domingo, 6 de março de 2011

De volta !


De volta ao cantinho emprestado, porque ainda estou de licença, retorno em plena semana carnavalesca. Mas, quero falar de Brasília.
Catedral (Foto de Célia Augusta)
A capital do Brasil, não é só o centro do Poder, ela é mais que isso. A cidade possui a maior área tombada do mundo, 112,25km². Contemplada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco ( Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em   1987, desperta o olhar de admiração para o visitante.
Estive em Brasília, diversas vezes, e, em cada uma delas, me vejo admirando o conteúdo arquitetônico e o céu que nos enche de uma beleza incrível.
Céu de Brasilia num sábado de verão(Foto de Célia Augusta)

Já estive nos lugares mais visitados, no entanto, essa minha visita atual, senti-me não uma visitante, mas, uma moradora.Dentro de cada quadra, em meio às tesouras, na Esplanada,no Eixão, na W3, W4, ou nos shopings, na feira, nos jardins, entre os hospitais, nas chácaras, no lago, vi-me descobrindo novamente Brasília, a cidade construída em 1000 dias e que detém um acervo inigualável da arquitetura moderna brasileira, idealizada pelos maravilhosos Lúcio Costa e Niemayer.
 Para quem não conhece, como eu disse, não é só o local das decisões políticas do nosso país, não é só a residência de nossa Presidenta. Mas, tem vida própria, é uma cidade diferente. Eu curto muito Brasília. E, se faz turismo por lá. Tive oportunidade de ver grupos em frente ao Mausoléu do Presidente Juscelino Kubitscheck, em plena manhã de terça-feira.
Alguns dados de Brasília:
População:
2.455.903 habitantes
Densidade Demográfica:
354,3 hab/Km²
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):
0,844 (0-1)
Analfabetismo:
4,35%
Altitude:
1.172 m²
Temperatura média anual:
21ºC
Umidade relativa do ar:
40 a 70%

Nenhum comentário:

Postar um comentário