sexta-feira, 18 de março de 2011

Deu no Jornal de Turismo


Antes fonte de lucro,telefone de quarto dá 
prejuízo a hotéis

HELEN CHERNIKOFF - DA REUTERS, EM NOVA YORK 

De meados da década de 1980 até o início da de 1990, os telefones instalados
nos quartos geravam cerca de 2% dos lucros dos hotéis, que cobravam a maior
 taxa legalmente permitida, informa o consultor da indústria de
hospedagens Ted Mandigo.
Mas agora, um hotel gasta US$ 3 para cada US$ 1 gerado por telefones
fixos nos quartos, já que os hóspedes passaram a usar seus celulares.
Esse aparente anacronismo custoso não pode ser evitado, devido a necessidade
de serviços de segurança e comodidade dos hóspedes, diz Bjorn Hanson,
 professor do Centro Tisch para a Gestão de Hospedagem, Turismo e Esportes
da Universidade de Nova York.
"Estamos presos a eles", diz David Kong, executivo-chefe da
rede hoteleira Best Western, que mantém mais de 4.000 hotéis pelo mundo.
Afinal, hóspedes utilizam os telefones dos quartos se precisam
pedir serviço de quarto,chamadas como despertador e necessidades de emergência.
Mas os hóspedes usam seus celulares para a maior parte das ligações externas.
"Nunca usei um telefone de hotel", diz por exemplo o parisiense François Genow, 
Foto de Célia Augusta
23anos, enquanto fotografava na região
de Times Square, em NY.
Em Nova York, há uma taxa de cerca
de US$ 1,50 para fazer 
uma ligação local  a partir de um hotel,
que pode chegar
até US$ 4 para conectar-se a uma operadora 
de longa distância.                                                                                        









ADAPTAÇÃO
Ao menos, o hóspede que decide usar o telefone do quarto,
pode frequentemente fazer isso a partir da cama,
 mesa ou quarto, já que instalar telefones múltiplos
é barato uma vez que o sistema esteja no local,
diz o consultor Ted Mandigo.
Como adaptação, hoje, muitas grandes redes de hotéis
estão explorando aplicativos para smartphones que hóspedes
poderiam usar para pedir serviço]
de quarto e chamadas-despertador, 
diz Hanson, da Universidade de Nova York,]
mas são ainda experiências preliminares.
A próxima fonte de lucros do quarto a desaparecer deverão ser os filmes
pay-per-view,que hóspedes podem trocar por opções mais econômicas 
em seus laptops, acrescenta Mandigo.




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