segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cem anos de Juazeiro do Norte

O padre Reginaldo Manzotti abriu a Semana do Centenário rogando a proteção e as graças de Deus para Juazeiro do Norte e as famílias residentes no município. O pedido foi feito durante celebração de missa e show perante um público de aproximadamente 50 mil pessoas no Parque de Eventos Padre Cícero. Segundo definiu, Juazeiro é patrimônio da fé no Brasil e considerou a história da cidade como “maravilhosa”, além de proclamar a si próprio um “privilegiado” em ter sido convidado para abrir a festa.
   O prefeito Dr. Santana e o vice, José Roberto Celestino, assistiram a missa e acompanharam o show no palco ao lado do sacerdote. O prefeito ainda entregou a ele uma placa comemorativa aos 100 anos de Juazeiro sob os gritos de “ele merece!” por parte dos presentes. Em seu nome, o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, manifestou a gratidão dos juazeirenses ao padre Reginaldo Manzotti, lembrando que há dois anos o mesmo esteve na festa do centenário da imprensa local.
Juazeiro do Norte(Foto de Célia Augusta)
     Mais que isso, o convidou publicamente para vir encerrar as comemorações pelos 100 anos de Juazeiro e o sacerdote prometeu vir. Dezenas de padres de quase todos os municípios da Diocese de Crato e até de regiões próximas cantaram e oraram com ele. A missa e o show foram transmitidos por uma rede de emissoras. O padre Reginaldo ressaltou as vitórias de Juazeiro nestas 10 décadas e lamentou a existência de pessoas que não querem deixar o município crescer.
       “São inimigos e é preciso que todos orem como melhor forma de afastar a inveja e neutralizar o mal”, disse após pedir bênçãos para os jovens, a santificação do casamento e a valorização do ser católico. Ao se referir a conselhos do Padre Cícero do tipo “quem matou não mate mais, quem roubou não roube mais”, o sacerdote observou que o fundador de Juazeiro conseguiu de forma simples dizer “levante e lute pela vida”. As citações ao nome de Padre Cícero eram sempre acolhidas com calorosas salva de palmas.
Estátua de Pe Cíço no morro do Horto(Foto de Célia Augusta)
      Ontem pela manhã o padre Reginaldo recebeu o título de cidadão juazeirense outorgado pela Câmara Municipal em solenidade com apresentações teatrais relacionadas ao Padre Cícero as quais receberam elogios de sua parte. A programação da Semana do Centenário tem continuidade nesta segunda-feira.

O profano e o sagrado unidos para comemorarem o centenário da cidade de Juazeiro do Norte. Durante toda a semana haverá vários shows com artistas locais, até a Ivete vai por lá! Padim Ciço é importante para todos! Merece. 
Faço votos que a Secretaria de Turismo e Romaria, tenha convocado os alunos do Moreira de Souza, futuros técnicos de turismo da primeira turma da Escola de Ensino Profissional. Oportunidade para esses jovens devem ser oferecidas. Ainda não tenho informações se eles estão participando desse momento. Eu de longe, envio os parabéns ao Juazeiro, local que me acolheu enquanto professora de turismo para o ensino técnico no Cariri.
Espero que esta semana seja coroada de sucesso e claro, que tudo transcorra em paz.
Salve nosso Padim Ciço!

Fonte: Secretaria de Turismo e Romaria do Juazeiro do Norte-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário