sábado, 23 de julho de 2011

O inconformismo de uma turismóloga

Tento, tento e nada de entender...será a idade? Serão as mudanças no mundo globalizado? Serão as redes sociais? Será o "fim do mundo"? 
Será?
Bem, continuo a pensar como Sócrates que segundo a filosofia , ele valorizou a descoberta do homem feita pelos sofistas, orientando-a para os valores universais, segundo a via real do pensamento grego. O pensador nascido em 470 ou 469 a.C, isso é incerto,era inteiramente absorvido pela sua vocação, não se deixando distrair pelas preocupações domésticas e nem por interesses políticos. É certo que os tempos eram outros, mas, como ele eu continuo a afirmar o que sei: nada sei. E, cada vez que vejo uma pessoa jovem se abstrair da realidade, de sair de sua sanidade, e se entregar às drogas, o inconformismo toma conta de mim.
Fica a questão, será que realmente Sócrates corrompeu os jovens? Tão distante do que ocorre hoje, os jovens são corrompidos pela droga, pelo "ouro branco",se destroem em movimentos rápidos, esquecendo-se dos valores aprendidos em suas infâncias, delas inclusive vividas em espaços chiques, classes abastadas. Sócrates foi acusado de corromper a mocidade e de negar os deuses da pátria , introduzindo outros... e agora, os deuses são de carne e osso, andam em deslumbrantes carros de marca que não consigo mais identificar tendo em vista que são tão variados modelos, andam em salas e salões de cinema, boates, corredores de universidades, escolas públicas ou não e corrompem, acercam os jovens através das mesmas redes que produzem sons, leituras, informações, imagens, etc...
Não me conformo com isso, sinto-me triste a cada morte de um jovem.
Abro o jornal todo o dia, leio os cadernos , leio as crônicas, as críticas, os classificados, leio e leio, e, todo o dia tem algo sobre desvios de verbas, roubos, saidinhas, assassinatos, atentados, desmandos, jovens aliciados, etc...quero ser como Marion Cotillard, do filme Meia noite em  Paris, quero voltar atrás...quero defender Sócrates lá na Grécia, quero dizer-lhe: você é inocente, você não sabe mesmo de nada, nem eu!
Não me conformo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário