domingo, 31 de julho de 2011

Salve a mulher africana!

Sabe-se que em março é comemorado o "Dia Internacional da Mulher". Mas, pouca gente sabe, que hoje, dia 31 de julho, segundo o jornal Angola Press, na África, comemora-se o "Dia da Mulher Africana" . Olha que coisa interessante!  este dia é consagrado a reflexão do papel da classe feminina da África na sociedade. A data foi instituída em 1962, em Dar-Es-Salaam, na Tanzânia, por 14 países e oito movimentos de libertação nacional, na Conferências das Mulheres Africanas.
Atualmente, a data continua a ser lembrada, pois, no continente africano, o panorama da mulher continua trágico, apesar de pouco a pouco começarem a caminhar para uma independência econômica, além de cargos de decisão e poder.
As mulheres africanas, em muitos países, encontram-se muitas vezes, em situações de dependência psicológica dos seus maridos ou companheiros, devido a esterótipos ancestrais que só serão passíveis de serem debelados com o passar de mais algumas gerações. Situações similares ainda existem, e várias aqui no nosso país, herdeiro da cultura africana. Sabemos que muito há de se fazer, anos irão passar até mudar-se este cenário, mas, como este blog fala de cultura também, deixo aqui este tema para um reflexão. Um tema que para sala de aula de antropologia, história social  e sociologia, será muito interessante debater.
Pesquisando pela net sobre as mulheres africanas, encontrei esta imagem linda e claro uma poesia homenageando à mulher africana.
Repasso com o português de Portugal:
"Toda a suavidade africana no olhar desta mulher.
Toda a angústia de um continente por trás do olhar desta mulher.
Dizer o quê desta amenidade.
Dizer o quê do suplício inteiro de um continente por trás do olhar desta mulher.
Que a basta contemplar?
Que não basta reflectir!"(alentejanando.webblog.com.pt)

O mais interessante, é que a foto abaixo chama-se "mulher suavidade"
Gostei,pesquei e postei!
Guiné-Bissau – Tabanca de Bercolom
Fontes: Wikipédia, Angola Press, Alentejanando e Google)




Um comentário: