terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Um brinde ao Planeta Água com água ! (Foto do acervo Ferreira)

Todos os dias, sob qualquer ponto de vista, devemos agradecer pela água. E hoje que é muito especial para comemorarmos essa água maravilhosa que possuímos em nossas vidas, temos mais motivos para agradecer.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU(Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural que temos. Dois terços do planeta é formado por este preciosos líquido. Ou seja cerca de 0,0008% total de nosso planeta é potável(bom para consumo). 35% da água potável do mundo está no Brasil e 31% das populações dos países em desenvolvimento não possuem água potável.
E como todos sabemos, uma boa parte das fontes naturais tais como rios, lagos e represas estão sendo contaminadas, poluídas e sofrendo degradação ocasionada pela ação do homem. Daí a importância de ter sido instituído este dia para reflexão, discussão e acima de tudo conscientização no sentido de elaborar-se medidas práticas para o uso e reuso da água.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, divulgou um documento que se chama "Declaração dos Direitos da Água", esse texto é muito importante e sugiro, de vez em quando se reler. Apresenta medidas, sugestões e informações que despertam a consciência ecológica da população e dos governantes relativos à questão da água.
No fim dos anos 90, numa cidade do Ceará, chamada Aracati, um dos destinos turísticos mais visitados pelos turistas, com a famosa praia de Canoa Quebrada, fiz uma caminhada pela água e meio ambiente, pondo em prática um projeto que a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente idealizou e me orgulho de ter tido uma participação importante, pois eu era uma das criadoras desse projeto. Lembro-me que ao som da música de Guilherme Arantes, o carro de som convidava as pessoas para mudanças de hábitos com relação à àgua. Balões verdes e brancos, crianças e adultos se uniram para educar-se ambientalmente. Embora alguns criticasse e por ignorância não entenderam a iniciativa, mas, ficou a idéia, foi muito lindo!
E hoje, em tempos de tragédias que envolveram água, como no Japão, Nova Zelândia,  e nos diversos lugares de nosso País e Estados, eu convoco a você leitor, para refletir sobre o quanto a água é importante para você e para o planeta água... Acho interessante as novas gerações no twitter, facebook, orkut, etc, a comentarem sobre o dia de hoje, mas, infelizmente ainda existem aqueles que criticam o uso do hino da água. por nós professores que reutilizamos tantas vezes acharmos necessário, este som maravilhoso, de uma letra significativa e inspiradora.  Não me importo quantas vezes eu o use, é sempre pertinente  em nossas aulas de educação ambiental ou em qualquer momento,  porque defendo que  esse abençoado recurso natural que Deus nos deu deve ter seu consumo com cautela, consciência  e acima de tudo ser respeitado por todos nós educadores e pelas pessoas que acreditam que ela é a fonte de cura e de vida! E isso está bem presente na música de Arantes.
Ave, Água!
Abençoada seja em nossas vidas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário