quinta-feira, 21 de julho de 2011

Salve meu Padim, salve Juazeiro!

"Erguidas em intenção de graças e gratidões, as mãos dos romeiros percorrem caminho curto até o descanso sobre o peito. Assim como o gesto de conforto e fé, também é próxima, quase familiar, a devoção das milhares de pessoas que lotaram ontem a praça do Socorro, em Juazeiro do Norte, para missa alusiva aos 77 anos de morte do Padre Cícero". É assim que começa a reportagem no jornal O Povo do dia 20 (ontem) dia que o povo veste preto( dia que a gente fica pensando:oche o povo tá de luto, ainda???), assinada por Thiago Mendes( enviado a Juazeiro do Norte),onde nos revela a devoção pelo nosso "Padim Ciço". 
Ele é padrinho de minha querida Mãe, e, de tantos milhares de seguidores, dentre eles os romeiros que estão nessa cidade que Nonato Albuquerque chamou hoje em seu blog de "Meca do Cariri", mas, é mesmo, quem conhece, quem vivencia essa cidade, sente a sensação de está em Meca...se bem que eu ainda não fui por lá, na verdadeira, mas, o ritual, o movimento, os sons, a fé, nos remete a lugares como Meca.
Diante de tanta fé, de tanta gente, quem vai por lá, sente que todas aquelas pessoas, acreditam nele, o Santo, sem ser oficialmente pela Santa Igreja Católico Apostólica Romana, mas, para eles não importa se o Padim ainda não é oficialmente, o que importa é que suas preces foram atendidas.
Missa no Socorro(Foto de Igor Melo-JP)
Quando eu vi a foto linda do Igor Melo, imaginei o barulho, o movimento, a multidão, como está a cidade em que trabalhei durante 1 ano...deu saudades de repente, e, hoje, quando sei que muitos dos meus queridos alunos estão por lá, que os amigos que lá deixei estão por lá! Sento a conversar com o "Padim", e, como todos de lá, peço-lhe para abençoar-nos. Simples, apenas, sinto a necessitada disso. E, então, pesco do blog do Nonato a saudação ao nosso "Padim": 


"Vamos saudar hoje aqui
a meca do Cariri
com muita paz e alegria
É a terra do romeiro
que durante o ano inteiro
sabe dar sua valia
Foi lá que um sacerdote
provou que tinha um dote
para prestar bom serviço;
e erigiu essa cidade
com a fé e a dignidade
do padrinho padre Ciço.

Agora que é centenária
merece a extraordinária
saudação de boa sorte;
parabéns terra sagrada
Abençoe Deus a cada
romeiro que nela aporte.


Estátua do Pe Cícero à noite-Juazeiro do Norte(Foto do Blog do Macário)
Imagine, como que o monumento do Padre Cícero, deve tá bonito agora até de noite, pois localizado na colina do horto, em Juazeiro do Norte, ele ganhou nova iluminação segundo o blog do Macário, a reforma durou 45 dias, "a estátua do “Padim” finalmente está com novo visual. Construída em 1969 pelo então prefeito Mauro Sampaio há 41 anos, a estátua nunca tinha passado por uma grande reforma. Cerca de 80 mil reais foram investidos no monumento, ponto de maior visitação na cidade. A parceria entre a prefeitura e a congregação salesiana valeu a pena e a comunidade romeira agradece. Quem chega ao Juazeiro a noite pode observar a distância o monumento todo iluminado".
Eita coisa boa! A luz que tá por lá deve está orientando aos milhares de romeiros, sinto que terei que fotografar quando lá voltar!
Por enquanto, tomo emprestado do amigo Macário Batista , a foto do Roberto Bulhões, do  nosso "Padim", toda linda e iluminada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário