Sabio é aquele que conhece os limites da própria ignorância"
- Sócrates / 470 a.C -
"O inteligente é aquele que sabe das coisas, que detém conhecimentos profundos e técnicos sobre alguns assuntos e áreas da vida, enfim é aquele indivíduo estudado e que exerce sua habilidade intelectual. Podemos ter conhecimento sobre muitas coisas sem ao menos sair do lugar. É possível estudar, falar e descrever o solo da Lua, sem ao menos pisar nela. Isso é o exercício do intelecto.
Sabedoria é um estágio de consciência alcançada somente pela via da vivência, da experiência e acima de tudo da constante reflexão e senso crítico diante das vivências.
É fácil notar a diferença do inteligente soberbo e do sábio nato, o primeiro quando questionado sobre suas limitações e deficiências inicialmente sentir-se-á ofendido e passo seguinte buscará justificar ou mesmo explicar sobre tal apontamento, há uma necessidade íntima de esconder suas ignorâncias. O segundo sabe por excelência que daquilo que não se estudou, não se conheceu ou não se viveu caberá a si a ignorância (o não saber) sobre tal tema e que o melhor é assumir para si tal limitação para não ofuscar a razão com vaidade e manter assim a janela aberta à novas experiências e saberes.
Conhecer a si mesmo se faz necessário para uma vida plena em crescimento. O que você sabe sobre você?"
(Do blog Tempo Umbadista)
Pense nisso, tenha um ótimo dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário