terça-feira, 26 de julho de 2011

O guia de turismo e seu Sindicato

Sei que este blog tem alguns seguidores que são estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo, e, o que vou relatar poderá servir para uma reflexão em sala de aula, ou mesmo num papo informal. Trata-se de um fato que ocorreu em Fortaleza, no Centro de Turismo, antiga Cadeia de Fortaleza, onde todos os dias diversos grupos de turistas acompanhados pelos seus guia de turismo vão apreciar o nosso artesanato.
Há cerca de alguns meses atrás, relatei um episódio com um guia de turismo e um grupo de passageiros, que achei lamentável e apropriado aqui expor. Hoje porém, ao tomar conhecimento via mensagem de colega guia deste  fato extremamente desagradável ocorrido  no sábado passado, dia 23, envolvendo 2 profissionais guias, sendo um deles o Presidente do Sindegtur do Ceará; fiquei pasma, intrigada e ao mesmo tempo indagando: Para quê tanta violência e falta de respeito para com o colega de profissão?
Segundo o que me informaram , e, também está estampado no face, o referido Presidente, usou de postura de extremo mal gosto e falta de ética, com o colega ao saber que o mesmo não portava comprovantes de pagamentos de impostos.
Não posso aqui comentar o fato sem deixar de esclarecer algo que considero muito importante:
O guia estava no exercício de sua profissão, ou seja, guiando um grupo de turistas. 
A coisa foi tão feia, que se chamou polícia, o guia acompanhante do grupo foi preso. Que vexame!
Que lamentável!
Que abuso de poder!
Onde está a ética aprendida em sua formação? Onde está a educação que este cidadão presidente -interino, deveria fazer uso e não fez? Excesso de poder? Excesso de zelo? 
Deixo este relato para que você querido aluno do curso de Guia de Turismo, reflita sobre essa situação. 
Quero apenas lembrar, existe um estatuto no Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Ceará. É um sindicato, que tem em seus objetivos com certeza  defender os interesses profissionais respectivos, com vistas a melhorar suas condições de vida e trabalho. E no entanto o Presidente age dessa maneira diante dos turistas?
A pergunta com certeza terá respostas, eu as quero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário