sábado, 6 de novembro de 2010

Programa Empresa Formal, Turismo Legal!

Sempre defendo a formalização nas atividades do turismo, e, agora um programa do Ministério do Turismo conveniado com a sólida Fundação Universa e tendo um suporte institucional do SEBRAE, vem de encontro o que era uma tendência. Justifica-se, o Brasil precisa disso para melhorar o potencial de expansão do Turismo,

Como funciona?

"O turismo é um dos setores econômicos de maior potencial de expansão no País. Com uma economia fortalecida, prestígio no exterior e uma grande diversidade de atrações naturais e culturais, o Brasil se prepara para entrar para o time dos principais destinos turísticos do mundo.

Desde 2003, os gastos de turistas estrangeiros no País aumentaram 130%, chegando a US$ 5,3 bilhões de dólares em 2009. Para 2010, a expectativa dos empresários é de um aumento de quase 15%* no faturamento do setor.

Eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos vão ajudar, nos próximos anos, a impulsionar o turismo e a elevar a atividade a um novo patamar.

Mas é preciso estar preparado para aproveitar as oportunidades. O primeiro desafio é vencer o obstáculo da informalidade. A formalização de empresas e empregos e o cadastramento dos prestadores de serviço no Cadastur é fundamental para oferecer a cada turista, nacional ou estrangeiro, uma experiência de alta qualidade.

Para os empreendedores do setor, a formalização é bem mais que a possibilidade de regularizar sua situação e exercer sua atividade com segurança e tranquilidade. Formalizar-se significa ter acesso a melhores linhas de financiamento e a cursos de capacitação. Significa colocar sua empresa na vitrine e abrir novas oportunidades de negócio.

Estudos sobre as perspectivas do turismo no Brasil, cursos de capacitação para gestores e trabalhadores, campanhas de conscientização sobre as vantagens da formalização e do registro no Cadastur, ações de mobilização da sociedade e do setor."

O Programa foi lançado em Fortaleza no dia 28 de outubro.

O estímulo à formalização de empresas e empregos do trade turístico, por meio de conscientização, capacitação e mobilização, como formas de aprimorar a gestão e a qualidade dos serviços turísticos, representam as principais metas do projeto. De acordo com o coordenador da Fundação Universa, Eduardo Fayet, a finalidade é fazer com que os eventos esportivos tornem-se um legado permanente para o turismo brasileiro. “Entre todas as conveniências contempladas pelo projeto, o fato de passar a fazer parte do mapa do turismo internacional constitui a mais importante”, finaliza.



No site do programa http://www.empresaformalturismolegal.com.br/, vocês terão todas as informações para compreender a sua aplicabilidade.
O que sugiro que dêm uma boa lida e aproveitem: Formalizem-se!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário