sexta-feira, 25 de março de 2011

Liberdade!

Fim de semana, sexta-feira e muito calor, de novo! Chuva lá pra bandas do litoral, um pouco pela cidade e também para  o sertão. E, hoje é dia de falar de liberdade. Comemora-se hoje 128 anos da abolição no Ceará. Em Redenção( terrinha de minha amiga Rubiane Torres, professora em Valladolid na Espanha) uma programação alusiva a data, inclui a doação à Unilab-Universidade da Integração Internacional  da Lusofonia Afro-Brasileira e a Prefeitura recebem do representante da Unesco do Brasil, Vincent Deforny a Coleção História Geral da África. Lançamento do livro didático de História e Geografia do Município de Redenção. Situada cerca de 63 km de Fortaleza, pertence à Microregião do Maciço de Baturité. O local era conhecido como Acarape, e, pertencia à província de Baturité, no século XIX.

Vista do Maciço do Baturité-CE (Foto do acervo Ferreira)

Teve como seus primeiros habitantes os índios tapuias, que vieram de Jaguaribe(sertão do Ceará) para habitar próximo ao rio Pacoti, que corta a região, depois aí se formou uma comunidade que vivia da pesca e agricultura. Depois chegaram alguns negros africanos que desembarcaram no porto do Mucuripe em Fortaleza. Foi o primeiro núcleo de povoação para o surgimento do município.
Arte Pública em Redenção-Monumento à negra liberta (Foto acerrvo Ferreira)
Em primeiro de janeiro de 1883, Redenção entrou para história como a primeira cidade do Brasil a libertar totalmente seus escravos.Saiba que este fato conferiu ao Ceará o título de "Terra da Luz".
Em Redenção está situado o Museu da Senzala, no sítio à beira da Rodovia CE-060( que dá acesso ao Maciço do Baturité). O sítio Livramento, pertence à família Diniz Rodrigues. Nesse local ainda é cultivado cana de açúcar, e pode-se visitar o canavial,o engenho,onde se produz a aguardente Douradinha, e, a antiga senzala.
Professora Célia e alunos em Redenção-Ceará (Foto acervo Ferreira)
Redenção, é um atrativo de turismo cultural. Vale a pena conhecer! Eu sempre que posso, estou lá a levar meus alunos! A rapadura é uma delícia!






Um comentário:

  1. Redenção assina mais uma ves seu nome na história Brasileira! Primero por ter cido o primeiro município Brasileiro a abolir a escravidão & agora por ter em suas terras a UNILAB, mais nova univercidade federal!



    >> Www.MundoDSE.com
    >> @mundodse / @aquilla2011
    >> msn:Mundodse@dse.com

    << Não é virus, atualizado diariamente >>

    ResponderExcluir