quinta-feira, 28 de julho de 2011

Enquanto isso em Cunha-São Paulo

 Peço licença ao meu querido M Le Baron para uma dica de turismo gastronômico, por isso 
Mapa pictórico de Cunha-SP(Clica-Turismo)

aproveitando o fim do dia do Agricultor, trago um destino que está ficando famoso também pela sua produção de shitake. Para quem não sabe Cunha fica no Alto do Paraíba, a 235 km de São Paulo, e faz divisa com Ubatuba, São Luis do Paraitinga e Guaratinguetá, entre outras no Estado de São Paulo, e mais Angra dos Reis e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. São apenas 45 km até Paraty, mas parte da estrada, cerca de 12 km não são pavimentados, e o acesso só pode ser feito em veículos 4 X 4.
Lá que nasceu o meu querido e inesquecível sogro, Sr José Sales. É uma cidade encantadora, hospitaleira e interessante para quem quer fazer turismo gastronômico pelo Vale do Paraíba. Fale com o Fagner da Fasantur e programe-se para conhecer cidades assim, pequenas, atraentes, com clima encantador, e, claro com uma comidinha maravilha!
Sou suspeita, afinal tenho afinidades com a região, mas, vale a pena conferir.
 De acordo com o site gastronomia e negócios, o cultivo do shitake está transformado a culinária da região.
O cogumelo é cultivado em toras, principalmente, e entre o plantio e a colheita são necessários de seis a oito meses.

Shitake(Foto de Gastronomia e Negócios)


Desde 1948, Cunha é considerada Estância Climática, a única da Serra do Mar. Com uma população de 25 mil habitantes, grande parte rural, a cidade vive da pecuária leiteira e culturas do milho, feijão e batata. Nos últimos anos, o turismo vem crescendo, com forte investimento em estabelecimentos de hospedagem, produção de trutas, cogumelos e artesanato. Um dos destaques da cidade é a cerâmica de alta temperatura, turistas de todo o Brasil vão até Cunha para acompanhar aberturas de fornos e comprar peças dos mais de 20 ateliês.

Fontes: Prefeitura de Cunha, Clica Brasil, Google, Negócios e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário