domingo, 6 de março de 2011

Ainda sobre a Corte


Tive a sorte de pegar uma umidade melhor, pois Brasília nesta época, não é tão seca. As chuvas acontecem quase todos os dias, e o melhor, você consegue aos poucos sintonia com o horário em que elas ocorrem e se programa. Tenha sempre um guarda-chuva ou sombrinha por perto, quer seja no carro ou na bolsa.
O Ministério do Turismo oferece ao viajante, informações sobre os roteiros turísticos em Brasília, divididos em temas, por sinal. Como por exemplo: A Rota da Cultura e Concreto, onde se pode conhecer as dimensões monumentais e arquitetônicas de Brasília, ou, a Rota da Democracia e Soberania Nacional, onde se vê os mais importantes órgãos do poder do país. Mas, acredite, todos os dias, independente de você seguir um roteiro ou não, você tem que se envolver com tais dimensões.
Ponte Juscelino Kubitscheck( Foto de Célia Augusta)

A Brasília que eu curto, é esta maravilha da arquitetura e o agitado movimento de pessoas, elegantemente vestidas ou não, mas, em sua grande maioria indo ou vindo de seus trabalhos entre os diversos órgãos existentes por lá. A rotina que de segunda a sexta permanece em cada um dos funcionários que lá trabalham, vivem e constroem suas famílias como diversas pessoas que conheço. A qualidade de vida é uma das melhores que eu conheço. Há vários problemas sociais, claro, não cabe aqui eu elencar quantos, mas, a cidade Patrimônio, ainda no vigor de sua maturidade, cada dia me surpreende e me atrai mais. Pela energia, pelo céu, pela gastronomia variada, pelos teatros, espaços de lazer, e, principalmente, pela diversidade das pessoas que lá vivem; principalmente mineiros que é a maior colônia de pessoas que lá chegaram e continuam a chegar,mas, cariocas, cearenses, piauienses, paulistas, gaúchos, goianos, e diversos outros de diferentes origens e nações.
Palácio do Planalto (Foto de Célia Augusta)

Também não vou falar de política, até porque a minha intenção ao criar este blog, foi para promover um espaço de conversas, sobre identidade, cultura, turismo e meio ambiente. Mas, é importante lembrar que existem muitos problemas socioeconômicos na Capital Federal. Como tudo no Brasil, é claro que ela não ficaria de fora.Meu objetivo ao mostrar um local em que escolho ou visito é fazer um relato através de minhas fotos sobre o espaço e a diversidade sociocultural desse lugar. Daí a importância de receber comentários de meus seguidores, para assim poder discutir sobre os lugares expostos em meus posts.

Fonte luminosa da Torre, ao fundo Setor Hoteleiro(Foto Célia Augusta)

Bem, é carnaval, hoje é domingo gordo, se você está em Brasília ou Fortaleza, aproveite! Tem várias programações, na rua e em clubes. Em Brasília diversos clubes farão festas e aqui, ainda tem banda e shows pelos bairros e pelo aterrinho da Praia de Iracema, e principalmente os Maracatus estarão na avenida, que infelizmente não poderei apreciar, mas, vou ver um pouco pela TV.
Se você não vai viajar, e, quer curtir um programa diferente, curta os cinemas, aproveite para também descansar, porque eu,vou brincar no “bloco do eu sozinho”, tenho que terminar um livro maravilhoso e esclarecedor, que ganhei da minha nora:” Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil” , de Leandro Narloch. Recomendo! E aproveito para experimentar um vinho que adquiri aqui mesmo, o Real Lavrador, rubi e tranqüilo, possui aroma de frutas vermelhas, com um aroma suave e equilibrado, pra o “bloco do eu sozinho”, é bom demais,  pra começar a semana do endrudo, melhor ainda!. Tchin,Tchim! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário