domingo, 29 de maio de 2011

É tempo de acolhimento!!

Para começar a semana;
Bom para ler e refletir!
A coluna do Cerqueira, do JP , que eu considero muito apropriada para nós educadores, ontem trouxe um texto muito interessante com relação ao acolhimento. Em tempos de mudanças na educação, é necessário que muitos parem de olhar para seus umbigos, não devemos desistir de acolher de todas as formas, é claro que precisamos de mais respeito, de melhores salários, para melhorarmos nossa qualidade de vida, porém, nós somos os educadores, e, podemos usar dessa valorosa função que escolhemos para atuar em uma sociedade excludente, que nos desanima muitas vezes, para trabalharmos o acolhimento. Um dos leitores, indica um filme excelente! Vale a pena conferir a coluna do dia 28 de maio ao iniciarmos mais uma semana. Encerrando o mês de maio, aproveito para dedicar a foto do dia a todos que lembraram de mim em meus 60 anos de vida! Muito Obrigada e boa semana !


O POVO Online - Colunas - Carta do Dia - É tempo de acolher!

terça-feira, 24 de maio de 2011

E mais presentes para mim!

O coisa boa! Ganhei mais flores e um pequeno mimo de minha linda filha Mariana
Vale a pena postar!
Ser mãe, ter 60 anos e estar melhorando de saúde, é bom demais! Uma dádiva Divina!
Rosas para mim, de minha filha Mariana(Foto Célia Augusta)
Flor pra mais de 60!(foto de Célia Augusta

As flores que ganhei hoje

Qual não foi minha surpresa quando o porteiro informa que tem encomenda para mim; e,direto de Brasilia recebo um ramalhete de flores de meus filhos queridos Belino e Lourdinha.
Que liiiiiindooooo!
Obrigada meus queridos! Amo vocês!
Foto de Célia Augusta

Bom dia 24 de maio!


Eu nasci assim, numa manhã linda de maio há 60 anos atrás
Dia em que meu pai ao saber de meu nascimento,
Tomou de sua bicicleta e seguiu estrada a fora..
Sem ter medo do futuro, ele sabia que a garota que nascia lhe daria muito trabalho, mas, também muitas alegrias, daí, ele pedalou de Campo Maior a Teresina, então me viu! .E minha mãe estava tranqüila, pois o parto havia sido normal e em casa de minha Avó paterna
Eita, por isso que tenho pernas fortes, superei até a cirurgia  dos joelhos, tenho a quem puxar!
Mas, é isso, não sou afinada como Bob Dylan, mas, curto uma boa música;
Não tenho a beleza de Luiza Brunet, mas, curto o belo que muitas vezes o feio possa parecer;
Meu coração é ardente, cheio de paixão, amor, carinho, embora não tenha tido a mesma inspiração de John Wesley em seu Coração Abrasador;
Minhas vitórias estão resumidas a 4, que são meus filhos amados, mas, me sinto como a Rainha do Reino Unido e da India;
Gosto de me comunicar, porque afinal nasci no dia do Telegrafista, profissão de meus pais.
Mas, as vezes, apesar de sair voando em meus pensamentos como o primeiro vôo de helicóptero, sempre vou gostar do ar, do campo, de caminhar, de amar o próximo, de fazer o bem, de auxiliar no que for preciso, e, principalmente de ensinar o muito que aprendi, e, aprenderei!
Faço um brinde a mim e aos que me cercam com a bebida que é do meu dia e que curto muito, o café! De origem árabe como eu .
Obrigada meus Deuses!.

domingo, 22 de maio de 2011

A semana começa!

Domingo é assim, encontros familiares e amigos em um lugar agradável, protegida do sol quente e ao mesmo tempo lindo de Fortaleza!

Julio César, neto e fotógrafo parceiro do blog(Foto de Célia Augusta)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Agências de Viagens e sua manutenção no Trade. Viva Thomas Cook!

O Agente de Viagens Thomas Cook
(Foto Wikipedia)
Hoje, dando um passeio pelos blogs que sigo, li um post no blog do MB, que traz um tema interessante que de vez em quando me vem a cabeça, para discussão. "O ramo comercial de agência de viagens pode estar com os seus dias contados, porque as empresas aéreas não pagam mais a ela, pela venda de passagens, os conhecidos 10 % pelos serviços prestados." Quem afirma isso é o Sr Valmir Rosa Torres que é presidente da Turisforma-agência de turismo renomada em Fortaleza.
Se vivo fosse Thomas Cook*diria hoje: _Ora, nem só de companhias aéreas vive uma agência de viagem, vamos explorar outros meios de transportes, ou então, vamos explorar a excelência em serviços!
É verdade, não se pode negar a inteligência e criatividade de Mr Cook, na Inglaterra do século XIX, em fazer de um simples final de semana uma brilhante operação turística. Ora, se formos verificar e compararmos com o turismo organizado de nossos dias,veremos que se não temos alguns recursos e nem tempo para criarmos nossa viagem, por que não irmos ao nosso agente , aquele fiel e competente conselheiro que entende do assunto, estuda e se forma vezes em turismo,  hoje muito apropriado chamado de consultor de viagens...Dou um exemplo nítido de como é preciosa a colaboração de uma consultoria turística: Na minha última viagem que fiz ao KAriri, precisava de me deslocar de avião, e, isso todo mundo já sabe, pois o percurso por terra, apesar dos excelentes ônibus -leito, não consigo enfrentar ainda, posto que a estrada não ajuda e nem minhas pernas. Pois, eu que sou uma curiosa da net, procurei nos sites das empresas aéreas, apenas duas que fazem o trecho FOR/JDO**/FOR, e não achei um prêço que me atraía, e, sendo assim, fui em busca de ajuda: Meu amigo consultor de viagens! Pois não é que ele me conseguiu um precinho legal, e, principalmente lugar no vôo.
Produtos Turísticos Rurais (Foto de Turismo Criativo)
Mas, veja como é importante a agência de viagens na vida de um(a) turista, a estrutura de atendimento no local de origem do turista, o saber fazer!
A viagem propriamente dita, é viabilizada pelo deslocamento do turista, é certo, mas, o que eu destaco é a maneira de sermos tratados nas agências, o poder de persuação ,a educação, a sutileza com que nos oferecem os serviços, enfim, a excelência no atendimento. 
Sei que custa caro manter-se uma agência de turismo, até porque a minha experiência no trade me provou isso, mas, o que defendo, é; não é necessário uma agência-vitrine, o que defendo é o melhor para o cliente. E, isso, Cook, sem nenhuma experiência  conseguiu com sua brilhante idéia de organizar uma viagem, e, se tornou o precursor das viagens organizadas no mundo. 
O que provocou esse mal estar entre as transportadoras aéreas e agentes, foram as mudanças no mundo do turismo originados pelo o advento das agencias virtuais, as promoções diretas ao internauta, com as facilidades de um click, já estamos com o check- in pronto! Sem contar os problemas pós 11 de setembro de 2001.

E daí chegam as questões? Por quê não inovar? Por quê não ter criatividade?
Na administração de operações, se propaga algo que é pertinente expor aqui, a importância de um projeto, de um planejamento pode ser melhor percebida quando analisada em termos de prioridades competitivas para a organização. Em outras palavras: Criar-se outras alternativas, ouvir o funcionário, buscar novos caminhos, outras negociações, e, principalmente, ouvir o cliente.
Lembro que o destino turístico é um produto em oferta no mercado e deve estar em mudanças e inovações constantes, principalmente em função das novas exigências do turismo de hoje, onde o turista está cada vez mais exigente, e procura, acima de tudo, informação com consciência, ou seja, um produto turístico melhor elaborado.
Mas, retomo a questão do Agente de Viagens da Formatur, vendas de passagens cairem "drasticamente" isso já era esperando desde quando a TI veio para modificar os modus operandis do agenciamento, já não era para o tão experiente empresário de negócios turísticos pensar em inovar?( E , lembro ainda que não são 10%, as vezes incide sobre uma tarifa líquida e muitas vezes cai para muito menos de 9%, o que fica um valor muito baixo, e, não é o indutor principal de venda em uma agência),investir em seus consultores, tentar novos produtos, seguindo a tendência que há 10 anos se previa?
Ficam as questões para reflexão em  um estudo de caso!


* Thomas Cook,inglês, precursor do turismo organizado,um vendedor de bíblias que fundou a Operadora Thomas Cook & Sun. Com uma brilhante idéia, criou o turismo de grupo, na Inglaterra. Empresário que "transfomou a produção artesanal do turismo em uma moderna indústria mercantil" no fim do Séc XIX na Europa.
** JDO: sigla de Juazeiro do Norte na terminologia turística.















quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vivências na Argentina


Fernet, bebida festiva e digestiva em  Buenos Aires

Eu e os imortais Borges, Alfonsina e Gardel(Foto de Célia Augusta)
À porta do EL Café Tortoni(Foto de Célia Augusta)
Quando estive na Argentina, aproveitei para uma verdadeira imersão na cultura, na  gastronomia, na enologia, nos sabores e saberes desse país que demorei cerca de 25 anos para voltar. E, assessorada por Iara, aprendi muito, no dia-a-dia de Buenos Aires, Campaña e Zarate, lugares que conheci e revi. Numa noite, Iara após a fisioterapia , fomos ao local que considero um dos lugares mais interessantes em Buenos Aires. O Grand Café Tortoni, parada obrigatória para quem quer conhecer a cultura do café portenho. Localizado na Avenida de Mayo 825. Um lugar encantador, com mais de 150 anos ele mantém sua arquitetura, e, a inebriante atmosfera dos aureos tempos em que lá sentaram-se Alfonsina Storni, Benito Quinquela Martín, Carlos Gardel, Baldomero Fernández Moreno, Luigi Pirandello, Federico García Lorca y Arturo Rubinstein entre outros artistas e figuras ilustres locais e do mundo.
Salon Alfonsina(Foto de Célia Augsuta)
 E eu vivenciei este local  experimentando a famosa bebida Fernet, claro para festejar o momento tão importante, pois afinal, estava como turista, e, claro, como uma estudante inebriada pela cultura portenha! 
Minha amiga irmã, Iara , já havia me falado diversas vezes em nossos papos na internet, que a bebida era excelente e muito boa de se beber, mas, confesso que não apreciei de início, mas, depois reconsiderando, achei-a muito boa, principalmente em tempos de frio! Aproveito para pedir desculpas à Iara, pois na primeira vez, eu realmente não gostei.
O brinde ao reencontro depois de tanto tempo sem ir à Argentina(Foto de Celia Augusta)
Portanto, revendo algumas fotos, resolvi pedir que Iara pesquisasse mais sobre esta bebida, e, gentilmente, ela me envia o texto abaixo, já traduzido, sobre o Fernet!

"Italia, Suecia, la República Checa, Eslovaquia y Francia competem para saberonde se criou essa bebida.Sua mistura com Coco-colalhe dá um toque especial que deleita a todos os nativos do sul do continente americano.
Fernet con cola.

Fernet con cola.
O Dr. Fernet, na Suecia e Maria Scala de Fernet na Italia, têm sido chamados os pais da bebida que marca tradições medicinais e culturais em vários paises do mundo. Acredita-se que foi no início do século XIX que apareceu esta bebida.
A menta, as ervas como o cardamomo, mirra, camomila e açafrão se misturam com a uva e envelhecidas em um barril de carvalho por cerca de seis a doze meses, cuja receita conserva certa semelhança com a do vinho. Este processo faz que seus 45% de alcool conservem um cheiro concentrado e uma cor escura, características que marcam uma personalidade inconfundivel. O Fernet chega na Argentina com os imigrantes italianos, quem utilizam essa bebida como um digestivo, parecido ao "Underberg" ou "Killepitsch" alemão. Depois das grandes festividades e abudante comida, as avós recomendam tomar essa bebida aliviando a sensação de estômago pesado.

O tempo passa e a diversao chega 


Quando as mães imigrantes se foram convertendo em avós, o Fernet começa a ter um novo significado.Deixa de ser  protagonista do meio dia  e passa a ser o da noite. En Buenos Aires e em Cordoba, é a bebida selecionada por homens e mulheres que querem passar um bom momento. Os estrangeiros que visitam o país argentino buscam o Fernet como se houvesse sido criado no lugar do Tango. Por ser uma bebida amarga, o Fernet buscou seus companheiros perfeitos. A principio foi misturado com soda, ou vemut vermelho. No entanto, a forma argentina mais popular é o conhecido Fernet com Coca-cola, cuja mistura acompanha os melhores momentos. Em todo o país é famosa a preparaçao cordobesa já que 30% da produçao argentina se toma nesta provincia. O modo cordobes do Fernet Los Argentinos desfrutam de um bom trago com amigos de uma só maneira, mesmo que os norteamericanos e europeus variam um pouco mais. O chef argentino Pedro Suárez nos dá uma receita dessa mágica bebida que faz como explodir os sentidos.

Ingredientes:
- 1 litro de Fernet
- 2 garrafas de Coca Cola ou bebida cola de sua preferência
- Gelo

Preparação:
Colocar gelo em cubos numa jarra que tenha capacidade de 2 litros, até alcançar 1/4 desta. Quando esteja pronto, colocar Fernet que cubra por um pouco a água congelada. De acordo com o paladar, acrescentar Coca-cola mantendo a jarra inclinada para nao gerar grande quantidade de espuma. Para baixar a efervescência, adicionar mais Fernet. Um Fernet ao estilo cordobes, que tem a fama de ser mais forte, deve ter uma relaçao 70% alcool, 30% Coca-cola. TUDO DEPENDE DE GOSTO!!!



Esta bebida italiana-francesa-sueca de criação e argentina de coração, ganha espaço em coquetéis em cidades muito diferentes a de suas origens. San Francisco é uma delas. Os vizinhos do Golden Gate desfrutam o Fernet, mesmo sem a Coca-cola ou a soda.Preferem tomá-lo puro, seguido por un Ginger Ale, que tambem é um remédio para o estômago,além de acompanhante para tragos com forte sabor. O que é seguro é que depois dessa combinação a ressaca nao aparecerá. Existem diferentes maneiras de desfrutar o Fernet, mas só  uma para desfrutar. Amigos, familia e noite são a conjugação perfeita para desfrutar de um trago digestivo que traz alegria com seu passar."
Tradução: Lala Magalhães
Campana-Buenos Aires-Argentina
               

Na Semana dos Museus O Moreira de Sousa se destaca no Turismo Educacional

Alguns alunos com as professoras durante a visita ao Museu(Foto do blog do Moreira de Sousa)
Muito bom o post do blog da E.E.E.P.P.Moreira de Sousa em Juazeiro do Norte-CE. Escola de minha paixão, lugar que me acolheu tão bem. É por isso que defendo a aula em campo, o fazer turismo educacional, para a melhor formação, tanto na técnica como na superior. E, isto se comprova como bem defendemos ,eu e meu parceiro Ewerton Coelho, quando falamos sobre as experiências  empíricas, pois elas fortalecem aos alunos a teoria de sala de aula com a interação e entretenimento numa viagem de pesquisa. 
Na semana dos Museus, os alunos do Curso Técnico em Hospedagem, foram com as professoras de História e Geografia in loco, aprender mais sobre a paleontologia. Em sala de aula eles estudam com a disciplina de História exatamente a contribuição da Paleontologia nos estudos históricos, e, na de Geografia, o conteúdo estudo é a Paisagem Natural e Humanizada, sendo assim, os alunos puderam conferir rumo ao museu, as modificações ao identificar o relevo e a vegetação da região.
Torna-se útil para a formação do aluno as visitas, as viagens, como Balzan (1987) postula que, desde que se almeje de fato desenvolver inteiramente os traços individuais dos alunos, os estudos do meio (aulas em campo ou do meio) passam a compor uma atividade de extraordinária seriedade para a vida educacional do seres humanos.
Alunas com as professoras Regina e Gódiva
 (Foto do blog do Moreira de Sousa)
Turismo educacional é isto,  o contato direto dos alunos com o espaço de visitação, gerando experiências culturais, sociais e econômicas, o que é semelhante na atividade turística. Ao tomarem contato com os atrativos , esses alunos estarão mais estimulados a promover o turismo em sua região, pois o conhecimento adquirido fora da sala de aula, vivenciando o cenário dos atrativos sem perda do foco pedagógico lhes dará de sobra mais conhecimentos, mais responsabilidade, maior desenvolvimento da capacidade cognitiva.


Convite para aprender mais sobre Gestão Ambiental

A FDR- Fundação Demócrito Rocha, é um espaço coletivo,que  promove cursos de extensão com a Universidade Aberta do Nordeste- UANE. Juntas já atenderam público de mais de um milhão de pessoas, abordando diversos temas voltados para a economia, política, educação, turismo sustentável, educação fiscal, moda, dentre outros. Realizam cursos que são bem elaborados por um corpo técnico-pedagógico de excelente quilate com professores das principais universidades cearenses, como a UECE, UFC, além de outras instituições de ensino locais e nacionais.
E, agora surge mais um curso, desta vez trata-se do Curso de Agentes Ambientais, como os demais , este é desenvolvidos  em fascículos e vão ser distribuídos semanalmente, através do Jornal o Povo, às segundas, durante 12 semanas.
Para o momento em que as preocupações sobre o meio ambiente fazem parte de nosso cotidiano, no nosso trabalho, em nossa casa, em nosso bairro, em nossa cidade, enfim, todos necessitam voltar com menos miopia o olhar para as questões ambientais, e, aprender mais sobre isso, e com essa oportunidade que a FDR nos oferece é muito interessante e pertinente, afinal, estamos em um momento muito importante para nossa Terra Mãe. Momento esse, que há os que dizem que "o mundo se acabará dia 21 de maio" agora, no próximo sábado, há os que fala em onze de novembro de 2011, ou em doze de dezembro de 2012. Mas, para aqueles que ainda acreditam que a educação poderá aliviar e muito as pressões que nossa Terra Mãe sofre, continuo a insistir que se eduquem. Ambientalmente, principalmente. Longe de mim falar como uma profetisa, mas, acredito que ainda teremos muito tempo pela frente, e, uma das coisas que ainda pode-se fazer para melhorar o nosso meio em que vivemos é a educação ambiental.
Esse blog, é um espaço assim como a FDR, coletivo, acato críticas, sugestões, temas, reclamações, de tudo um pouco, nada melhor do que lembrar aos meus queridos seguidores que procurem atentar para as oportunidades, tire um tempo para você, invista em seu conhecimento e transforme sempre as probabilidades em oportunidades para melhorar sua vida!
Invista nisso!A questão ambiental é de nossa responsabilidade com cidadãos temporários em nossa Terra Mãe.
Conheça mais sobre o curso de Agentes Ambientais no site da FDR. Acesse o link abaixo:
http://www.fdr.com.br/agentesambientais/index

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Um Hotel Rural em Portugal



Um hotel totalmente verde, a funcionar integralmente com energias renováveis, apto a produzir mais energia do que aquela de que precisa. Assim é o Hotel Rural Vale do Rio! Um espaço recém-inaugurado nas margens do rio Caima, em Palmaz, Oliveira de Azeméis, onde as preocupações ambientais se unem à qualidade e conforto da sua estadia.
Todo o edifício foi erguido de modo a adaptar energias: hídrica, eólica, solar, fotovoltaica, biomassa e biodiesel, não descurando todo o conforto e sofisticação habitual num hotel de quatro estrelas. Dispõe de 28 quartos, uma suite e um quarto adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Todos os quartos têm uma vista direcionada para o rio, permitindo que o sossego e a contemplação da paisagem sejam uma mais-valia para cada estadia.
O Four Elements SPA, espaço de bem-estar pertencente ao hotel inclui uma piscina interior e exterior, e três salas de relaxamento para massagens e envolvimentos corporais, jacuzzi, banho turco e ginásio. Um espaço de mimos e cuidados especializados para o seu corpo e mente.
Foto escape.pt
O empreendimento ocupa cerca de 10 mil metros quadrados, do qual fazem parte, para além do hotel, um bar, um museu, uma biblioteca, um ginásio, o Four Elements SPA, um restaurante (regional e internacional), salão de eventos e ainda uma vasta zona envolvente com diversos jardins. Neste espaço é possível desfrutar de todos os recursos naturais com atividades outdoor disponíveis aos hóspedes. Nelas incluem-se percursos pedestres, passeios pela margem do rio e ainda vários trajetos em bicicleta. Ao espaço pertence ainda uma mini-hídrica datada de 1800, que, depois de remodelada e atualizada em 2009 passou a produzir energia elétrica renovável.
Todo o empreendimento teve um custo de seis milhões de euros sendo que 20 por cento desse valor foi canalizado para a aplicação em recursos energéticos.
Os preços por noite variam entre 90 e 145 euros.
Mais informações na página do Hotel Rural Vale do Riohttp://www.valedorio.com/
Foto escape.pt
Fonte: escape.pt

Explorar a criança e o adolescente, por quê?

Explorar o turismo, não o turista. Explorar o conhecimento, as riquezas culturais, não as pessoas que trabalham para o turismo. Desde que o turismo passou a ser entendido não só sob o olhar da economia, mas, sob o olhar sociológico, nós os pesquisadores, educadores, profissionais, voltamo-nos com maior cuidado para as pessoas que muitas vezes sofrem com os impactos negativos dessa atividade que Cohen(1970) estabelece uma série de tipologias, pois ele  tornou-se o primeiro pesquisador a demonstrar que não se deve falar num turista genérico, mas que é preciso diferenciar os turistas quanto a comportamento e motivações em função de características socioeconômicas e psicossociológicas. 
Cohen, com suas teorias, jamais imaginou que fosse existir no turismo o tão famigerado "turismo sexual" que a mídia resolveu torná-lo como um dos tipos de turismo, que eu considero um dos maiores erros na epistemologia do turismo. 
Em minha vida de turismóloga, quer no mercado produtivo,quer na academia, defendo como impacto negativo, esse lamentável título para uma prática que veio para descaracterizar o fazer turístico.
Penso que hoje, sendo uma data que nos leva a refletir sobre o abuso e a violência sexual do menor e adolescente, é pertinente eu falar sobre isto. Gostaria de deixar claro que ainda há muito que se aprender e escrever sobre o turismo, e, sinceramente, ainda defendo que na tipologia original o termo "turismo sexual" jamais passou pelas cabeças  dos teóricos. 
Estarei misturando os temas de meus posts? Pode até ser, você pode pensar que eu esteja trocando os temas, por não sentir a empolgação que antes me invadia quando escrever sobre turismo e identidade para mim sempre foi um prazer, mas, é que hoje, nesse dia 18 de maio, que é dia de se enfrentar, combater a violação dos direitos de tantos jovens brasileiros que são castigados em sua vida, pelos maus tratos, pela violência e pela exploração sexual; sinto-me compelida a falar aos meus seguidores de como é importante a educação para se reverter essa indecente estatística que, infelizmente ainda temos em nosso país.
Vale lembrar, que os direitos infantis são violados quando uma criança, em idade escolar, ela está fora da sala de aula ou não tem uma alimentação adequada. E, vamos ser realistas ao lembrar que em muitas regiões turísticas, há um índice dessa violação, decorrente da procura dos que se fazem passar por turistas e cometem tal crime em troca de seu bel prazer...quanta ironia posso imaginar, a gente não trabalhou tanto, estudou mais ainda, para que esse tal "turismo sexual" viesse ser praticado em nosso País, em nosso Estado, em nossa cidade.
Defendo e defenderei a prática lícita do turismo, defendo e defenderei a união dos que fazem o trade para que possamos mandar de volta pra bem longe o famigerado "turismo sexual", defendo e defenderei a educação como parte essencial para se entender melhor o que Cohen, tão bem definiu, e, nos deixou com essa missão de esclarecer, educando.
O combate à exploração sexual é conteúdo das capacitações por que passam as pessoas que atendem turistas. Segundo o Ministério do Turismo, cerca de 100 mil profissionais já foram capacitados em 165 seminários promovidos em todo o país para treinar desde taxistas, recepcionistas e guias até agentes de viagem para atender os visitantes estrangeiros que virão ao Brasil nos próximos anos, em especial por causa da Copa de 2014.
Mais de 66 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, em quase oito anos de funcionamento do serviço Disque 100, foram registradas no Brasil até março de 2011. Se você souber de alguém que explore, abuse, violente os direitos da criança e do adolescente, denuncie. Disque 100. 







terça-feira, 17 de maio de 2011

A linguagem popular, "Por uma vida melhor"


Uma comissão formada por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou o livro "Por uma Vida Melhor", da Coleção Viver e Aprender. O livro, que chegou a 484.195 alunos de todo o País, defende que a forma de falar não precisa necessariamente seguir a norma culta. "Você pode estar se perguntando: ‘Mas eu posso falar os livro?’. Claro que pode", diz um trecho.
"Por uma Vida Melhor", de autoria de Heloísa Ramos, afirma que o uso da língua popular - ainda que com seus erros gramaticais - é válido na tentativa de estabelecer comunicação. O livro lembra que, caso deixem de usar a norma culta, os alunos podem sofrer "preconceito linguístico". "Fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão de correção de todas as formas linguísticas."
O livro foi escolhido por um total de 4.236 escolas, que definiram a obra "mais apropriada a cada contexto", considerando as "propostas pedagógicas e curriculares desenvolvidas", informou o Ministério da Educação (MEC). O MEC não comenta o mérito do livro - ressalta que coube a docentes da UFRN aprovar a obra e a cada escola a decisão de adotá-la ou não nas salas.
Em nota divulgada pelo MEC, a autora defendeu que a ideia de "correto e incorreto no uso da língua deve ser substituída pela ideia de uso da língua adequado e inadequado, dependendo da situação comunicativa". Cercado pela polêmica que o livro levantou, o MEC observa que a seleção do conteúdo didático não coube ao ministério. Os livros do Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA) são encaminhados para uma comissão, responsável pela avaliação e seleção das coleções didáticas.
O MEC afirmou que até ontem não havia pedidos de devolução dos exemplares. A Editora Global informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que é responsável pela comercialização e pela produção do livro, mas não pelo seu conteúdo. Procurada, a assessoria da UFRN disse que não se pronunciaria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Olhas os trens!!!


FCA leiloa 62 locomotivas
16/05/2011
Clique para ampliar
Locomotiva G12 de 1.310 HP de potência(Foto RF.com)
A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale, leiloa, no dia 25 de maio, 62 locomotivas de 540 a 1.300 HP com e sem motor. Os lances podem ser feitos online através do sitewww.jordaoleiloes.com.br.
As 62 locomotivas foram divididas em quatro lotes. O lote 4 é o que recebeu, até agora, o maior lance, com R$ 1,05 milhão.

Os detalhes sobre os lotes podem ser vistos nos link abaixo:
http://www.leilaoonline.net/

Dia 18 de maio contra a exploração sexual de crianças e adolescente


18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao 
Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Brasil escolheu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Criado em razão do bárbaro crime da garota Araceli Cabrera Crespo, ocorrido em Vitória (ES), em 18 de maio de 2000, o dia tornou-se símbolo da luta pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 
Considerada grave violação de direitos humanos, a exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser combatida com a conjugação de forças entre todos os que defendem os direitos da criança e do  jovem, conscientes de que sua participação pode determinar novos rumos em histórias marcadas pelo sofrimento. Assim é que o  Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB) tornou-se parceiro das ações de combate a esse crime, desenvolvendo papel disseminador de sensibilização na cadeia produtiva do turismo, estimulando o setor  a assumir compromisso com a causa, com base nos princípios do turismo sustentável, da responsabilidade social e da promoção dos direitos humanos; 
Além disso, o CET/UnB conjuga forças com todas as entidades que  lutam pela dignidade de crianças e adolescentes. Nessa empreitada, participa na divulgação das atividades do próximo dia 18 de maio.

Participe você também!!
Fonte: Embratur

Semana Nacional de Museus


 Semana Nacional de Museus promove mais de três mil atividades em 502 municípios
De 16 a 22 de maio, quase mil museus e instituições realizarão atividades em todos os estados
Começa nesta segunda-feira (16) a 9ª Semana Nacional de Museus. Até o dia 22, quase mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todo o Brasil oferecerão programação especial ao público. A Semana é celebrada anualmente por dezenas de países e é o maior evento, no âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. O tema desta edição, que é definido pelo Conselho Internacional de Museus, é Museu e Memória.
Serão mais de três mil atividades como exposições, cursos, seminários, oficinas, visitas mediadas, shows, concertos, recitais, palestras e exibição de filmes, entre outras atrações. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura).
Neste ano, a Semana de Museus tem recorde de participações, com 994 museus e instituições culturais integrando a programação. Dessas, 356 instituições participam da Semana pela primeira vez. Além dos museus, a programação inclui centros culturais, fundações, galerias, casas de cultura, cursos de museologia, pinacotecas, memoriais e outras instituições. O recorde anterior de participação foi em 2009, com 2.019 eventos programados em 614 instituições.
Panorama – O Brasil, que no início do século 20 contava com 12 museus, hoje possui mais de três mil instituições mapeadas pelo Cadastro Nacional de Museus. No campo dos investimentos, o avanço também foi considerável. De R$ 44,6 milhões em 2003, saltou-se para um montante de R$ 120 milhões em 2010. A Semana reflete o crescimento e a diversidade cultural do povo brasileiro. Museus de pequenas comunidades ou de grandes metrópoles, de porte e acervos diversificados fazem parte da Semana, traduzindo a pluralidade de culturas, histórias e povos que habitaram e habitam o Brasil. 
Turismo – As cidades que serão as sedes dos jogos da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016 possuem juntas mais de 650 museus. O investimento no segmento pode refletir de forma muito positiva a inclusão do tema da cultura na dinâmica turística. Os museus podem ser considerados “portas de entrada” para conhecimento da cultura local. Para incentivar a construção de um legado cultural a partir dos megaeventos esportivos, o Ibram planeja uma agenda de investimentos para o segmento museal com foco nas cidades-sedes dessas duas competições.
Histórico – O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ou Icom, na sigla em inglês) com o objetivo de divulgar a importância dos museus para a sociedade. Em 2010, a data foi comemorada por 95 países, que realizaram quase 30 mil eventos alusivos. O Brasil é o país que mais se mobiliza para comemorar a ocasião. Desde 2003, já foram realizados mais de nove mil eventos durante as Semanas de Museus no País, e a 9ª edição, que oferece mais 3.080 eventos. 
Panorama dos museus no Brasil
■ 3.025 museus no Brasil
■ 85 museus em implantação
■ 67% dos museus são públicos
■ Desde 2004, 12 novos cursos de museologia foram criados
■ 22,5 mil empregos diretos
Saiba Mais - A programação completa da 9ª Semana Nacional de Museus está disponível na página www.museus.gov.br

Espanhóis X Artesanato Cearense


O Objetivo do grupo europeu é levar produtos com a do Brasil para suas lojas no velho continente.
Quando a figura do atravessador desaparece, ou seja, quando o comprador vai direto à fonte em busca do produto que necessita, as chances de se fazer um bom negócio são bem maiores para ambos os lados. É acreditando nesse pensamento que o Sebrae (CE), em parceria com o Instituto Cearense de Artesanato (ICA), promoveram, na tarde do dia 12 uma rodada de negócios entre artesãos nordestinos e uma representante do grupo espanhol El Corte Inglés, dono de uma grande cadeia de lojas de departamentos da Europa.

O encontro ocorreu na sede do Sebrae (CE), em Fortaleza, e contou com a presença de 12 artesãos, sendo 10 do Ceará e outros dois pernambucanos. Todos tiveram a oportunidade de mostrar - individualmente - suas linhas de produtos. Segundo Monica Toledo, representante da El Corte Inglés, que foi destacada para negociar preços, prazos de entrega e quantidade de itens a serem encomendadas, não é de hoje que existe interesse do grupo espanhol nas mercadorias brasileiras. "Na verdade, estamos retomando as relações comerciais. Não interessa o menor preço. Poderíamos estar comprando da China e Índia, mas o que queremos são produtos feitos aqui com a cara de seu País. Por isso, a política de procurar diretamente os artesãos. Isso oferece vantagens mútuas", comentou Monica, ressaltando que é uma forma de apresentar os costumes, paisagens e referências do Brasil para os espanhóis.

Dia 13 a representante da empresa espanhola visitou a fábrica Jobek, em Maracanaú. Depois, seguiu para Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) para conhecer mais produtos. Monica revelou que, em maio de 2012, haverá um evento em Madri chamado "O Brasil na Espanha", onde produtos de origem brasileira serão expostos e comercializados. A vinda dela já é uma forma de adiantar alguns contatos para o ano que vem.

Venda importante
Para Marcos Darlan Alves, artesão da Associação de Artesãos de Feiticeiro e Tapocas (Afeto), distritos localizados na região jaguaribana, a proposta dos espanhóis é de comprar as rendas de filé, fabricadas por 29 artesãos da Afeto, durante cinco meses. "A preocupação deles (os estrangeiros) é se a gente tem capacidade de produzir a quantidade que eles querem adquirir, já que todas as nossas peças, sem exceção, são feitas à mão. Não entra máquina", afirmou Marco, assinalando que na associação que ele representa são confeccionadas entre 500 e 600 unidades por mês. "É a primeira vez que a gente negocia com essa empresa. Mas já viemos em outras rodadas aqui no Sebrae (CE). O resultado sempre foi muito bom", complementou o artesão.

Aproximação
Segundo Juniar Ellyan, gestora Estadual de Artesanato do Sebrae (CE), a aproximação entre os artesãos nordestinos e o compradores estrangeiros têm a finalidade de atrair comercializações e de manter o contato com os clientes. "É um oportunidade de colocar frente a frente os artesãos com os compradores internacionais. Nós arregimentamos um grupo para trazer seus produtos a partir do contato feito pelo grupo espanhol. Já temos experiência em realizar esse tipo de ação", disse Juniar.

De acordo com ela, no próximo dia 27, ocorrerá um showroom na Capital cearense com importadores de outros países e compradores das demais unidades federativas.

Repórter 
ILO SANTIAGO JR.