quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Do Editorial do Caderno Opinião do Jornal o POVO

"Turismo e Segurança nas praias do Ceará"
Mais um acidente na praia do Cumbuco, litoral de Caucaia. Desta vez, um grupo de holandeses (5 ao todo), em 4 quadriciclos, Um dos turistas morreu, outros estão feridos e alguns com ferimentos graves. Pois é, segundo o editorial, esta é a terceira morte de visitantes em praias cearenses este ano. Daí, eu fico a perguntar: Por que estão ocorrendo este tipo de acidente, será que os visitantes são orientados corretamente sobre os perigos de trafegarem com veículos que com certeza, eles não estão acostumados a dirigir nos seus locais de origem?
Estive há poucos dias no Cumbuco, com meu problema de locomoção, não sou uma pessoa pra ficar passeando em jangadas, bugs ou a cavalo. Mas, uma coisa me chamou atenção, quando o guia de turismo no ônibus nos informou sobre os passeios e orientou-nos sobre os cuidados a serem tomados. Este guia de turismo deixou bem claro que  a segurança é fundamental com relação aos passeios de bugues e ao chegarmos no ponto de apoio*, mais informações foram passadas a todos os participantes do grupo. Orientações são dadas desde que o turista está a bordo em direção ao Cumbuco. Na reportagem do JP, a presidente da Associação dos Locadores de Quadriciclos, informa que os turistas dispensaram o guia....Mas, isso é certo? Pergunto eu.
Existe uma Lei Municipal  que é a 1620/04, que restringe o passeio às dunas apenas aos bugueiros cadastrados na Cooperativa de Caucaia. E os turistas holandeses, foram parar nas dunas...Como pode isso?
Taí um assunto, para estudo de caso em sala de aula.
A pergunta de partida para a reflexão é: Já que os turistas se excederam e entraram em trilhas em meio às dunas móveis, como se poderá evitar isso? De que maneira os quadriciclos da praia do Cumbuco, poderão ser considerados seguros ?

*Ponto de apoio: Local de parada em roteiros turísticos com infraestrutura de restaurantes, bares, lanchonetes, lojas de artesanatos  e passeios opcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário