança no mercado de trabalho originalmente masculino. Trago pois, minha homenagem às mulheres do mundo, do Brasil, especificamente às mulheres de minha família, Donana, Rosas, Jacqueline, Luízas, Carlinda, Anas, Augustas,Idalina, Prisca, Marlene, Verônica, Fátima, Fabricia,  Marias e tantas outras que não necessito elencar aqui. Para elas, meu carinho, saudade, e, acima de tudo a certeza de que a trajetória de cada uma foi e será sempre, orgulho para mim. Exemplos a serem seguidos, pelas mulheres que me sucederam: Ana Paula, Carla Augusta e Mariana! Filhas queridas e abençoadas.
As filhas da Mãe num dia de domingo!(Foto do acervo Ferreira)


Como professora, tive a sorte de lidar com diversos tipos e faces femininas, cada uma delas, deixa em mim a certeza de que vale a pena continuar a educar, num país com tantos problemas, em cidades como as que venho atuando.
Mas, nada me deixou mais emocionada como educadora, do que o Projeto Mulheres Mil, que trabalhei em 2009, no IFCE, como formadora de um grupo de futuras camareiras e cozinheiras, residentes no Pirambu. 
Presto minha homenagem à essas anônimas guerreiras do Ceará!
Minhas alunas do Projeto "Mulheres Mil"(Foto de Célia Augusta)


Aproveito para acrescentar o que a mulher que administra nossa nação falou hoje e foi publicado pelo R7:
"No Brasil a pobreza tem cara:ela é feminina, está ligada às mulheres. Dilma lembra que o seu objetivo fundamental como presidente é a erradicação da pobreza extrema, e que para isso a política de erradicação da miséria precisa estar focada na mulher e na criança.De acordo com Dilma, quanto mais pobre a família, maior a chance de ela ser chefiada por uma mulher.
 E por isso os programas do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida, o PRONAF Mulher e o Bolsa Família privilegiam as mulheres. 
A presidente ressalta ainda a importância do combate à discriminação de 
gênero para o sucesso da luta contra a pobreza.
"Com base em iniciativas como a Lei Maria da Penha, temos alcançado progresso
no combate à violência contra as mulheres, mas ainda há muito por fazer. 
Temos o compromisso sagrado de enfrentar essa questão, intensificando e 
ampliando as medidas adotadas no governo passado", diz o texto.

Grupo de estudos Projeto Mulheres Mil (Foto de Célia Augusta)


Dilma Rousseff finaliza o texto falando em oportunidades iguais
para homens e mulheres. 
"O Brasil que queremos é uma país rico, em que mulheres e homens
têm as mesmas oportunidades e privilégios, contribuindo juntos para o
desenvolvimento e o criando seus filhos com dignidade e com orgulho".

2 comentários: