sábado, 19 de março de 2011

LUA LINDA E BRILHANTE!


Foto: Google Imagens 




Hoje, 19 de março, é dia de lua cheia. Basta olhar no calendário, mas anote aí, essa não será uma lua cheia qualquer. Você verá, no nordeste principalmente, a maior lua cheia dos últimos 18 anos.

A órbita da lua em torno da Terra não é uma circunferência com a Terra no centro. Na verdade, tem uma forma ovalada que se chama elipse. Nesse caso, a Terra ocupa um dos focos dessa elipse e, como a distância entre a Terra e a lua não é constante, há momentos em que os dois astros estão mais próximos ou mais distantes um do outro. Isso também acontece com todos os planetas do Sistema Solar e o sol.
Quando a lua está no seu ponto de máxima aproximação, dizemos que ela está no perigeu. Quando está no ponto de máximo afastamento, dizemos que está no apogeu. A diferença entre apogeu e perigeu é de aproximadamente 50 mil km. Nada que possa causar algum dano na Terra, mas certamente isso tem alguns reflexos.
Os astrômos explicam que o melhor horários para ver a lua cheia é logo após o pôr do sol. A região Sudeste do Brasil está sob a influência de uma frente fria, o que deixa o céu com muitas nuvens, especialmente na capital e no litoral paulista. Quem estiver no nordeste do país pode encontrar um céu mais limpo e ter a sorte de ver a lua.
Aproveite!!!!

A lua cheia será a maior já vista desde março de 1993. Mas… maior quanto?
O diâmetro observado da Lua no céu vai parecer 14% maior. Pouca coisa para ser notado, talvez, mas seu brilho será por volta de 33% mais intenso. Em regiões muito iluminadas, isso também deve passar despercebido, mas em regiões mais escuras, sobretudo longe das grandes cidades, essa diferença de brilho será fantástica.
Fonte: http://eptv.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário