terça-feira, 30 de agosto de 2011

Deu no Blog de Crato

"Geopark Araripe discute turismo e desenvolvimento regional

O Geopark Araripe participará do 4º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas com a mesa redonda “O papel do Geopark Araripe no desenvolvimento turístico regional”. O evento, realizado pelo Ministério do Turismo e prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Romaria e Turismo, ocorre nos dias 01 a 03/09, no Memorial Padre Cícero.

A mesa redonda está marcada para o dia 01/09 das 15h00 às 16h30, com a proposta de trazer casos práticos à discussão. Em paralelo ao evento também acontecerá a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso. Para o dia 03 está prevista uma visita técnica para os participantes do evento.

O objetivo desses encontros é debater temas de interesse comum, elaborar propostas e socializar experiências para o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas, para enfrentar as dificuldades do setor de forma estratégica. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas na hora do evento. Participam da mesa de debates sobre o Geopark, a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e a Secretária Executiva do Geopark Araripe, a geóloga Flávia Lima. (Assessoria do Geopark Araripe)

Geopark Quadrilátero Ferrífero lança projeto

O Instituto Quadrilátero e o Comitê Gestor do Geopark Quadrilátero Ferrífero lançam nesta quinta-feira, 01/09, o Programa Geopark Quadrilátero Ferrífero. O evento será na Escola Guignard, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na ocasião, estarão presentes os auditores da Global Geoparks Network-GGN (Rede Global de Geoparks-RGG).

"Há cinco anos, diversas entidades lutam pela fundação e inclusão na Rede Global de Geoparks, sob os auspícios da Unesco, do projeto Geopark Quadrilátero Ferrífero. Com a possibilidade de receber a chancela, durante a 10 European Geoparks Conference, na Noruega, na segunda semana de setembro. E esse poderá ser o segundo Geopark do Brasil e da América Latina. Seu território de ação compreende 23 municípios, 6.000km² de extensão e com população de 3,5 milhões de habitantes.

As instituições fundadoras do Geopark Quadrilátero Ferrífero são: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, CPRM-Serviço Geológico do Brasil, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, por meio do Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico e a FAPEMIG.

Durante o evento será lançado oficialmente o site institucional www.geoparkquadrilatero.org . (Assessoria do Geopark Araripe)." 

Sede do Geo Park -Crato-CE

Local para lembrar e voltar sempre

O viajante tem isso, vai ali ou acolá, pode ser em qualquer lugar,pode o tempo que passar ele sempre vai lembrar de seus lugares visitados, e se foi bom, com certeza vai voltar!
Cardápio do Jantar
Começo esse post com um trecho de uma cantoria que criei uns tempos atrás, e gostaria de escrever sobre lembranças, sim, aquelas, visuais e sensoriais! Principalmente se em um lugar que você visitar tiver cheiros, sons, sabores então, daí é que não dá para esquecer. Como um restaurante, por exemplo, com suas peculiaridade, pode ser o mais simples e rústico, como o mais luxuoso e fino, independe disso, pois sei que muitos deles, originais e acolhedores muitas vezes se tornam mais presentes nas lembranças dos viajantes, pelo seu atendimento, pela sua simpatia, pelo seu cardápio.
Atender bem é um dos principais serviços oferecidos em um restaurante, e claro, em qualquer lugar! Tem umas regrinhas de atendimento, criadas por Baber(2008) que lembrei e resolvi postar por aqui e que revelam:
"Faça com que o cliente sinta que você o ouça;
faça com que o cliente sinta que você o compreenda;
faça com que o cliente sinta que você gosta dele;
faça com que o clienta sinta que você o respeita;
faça com que o cliente sinta que você o está ajudando;
faça com que o cliente sinta que você o aprecie."
Isto nada mais é do que respeitar o cliente, sendo assim, com certeza o cliente vai voltar, caso não possa, jamais o esquecerá. É por isso que o título do post de hoje fala de local pra lembrar e voltar. Frequento poucos locais em Fortaleza, saio mais quando estou em Brasilia, e,  assim, fui apresentada ao OUTBACK Steakhouse, situado em dois excelentes shopings da Capital Federal. Mas, o ambiente é muito interessante, e eu só conhecia semelhante, em minhas andanças nos Estados Unidos.
Ao chegar no Outback(olha a cara de surpresa!)
O restaurante, teve em sua  idéia original de criar um estilo estilo rústico, simulando uma casa do interior da Austrália. Apesar disso, a rede possui mais de120  restaurantes espalhados pelo mundo,e nos Estados Unidos ele está desde 1988 e possui 800 unidades. Tem um cardápio com uma variedade de 6 steaks, opções de peixes, saladas, sopas, frangos, carnes suínas,cordeiro, sanduíches,e um cardápio especial para crianças até 12 anos, com uma ótima seleção de pratos .  Todos os pratos e vários insumos, como croutons, molhos, brownes, são produzidos diariamente nos restaurantes.Os aperitivos e sobremesas "comunitárias" fazem a diferença!
Arte lembrando um primitivista cearense
O primeiro OUTBACK no Brasil surgiu no Rio de Janeiro em 1997,e depois expandiu-se pelo Brasil tendo outros por Niterói, Brasília, Porto Alegre, Goiânia, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Vitória.  A empresa é um join-venture, uma sociedade formada por um grupo brasileiro com muita experiência na atividade de restauração e claro pelo OUTBACK. Sucesso absoluto de atendimento, este é um lugar para se visitar e aproveitar seus cheiros e sabores, delicadeza e atenção por parte de seus atendentes de mesa e balcão. Sem contar que você poderá apreciar além da decoração, obras de arte encantadoras como esta que lembra um quadro de Chico da Silva, estilo primitivista, mas, infelizmente não identifiquei o autor da linda arte! Fica para a próxima, que com certeza voltarei por lá!
Detalhe importante: O OUTBACK foi eleito uma dos melhores lugares para se trabalhar no Brasil, entrando no ranking das 100 Melhores Empresas , segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work, e no dia 15 de agosto último em São Paulo recebeu a honraria. Bem merecida!!!

O bloomin'Onion, delicioso!!!!!!!!(Foto de Outback)
 Caso você queira saber mais sobre o OUTBACK, acesse  o link abaixo:
http://www.outback.com.br



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A mitologia e as viagens

No dia de hoje, é um dia para se lembrar de Hator, uma Divindida de múltiplos nomes e múltiplas atribuições. A Deusa, tornou-se a personalidade de várias outras Divindidas egípcias e de outras nações,é  aclamada por vários nomes como Isis, Bastet, Sekhemet, Nut e Astarte. Os gregos a identificam como Afrodite, a Deusa da beleza. Hoje é dia de comemorar Hator, o modelo divino da feminilidade. 
Com caracteres gentis, amáveis, ternos e sensuais associados ao feminino, sendo, no fundo, a Deusa protetora das mulheres, corporiza tudo o que há de bom e de autêntico na mulher,como atributos genuinamente peculiares à nós, como beleza juvenil, a maternidade, a emoção, a alegria dentre tantos outros. Hator, em sua forma de adoração, apresenta-se como uma mulher com chifres de vaca e um disco solar na cabeça, ou simplesmente uma vaca, ainda tem uma serpente e o corvo que entram na composição dos emblemas que acompanham esta imagem. Mas, por quê uma vaca? Como uma mulher que é o símbolo da beleza pode ser comparada a uma vaca, você deve está a se perguntar, mas, explico: Como vaca, a Deusa apresentava seu aspecto de terna Mãe, com uma simbologia que os egípcios tinham desse animal e do terneiro(a cria da vaca, o bezerro), e que estava expresso na palavra "ames", ou seja, mostrar preocupação pelo outro,o que era escrito nos hieróglifos como signo final de uma vaga girando a cabeça para lamber o terneiro enquanto esse mamava. Deusa do céu, Hator ou Hathor- em egipcio significa a "morada de Horus", o Deus Sol, ou Rá.
Haton, a filha de RÁ (Google imagens)
Por ser uma Deusa muito aceita em territórios estrangeiros, os egípcios a associavam com as viagens ao estrangeiro e pediam sua benção quando viajavam. Por isso que hoje, exponho aqui uma oração para proteção aos viajantes em suas idas e vindas. Lembrando que se viajarem aos Egito, não deixem de visitar a cidade de Dendera, onde está situado o mais preservado entre os muitos templos egípcios. Foi construido em I a.C, pelo rei Petolomeo VIII e a rainha Cleopatra II, no entanto alguns outros monarcas da Época Greco-romana, acrescentaram elementos arquitetônico e decorativo ao templo.
O templo foi dedicado a Hathor,e segundo alguns documentos encontrados data do tempo do Antigo Reino sobretudo o reinado de Queops. Havia outro templo construído no reinado de Pepi I da disnastia VIu, mas o atual foi construído entre 125 e 60 a.C.

Templo de Hathor-Egito (Foto de Facinio Egito)
Mas, eu estava a escrever sobre essa relação de Hathor, da Deusa da beleza, com os viajantes, por isso exponho aqui o ritual sugerido pelos que a veneravam e a veneram, como uma curiosidade do dia dia de hoje:
"Antes de sair, escolha algo que recorde sua casa, mas que possa carregar com facilidade. Pode ser uma flor seca do seu jardim ou até mesmo uma colher pequena de cafezinho, por exemplo. Escolha algo pequeno que pertença a sua casa ou ao seu jardim.Na manhã de sua viagem escolha um momento tranqüilo, tome o objeto em suas mãos e diga as seguintes palavras:"Hator, em minha viagem levarei um pedaço de meu lar. Deixa-me desfrutar do passeio, porém traga-me de volta são e salva."Ponha seu objeto de recordação bem seguro dentro da sua bagagem de mão. Se sentir que tem saudade de sua casa, tome o objeto e pede para Hator que renove seu entusiasmo pela viagem."


Fontes: Google, Fascínio Egito,Antigo Egito


Caminhos de Ferro no Brasil

Cópia da Ação da Imperal Companhia de Navegação a Vapor
da Estrada de Ferro de Petrópolis. 

Região da E.F. Mauá, já na época da Estrada de Ferro Leopoldina,
com a Serra dos Órgãos ao fundo. Foto da Coleção de Alfredo Ferreira Rodrigues, de Pelotas-RS.
O dia de hoje, marca um momento especial no tema ferrovias. Em 1852, no dia 29 de agosto, na pequena Fragoso, RJ, foram inaugurados os trabalhos da construção da ferrovia, com a presença do Imperador e outras autoridades. Um marco nos caminhos de ferro do Brasil. A Viação Férrea,  começou a ser concretizada no Brasil quando Irineu Evangelista de Souza (1813 – 1889), o Barão de Mauá, recebeu em 1852, o privilégio do Governo Imperial para a construção de uma linha férrea entre a Praia da Estrela, fundo da Baía de Guanabara e a localidade de Fragoso, próxima à Raiz da Serra de Petrópolis.
 Sua importância teria sido muito grande como catalisadora de outras iniciativas que iriam surgir. Porém, alguns, como Nascimento Brito, vêem com certa reserva a importância creditada ao Barão de Mauá a respeito do desenvolvimento das estradas de ferro do Brasil. Alguns autores, dizem que houve até interesse político nesta iniciativa de Mauá.
Aqui pelo  Ceará, a ferrovia surge em 1870, por um acordo assinado entre o Senador Tomaz Pompeu de Souza Brasil (Senador Pompeu), o bacharel Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz), o coronel Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), o negociante inglês Henrique Brocklehurst e o engenheiro civil José Pompeu de Albuquerque Cavalcante.
O objetivo era construir uma ferrovia ligando a Capital do estado até a Vila de Pacatuba, tendo um ramal até Maranguape. O empreendimento visava o escoamento da produção serrana para o porto de Fortaleza.
Máquina na Estação Ferroviária de Baturité-CE
A Companhia Cearense da Via-Férrea de Baturité foi constituída a 25 de julho de 1870, o contrato assinado para a construção foi assinado entre a Companhia e o Governo Provincial do Ceará. Após o contrato, passou a denominar-se “Estrada de ferro de Baturité”, pois, agora, tinha como ponto final à cidade de Baturité, produtora de café.
)
Mapa das linhas ferroviárias no Ceará-Museu Ferroviário- Baturité/CE
(Foto de Célia Augusta)


Para lembrar:
Há 180 anos, em 1824, rodava a primeira locomotiva a vapor das Américas, que foi construída para demonstrar a viabilidade da tração a vapor por Coronel John Stevens, para fazer circular em sua propriedade situada em Hoboken, Nova Jersey.
 A primeira ferrovia da América do Sul viria a ser  inaugurada no Peru, em 1851, em um trecho de 14 quilômetros entre Lima e Calero.
No Chile, a ferrovia chegou um pouco antes do Brasil, teve sua construção iniciada em 1849 e inaugurada em 1852.

Fontes: ANPFB, CNF,Trilhos do Nordeste.

domingo, 28 de agosto de 2011

Doemos nós, imperativo afirmativo


Minha homenagem ao trabalho e dedicação desprendida ao voluntário, o cidadão que se doa sem nenhum interesse de remuneração, prestígio ou fins lucrativos. Hoje é dia de sugerir: Doe-se, dedique um momento em sua vida a alguma pessoa carente, que necessita muitas vezes de uma palavra, de um gesto de carinho, não somente de dinheiro. A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.É disso que falo, doar-se de coração, com dedicação, desprendido de interesses financeiros, muitas vezes é um excelente exercício de reinventar-se. A lei que citei acima estabelece que o trabalho voluntário esteja previsto em contrato escrito- o Termo de Adesão que destaca a não existência de vínculo trabalhista no serviço voluntário. Existem milhares pelo Brasil, orgulho-me de ser parte desse universo também. Faça parte também. Bom domingo a todos!


LEI Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985.
Institui o Dia Nacional do Voluntariado.

sábado, 27 de agosto de 2011

Escrevendo sobre Eventos


Barão de Gourmandise,Duquesa Raissa, Artur(o Anfitrião
do stand da casa Garcia Goumet) eu e Dom Pedro)

Vamos conversar um pouco sobre um assunto interessante: Eventos. Mas, primeiro exponho alguns  conceitos deste segmento que faz parte da cadeia produtiva do turismo:
     "É uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas e/ou entidades realizada em data e local especial, com objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos e estabelecer contatos de natureza comercial,cultural, esportiva,familiar,religiosa,científica etc." afirma Zanella, (2006). Já Canton(2008),  nos revela que evento  constitui uma transação realizada por uma empresa ou por um empresário, cujo objetivo não está associado à transferência de um bem, mas sim de um serviço como um ato, uma ação, um esforço, um desempenho a ser oferecido para uma clientela segmentada previamente. 
Os candidatos do Concurso de Sanduíches
em momento criativo
   O evento provoca fortes emoções para os participantes, para os promotores e organizadores. Para quem organiza, o evento significa muito trabalho, iniciativa,criatividade, competência e resultados. Para quem participa, significa congraçamento e integração, gerando e consolidando vínculos e relações de caráter profissional e pessoal. Clientes não só compram produtos, mas, também expectativas. Em outras palavras, temos nos serviços de eventos o significado de atenção, afetividade, simpatia, reconhecimento e sinceridade.
Visão Geral do Salão de Exposição
    E foi no Cearapão, um evento da Associação Cearense da Indústria de Panificação-ACIP,Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará-SINDIPAN, que eu pude apreciar, observar, garimpar, trocar informações e conhecimentos, fazer novos contatos e sobretudo consolidar vínculos profissionais. O evento do CearaPão, foi para mim, que infelizmente no ano passado não estive presente, uma excelente oportunidade de fazer uma reaproximação com as pessoas do trade a qual pertenço. Mas, quero deixar bem claro que, como alguns colegas da Confraria do Barão de Gourmandise e de academia, sou uma formadora de opinião, é evidente que tenho elogios e críticas. Por isso que iniciei este post com alguns conceitos sobre Evento. Pois, gostaria de pontuar alguns momentos que considero interessante para o estudante de turismo ou o leitor de meu blog.  
Oficina
       O evento visa por em prática, uma ação profissional que envolve pesquisa, planejamento, coordenação, controle, execução de um projeto. E, sendo assim, este momento da execução deve ser o que chamamos de "momento da verdade" o encontro do consumidor com o produto. Sobre a abertura, atrasos. Sobre o início do evento, atrasos, sobre algumas oficinas e palestras, atrasos. Sobre os recepcionistas, simpáticos, mas, alguns alheios à proposta do bom atendimento. Sobre as inscrições; tivemos que fazer tudo de novo porque o "sistema não acatou as nossas inscrições" segundo informou um dos recepcionistas. O sistema, no meu entender, deveria acatar as informações que lhe foram inseridas pela internet. Trata-se de planejamento, check-list, ou não? 
       Na evolução histórica sobre eventos, o primeiro de que se tem registro foi o Concílio de Nice, em 325 d.C, depois em 381d.C, ocorre o Concílio de Constantinopla. Dando um salto na história, temos no século XIX,o primeiro Congresso de Medicina, em 1861. E com certeza, em cada um deles, houve algo que com certeza até hoje existe: Planejamento. 
       E depois, então de sua expansão em 1955, é que o planejamento passa ser o fundamental para a execução dos eventos pelo mundo. Os eventos contribuem para o desenvolvimento regional, cultura local, meio ambiente, história, qualidade de vida da população local dentre outras . Enfim, quando se fala em evento e turismo, temos que lembrar que este conjunto de atividades envolvem, deslocamento, hospedagem, alimentação e lazer,são exercidas com o objetivo de participação em inúmeros tipos, tais como congressos, feiras, seminários, feiras, simpósios, etc, que visam o aprimoramento de uma atividade profissional, portanto exige um planejamento adequado a cada perfil . Não é somente um determinado público alvo, as empresas necessitam entender que, quaisquer que seja tal público esta atividade tem que ser na mais completa organização, se houver falhas, que sejam as mínimas possíveis, mas, um conjunto delas poderá ser evitado caso haja uma melhor organização.
       Alguns dados: O evento da Cearapão 2011, recebeu mais de 1.500 pessoas, participaram , Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Café Treviolo, Bralix, Moinho M Dias Branco, Sebrae, Sindipan, Casa Garcia Gourmet,Rich's, dentre outros. Quem sabe no próximo ano, o Centro Multifeiras  já estará pronto e poderá receber um número bem maior? Eu acredito nisso, e espero sinceramente, que o evento seja bem melhor organizado do que foi este ano.
Jesus, Raissa, Barão, Matu Macedo, eu e Geni França


Fontes: Canton Antônia;F &Convention Bureau;Ferreira, C A; Sindipão; Zanella, Luiz Carlos.


Salve Dom Pedro!

Salve Dom Pedro!  Seja bem vindo por este blog. Estou contente por sua chegada! Sou uma seguidora sua em seu excelente blog  http://provinciagastronomica.blogspot.com/. Obrigada!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ainda sobre as feiras

Algumas considerações sobre o Feirante:
Feirante é o profissional que trabalha nas feiras livres, que são espécies de aglomerações de comerciantes de produtos alimentícios e afins.
Feira de Baturité(Foto de Célia Augusta)

As feiras, geralmente, acontecem nas ruas, em dias específicos e oferecem aos consumidores frutas, legumes, verduras, carnes e peixes frescos, barracas de alimentos prontos, como pastéis, além de outros tipos de produtos para o lar, bijuterias e até mesmo roupas.
O feirante tem a responsabilidade de levar às suas barracas somente produtos de boa qualidade e procedência, além de sempre oferecer à sua clientela bons preços e ótimo atendimento.
Quais as características desejáveis para ser um feirante?
O feirante deve ser uma pessoa que preza pela qualidade de seus produtos e pelo bem estar de seus clientes.
Carisma
Responsabilidade
Capacidade de observação
Capacidade de organização
Boa dicção
Facilidade de lidar com as pessoas
Capacidade de conquistar seus clientes
Qual a formação necessária para ser um feirante?
Não existe formação necessária para ser um feirante, por se tratar de uma profissão do mercado informal. Geralmente, os feirantes trabalham por conta própria, ou associados com outros profissionais.
É interessante que esse profissional entenda dos alimentos que vende, portanto, existem cursos e workshops que pode participar que ampliarão seus conhecimentos e ajudarão a conquistar melhor a clientela.
Para se tornar um feirante é necessário ter os materiais, os fornecedores e conseguir um aval dos órgãos e associações responsáveis, registrar-se e realizar pagamento para a prefeitura da cidade, que varia de acordo com a região, mas na maioria das vezes é mensal.

Hoje vai ter feira?

Feira de Baturité-CE
Sim, hoje também tem feira! Em algum bairro da cidade, quer do Cariri, quer do Ceará, do Nordeste, do Brasil hoje tem feira. Pelo mundo a fora, desde cedinho que há um feirante a vender algo. No dia que se comemora o Dia do Feirante, quero homenagear de coração a todos os componentes desse negócio que desde há época medieva, oferece de tudo um pouco... Ano passado ainda não escrevia no blog, e não pude no dia de hoje homenagear, mas, hoje sim, é dia de falar do FEIRANTE...Para mim que sou uma fã de feiras, estou feliz em poder escrever sobre o feirante neste dia. Quem de nós, quer donas de casa, escritora, professora, aluna,curiosa, turista ou não, nunca andou em uma feira? No século XVII elas se oficializaram pelo Brasil, afinal desde o ano de 1687, houve uma certa aceitação em São Paulo-SP, para vendas de "hortaliças, gêneros da terra e peixes". E o tempo passou, ainda estão em vários lugares de São Paulo.
O feirante é um elo importante na cadeia do abastecimento alimentar. A tradição das feiras de rua no Brasil ainda não se perdeu, e há quem prefira frequentá-las aos grandes supermercados.

A proximidade com o vendedor e a possibilidade de barganha são algumas das vantagens de se freqüentar as chamadas feiras livres.
Ao contrário do que se pode pensar à primeira vista, a feira está longe de ser um mero lugar de comercialização de frutas, verduras e outros tipos de mercadorias: é um ponto de encontro entre as pessoas, um lugar para se comer pastel frito na hora e beber garapa!!!

Gente que chega!

Novos seguidores. Matheus, Maria sejam bem vindos! Esse espaço é seu, pode sugerir e criticar, será a melhor contribuição para esta humilde blogueira. Maria, já lhe sigo há algum tempo em seu blog excelente com dicas e ensinamentos maravilhosos sobre o vinho e suas histórias. O Personal sommelier é um blog que cativa o leitor enquanto nos oferece o que há de novo no mundo da enologia.  

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Praticando o pão nosso e gastronomia

Hoje foi aberto mais um encontro de Panificadores. Trata-se do Ceará Pão 2011. Um evento que desde o ano passado acontece durante 3 dias, onde reúne especialistas, empresários, fabricantes, distribuidores, professores, estudantes e profissionais da área da panificação e gastronomia.
Estou participando em prazerosa companhia do Barão de Gourmandise, Duque Pedro e Duquesa Raissa. O tema deste ano da Feira da Industria de Panificação e Gastronomia, é Capacitação e Inovações tecnológicas.
Oficinas, expositores, palestras, aulas, durante os dias de hoje, amanhã e sexta-feira. Tivemos o prazer de assistir uma aula show do Chef Chocolatier,Alexandre Bispo.
Local: Centro de Negócios do Sebrae.
Barão de Gourmandise, Chef Alexandre Bispo, eu e Duque Pedro (Clique de Duquesa Hissa)

Os artistas em seu dia

Hoje também é dia de homenagear os artistas...Aqueles que possuem um dom, para a pintura, a interpretação, dentre outros. Para uns os artistas não são tão importantes, há também os que se fazer passar por alguém, esses são os artistas no sentido figurado! Há os que estudaram, frequentaram escolas de artes, teatro, cinema, circo dentre outros espaços para formação de artistas. Porém, há aqueles que eu considero como os melhores, os que possuem um talento nato, passam pelas ruas de grandes cidades ou até mesmo em núcleos urbanos menores, e, nos trazem com toda competência a sua arte, a estes eu quero deixar minha homenagem.
Esses anônimos perdidos em suas andanças, nos chamam a atenção em uma esquina, uma praça, uma estação de ônibus, metrô,e dedicam-se a levar sua arte para deleite de milhares de pessoas que passam por esses locais, e que diversos nem sequer os olha, ignorando-os.
Uma das coisas que mais admiro nesses artistas, além da coragem, do despojamento, é a persistência, eles muitas vezes são mal interpretados pela ignorância, sensibilidade, compreensão de muitos...Lembro-me uma vez que andando pelas ruas de uma cidade da Suíça, encontrei um violonista solitário. Pena não ter neste dia a máquina à mão, teria guardado em uma foto aquele momento. Mas, não dá para esquecer, fiquei ali parada, curtindo o talento daquele artista, o som do violino, o rosto dele ao tocar expressava realização, esta é a palavra que encontro para definir aquele artista de rua. A realização de um sonho, uma meta, a sua perfomace, era o seu momento...inesquecível!
Outros já vi, deles inclusive com pai, mãe, filhos e genros. Mambembes com sua arte a levar em vilas, cidades pequenas, do sertão nordestino, o entretenimento para o homem da terra batida, da enxada, da caatinga, do agreste e por aí vai. Artistas de fazer inveja aos padrões globais, pois eles se viram com o que arrecadam em suas andanças pelo sertão. Artistas que reverencio hoje em seu dia. Anônimos da rua, da estrada, do teatro, do cinema, da televisão, artistas que nos fazem sonhar muitas vezes, que nos emociona, que nos alegre, nos diverte e nos dá através de seu trabalho emoções inesquecíveis!

Uma homenagem À Jorge Luiz Borges

Um momento, Café Tortoni em Buenos Aires-(Foto de Célia Augusta)
Hoje é dia de homenagear um poeta que admiro muito: Jorge Luis Borges. Para tal exponho um texto que acho incrível, e, que com certeza o leitor também irá gostar. Jorge era assim, direto, as vezes tristes, as vezes tão fantástico que seus trabalhos têm contribuído para a literatura fantástica. Sua obra é notável, abrange a filosofia, metafísica, a mitologia e a teologia. Foi provocador, é sem dúvida um dos maiores poetas da literatura mundial contemporânea, pois até hoje, sua obra é estudada, admirada e homenageada.Seus textos nos coloca diante de reflexões com relação a fragilidade e as limitações do ser humano, pode-se encontrar presente o nosso próprio destino. Vi-o em forma de estátua em tamanho natural no Café Tortoni, na Av Mayo, em Buenos Aires, e não resisti e toquei sua cabeça, como forma de agradecimento pelos momentos de deleite que sinto ao ler um pouco de sua obra maravilhosa. Nada mais natural do que deixar aqui um pouco do que ele escreveu.
Ao grande Jorge Luis Borges, minha homenagem, no texto Oração, escrito em 1969 por ele, que curto por demais:


"Minha boca pronunciou e pronunciará, milhares de vezes e nos dois idiomas que me são íntimos, o pai-nosso, mas só em parte o entendo. Hoje de manhã, dia primeiro de julho de 1969, quero tentar uma oração que seja pessoal, não herdada. Sei que se trata de uma tarefa que exige uma sinceridade mais que humana. É evidente, em primeiro lugar, que me está vedado pedir. Pedir que não anoiteçam meus olhos seria loucura; sei de milhares de pessoas que vêem e que não são particularmente felizes, justas ou sábias. O processo do tempo é uma trama de efeitos e causas, de sorte que pedir qualquer mercê, por ínfima que seja, é pedir que se rompa um elo dessa trama de ferro, é pedir que já se tenha rompido. Ninguém merece tal milagre. Não posso suplicar que meus erros me sejam perdoados; o perdão é um ato alheio e só eu posso salvar-me. O perdão purifica o ofendido, não o ofensor, a quem quase não afeta. A liberdade de meu arbítrio é talvez ilusória, mas posso dar ou sonhar que dou. Posso dar a coragem, que não tenho; posso dar a esperança, que não está em mim; posso ensinar a vontade de aprender o que pouco sei ou entrevejo. Quero ser lembrado menos como poeta que como amigo; que alguém repita uma cadência de Dunbar ou de Frost ou do homem que viu à meia-noite a árvore que sangra, a Cruz, e pense que pela primeira vez a ouviu de meus lábios. O restante não me importa; espero que o esquecimento não demore. Desconhecemos os desígnios do universo, mas sabemos que raciocinar com lucidez e agir com justiça é ajudar esses desígnios, que não nos serão revelados.

Quero morrer completamente; quero morrer com este companheiro, meu corpo."

Jorge Luiz Borges

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dia do Folclore


Saci Pererê

O termo folk-lore foi criado pelo antiquário inglês, William John Thoms, que nasceu em 1803 e morreu em 1885. em 22 de agosto de 1846, William, usando o pseudônimo de Ambrose Merton, publica um artigo com o título Folk-lore, na revista The Athenaeum, de Londres. Propunha o termo, como expressão técnica apropriada ao estudo das lendas, tradições e da literatura popular, tendo essa definição o significado de "a sabedoria do povo".
William John Thoms, como era antiquário, associou o folclore às antiguidades populares, e essa associação permaneceu, sob muitas formas, em diversos conceitos do folclore.
Folk quer dizer povo, nação família; Lore  significa instrução,conhecimento, saber, portanto, Folk-lore ou Folclorequer dizer a ciência ou sabedoria popular.

Os estudos sobre folclore no Brasil,  só atingiram um nível científico em 1913, quando o lingüista e historiador João Ribeiro realizou o Curso de Folclore na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O folclore passou a representar, inclusive, uma área de suma relevância da antropologia cultural e, o dia 22 de agosto, mediante um decreto de 1965, foi instituído como o Dia do Folclore.


Em 1941 foi fundada a Sociedade Brasileira de Folclore por Luís da Câmara Cascudo, "O Papa do folclore Brasileiro", falecido a 31 de julho de 1986, em Natal - Rio Grande do Norte, aos 87 anos de idade, com 160 obras publicadas.
Bumba meu Boi
Folclore  é uma ciência fronteiriça, formada por uma  confluência de outras ciências. Como a Antropologia o folclore se liga à Sociologia, por excelência:
Psicologia, História, Geografia, Lingüística, Arte, Etmologia, Etnografia, etc.
Dentre as teorias de conceituação, destacamos algumas para análise:
Diz Rossini Tavares: "Ciência que estuda os fatos da cultura material e espiritual, criados ou adaptados pelos meios populares dos países civilizados, que são de aceitação coletiva".Já Câmara Cascudo·conceitua folclore como: "Cultura tornada normativa pela tradição, unidade funcional do heterogêneo pelo exercício consuetudinário". João Ribeiro: "Folclore é uma pesquisa da psicologia dos povos, das suas idéias e de seus sentimentos comuns, do seu inconsciente, feito e refeito secularmente e que constitui a fonte viva donde saem os gênios e a individualidade “. Com o passar dos anos, o domínio do folk-lore foi se ampliando. Atualmente, o conceito compreende o estudo da cultura espontânea da sociedade, ou seja, tudo aquilo que as pessoas dizem, sentem e fazem. O folclore se tornou uma ciência sócio-cultural, por assim dizer. Tal ciência objetiva dar conta dos mitos,superstições, contos, fábulas, poesias populares,provérbios, culinária, arte, literatura popular, música,jogos e brincadeiras infantis, danças, entre tantos outros, ainda que seus elementos não sejam mais anônimos e/ou orais (como, por exemplo, a literatura de cordel.Independentemente do grau de civilização, de cultura, de capacidade, de ingenuidade, ou até mesmo de barbárie, todas as sociedades desenvolvem hábitos e costumes próprios acerca do mundo e das coisas, ou, em outras palavras, possuem uma alma coletiva. 
Maracatu



Do acervo popular que representa o folclore fazem parte: os amoladores de tesouras e de facas, que anunciam os seus serviços pelas ruas; os vendedores de algodão-doce, cavaquinho, japonês, vassouras, cuscuz, colheres-de-pau; a culinária, o artesanato, os cantadores de viola, os maracatus, reisados e pastoris, enfim, tudo e todos que, sem qualquer intencionalidade, continuam mantendo os hábitos e costumes do Nordeste, preservando e enriquecendo a cultura popular dessa região do Brasil.
.
Ao ser perguntado o que é Folclore, nosso poeta Patativa responde:
“(...)

Eu e você que vivemos
No nosso pobre sertão
Muitas coisas ainda temos
Da popular tradição:
Além de outros o girau
E a carrocinha de pau,
Em vez do bonito carro.
Que prazer, satisfação,
A gente comer pirão
Mexido em prato de barro!
Folclore meu camarada,
Vimos a toda hora,
É história de alma penada,
E lobisome e caipora
Folclore é aquele instrumento
Para o seu divertimento
E chamamos berimbau;
É também a brincadeira
Ritmada e prazenteira
Chamada  maneiro-pau.”

Fontes: Fundaj,Google,O que é Cultura Popular-Arantes, Antonio Augusto, 1988; Dicionário de Folclore Brasileiro, Cascudo, Luiz da Câmara, 1972.Folclore no Brasil, Cascudo.Luiz da Câmara, 1980.





quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cuidar do Campo é Cuidar da Vida!,



A institucionalização do Dia Nacional do Campo Limpo no calendário nacional representa um reconhecimento à importância desta data dedicada à mobilização dos envolvidos no programa de logística reversa das embalagens de defensivos agrícolas pela conscientização ambiental na agricultura. Este dia foi idealizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias-INPEV, em 2005, no sentido de mobilizar em um única data, todos os envolvidos no programa de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas como : agricultores, distribuidores, cooperativas, poder públicos e indústria produtiva, com a finalidade de levar para a sociedade as informações sobre essa iniciativa de sucesso. A cada ano, vem aumentando o envolvimento das comunidades com o Dia Nacional do Campo Limpo; tanto que no ano passado houve a participação de 140 mil pessoas de 98 municípios, compartilhando a iniciativa em defesa da importância da preservação do campo limpo por meio da difusão de práticas responsáveis como a destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Como tudo que passa em torno das boas práticas tem a ver com a educação, em 2010 também foi o primeiro ano de implantação do projeto de educação ambiental Ciclo de Vidas das Embalagens, alinhado aos parâmetros curriculares nacionais e adotados por mais de 1.000 escolas brasileiras. Abaixo segue a tabela da evolução desde sua implantação; onde se pode verificar público atingido, os Estados e as unidades de recebimento. São as políticas públicas dando certo também no campo. 

200520062007200820092010
Público atingido11.30038.25376.573117.449112.638139.616
Estados participantes151821232323
Unidades de recebimento407393999998



O projeto de Lei para a inclusão do Dia Nacional do Campo Limpo no calendário oficial brasileiro de comemorações foi sancionado pelo presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. Esse foi o primeiro ano de comemorações com a data oficialmente inserida no calendário nacional.
Algumas atividades são desenvolvidas neste dia, veja abaixo e se vc quiser, na sua comunidade aproveite e participe também, dê sua contribuição para uma vida mais saudável no campo:
Concursos de desenho e redação para os alunos das escolas envolvidas nas comemorações com etapas regional e nacional;
Circuitos de palestras sobre assuntos relacionados à preservação do meio ambiente;
Visitação as centrais de recebimento;
Atividades culturais e educativas sobre meio ambiente;
Trabalho com estudantes desenvolvido de acordo com material didático especialmente desenvolvido para esse público.

No Ceará, o município de Ubajara participa das comemorações por meio da realização de palestras, promoção de visitas ao interior da central, entrega de prêmios aos agricultores que se destacam neste processo, além de apresentações culturais e educativas. São formas de mobilização para o envolvimento das comunidades a fim de conscientizarem-se sobre Pa preservação ambiental. E lá alunos do 4º e 5º anos, vão participar dos concursos de desenhos e redação, com o tema: Cuidar do campo é cuidar da vida, e o tema da redação é "O meio ambiente e as embalagens do campo:tudo a ver!"



Para saber mais, acesse: