quarta-feira, 9 de março de 2011

Cinzas úmidas

Quarta de Cinzas, e  o carnaval se foi...estava eu a ler um artigo sobre o calendário de festas móveis, e, então resolvi pesquisar na net sobre as datas em que o carnaval cai em março, e, de acordo com o site WWW.novomilenio.com.br, calculando na tabela exposta, percebi que o último ano que tivemos carnaval em março foi em 2003 e o próximo será em 2014. Interessante, essas mudanças de data das festas móveis, mas, o que interessa é que as coisas melhorem, e, que haja menos desastres, menos violência, que as pessoas possam brincar e se divertirem tranqüilas.

Ao ler uma reportagem sobre a segurança na cidade do Rio, vi o quanto é importante da tecnologia ajudar a promover isso, e, sendo assim, a violência diminui, pois segundo o diretor do órgão responsável sobre a segurança:”cerca de 3 milhões de pessoas estavam no Rio para o período momino”...o que sem sombra de dúvida necessita de muita atenção, e toda a parafernália utilizada na central de segurança, ajudou abessa, inclusive a promover um atendimento mais rápido com relação à acidentes.

Mas, e aqui? Como andou nosso Carnaval?
Os blocos, escolas, maracatus, festas em clubes, desfiles, etc. Muita agitação, muita alegria. Nas cidades do litoral, uma aumento sensivel de visitantes...saudades de Aracati, lá do meu cantinho na rua Cel Alexanzito!
O senhor meu pai, ao me visitar curtiu muito o carnaval! Tempo bom! Chovia as vezes, mas, o mela mela era uma loucura!E eu, dando duro a trabalhar para a organização dos desfiles de trios elétricos, aproveitava o final, ou os intervalos ..
Meu amigo MB, já comentou o que rolou no Aracati este ano!
"Apesar dos problemas relacionados à saúde pública e à ponte que dá acesso ao município, e sem contar com o público visitante de outros Carnavais, a Avenida Coronel Pompeu, em Aracati, ficou parcialmente lotada nos quatro dias de festa A liberação da Justiça na antevéspera da festa acabou fazendo com que muita gente optasse por outros locais.Considerado o de maior frequência quando o assunto é Carnaval, Aracati realizou, em 2011, uma de suas festas menos brilhantes. Tanto na sede da cidade como na Praia de Majorlândia, o brilho foi ofuscado. Canoa Quebrada, no entanto, manteve sua movimentação acentuada".

Vejamos alguns dados de nosso Carnaval:
Desde do início da operação das Polícias Rodoviárias, na tarde da sexta-feira (04)até ontem
cujo o último caso,aconteceu na madrugada desta terça-feira (08), no Iguape. Após bater numa caminhonete, o motorista de um carro morreu no local. No veículo, havia excesso de passageiros.
Foram 120 acidentes nas rodovias estaduais (CEs) e, também, 120 acidentes nas estradas federais que passam pelo Ceará (Brs) foram registrados entre zero hora da última sexta-feira, 4, até às 10h desta terça-feira, 8. De acordo com informações da polícias rodoviárias – federal e estadual – até o momento, nos acidentes, 102 feridos e 10 mortes.
Com base na Lei Seca, foram realizadas 25 autuações durante o carnaval.
Por aqui, passaram poucos carros da  Ronda, mas, passaram, sinal de alerta que no entorno do Meireles, Varjota e Mucuripe houve algumas ações,mas, ainda não vi o saldo.

A chuva, continua, desde de cedinho, ela alaga e insiste em molhar o retorno ao trabalho para aqueles que vão voltar hoje, porque eu, ainda to por aqui, de licença, lendo e estudando.
Mas, estou ansiosa para ver a apuração do Carnaval daqui e do Rio. Amigos me disseram que os Maracatus foram lindos!!! Fiquei na vontade apenas, ainda não deu pra eu ir  à Domingos Olimpio. Mas, se der, ano que vem eu volto a assistir, pois curto demais o nosso Maracatu.

Rainha do Maracatu (Foto Google Imagens)
No Rio, minha Portela, brilhou como sempre, mas, a Unidos da Tijuca, Mangueira e União da Ilha, foram muito bem.
Vamos ver o que vai dar!


Fontes: Blog do Macário, R7, Google, JP e DN



Nenhum comentário:

Postar um comentário