terça-feira, 30 de novembro de 2010

Deu no Blog do Macário

Setfor inicia programa para captação de eventos


A Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), junto com os especialistas em requalificação de destinos turísticos, o consultor Paulo Gaudenzi e o professor Raimundo Peres - responsáveis pelo o Programa de Fortalecimento do Produto Turístico Fortaleza -, dá início, de 02 a 05 de dezembro, ao Programa Fortaleza Capital dos Eventos. O projeto integra o conjunto de ações estratégicas da consultoria.



O objetivo dessa etapa do Programa é atrair empresas que possam trazer eventos e negócios para a cidade, além de disseminar o destino Fortaleza como a capital do nordeste ideal para realizar eventos. Para iniciar o projeto, um grupo de “decision makers”, composto por doze executivos de grandes corporações, irá conhecer e analisar a infraestrutura da capital cearense para sediar grandes eventos.



As empresas selecionadas têm uma carteira de clientes que realizam eventos nas áreas de Convenções, Programas e Via de Incentivos, e Marketing Promocional. Além de serem geradoras de negócios, as corporações servirão como referência conceitual para reforçar a visibilidade de Fortaleza frente ao mercado de eventos.

domingo, 28 de novembro de 2010

O Turismo e o Rio de Janeiro de Hoje

O Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, como o seu próprio hino revela, vive hoje momentos de tensão e ao mesmo tempo cruciais, quando uma verdadeira operação de guerra foi montada para combate ao tráfico.
É um momento em que nós do turismo, não só do Rio mas, de todo o Brasil, rezemos para que esse conflito possa terminar com poucas baixas e assim iniciar um novo tempo de PAZ.

Os reflexos disso tudo, está neste post do site www.terra.com.br



GABRIEL MACIEIRA
HERMANO FREITAS
A onda de ataques no Rio de Janeiro começa a ter reflexos no comportamento de turistas que chegam à cidade. Três navios de turismo - MSC Harmonia, MSC Opera e Grand Celebration - aportaram na manhã deste sábado no Pier Mauá. Muitos dos passageiros brasileiros, no entanto, não desembarcaram, já que nenhuma excursão para conhecer os pontos turísticos da cidade foi solicitada em razão da onda de ataques ocorridos nos últimos dias na cidade.
Os passageiros que optaram por sair do navio pegaram veículos por conta própria. Entre eles estava a turista Jussara Alves de Melo, que veio do interior de São Paulo acompanhada de sua família e mesmo, com um pouco de receio, estava muito animada com o passeio. "Estamos dois dias viajando e não estamos muito por dentro desta situação. Sabemos que existe uma tensão, mas nos foi garantido que o local que vamos visitar é seguro. Impossível vir até aqui e não conhecer a cidade", contou Jussara.
Alex Barnardom, 29 anos, auxiliar de exportação de Santos, compartilha a mesma opinião, e mesmo um pouco mais informado, garantiu que não existia a possibilidade de não conhecer o Cristo.
Por outro lado, a aposentada Ana Maria Delci, 63 anos, que viaja com sua neta e uma amiga, afirmou estar muito tensa, mas como já havia combinado com parentes residentes na cidade, iria fazer um passeio. "Meu marido ficou em Santos e não para de ligar preocupado, o pior de tudo é não saber direito o risco que passamos. Mas como combinei há muito tempo uma visita a parentes, preferi descer. Já minha amiga não quis sair do navio por nada", relatou Ana Maria.
Os europeus que desembarcaram - na maioria alemães e italianos - não mostravam qualquer tipo de medo. Dezoito ônibus foram lotados para diversos locais da cidade. Alguns diziam saber da situação, mas não demonstravam qualquer tipo de receio, apenas felicidade por desembarcar na cidade.
Setor nega problemas
O setor de turismo não tem medo da onda de ataques promovidos por traficantes no Rio de Janeiro. Segundo representantes do setor hoteleiro e de agências de viagens, apesar de ser considerado "natural" um recuo na intenção de viagens à capital fluminense, não é o que tem acontecido desde o dia 21. "Estive na quarta-feira no Rio e tive dificuldade de encontrar onde me hospedar", disse o diretor de relações internacionais da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav), Leonel Rossi.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-RJ) acredita que datas de tradicional peregrinação de turistas ao Rio, como o Réveillon e o Carnaval, "não serão afetadas". "O mercado internacional fez suas reservas com antecedência e provavelmente não teremos cancelamentos imediatos", disse o presidente da entidade, Alfredo Lopes.
Penso eu ainda:
É um problema de segurança pública, um problema que a cada dia aumenta no Brasil. O Ceará, sofre também com isso, haja visto os assaltos no nosso interior, que cada dia aumentam. Vamos combater com educação, com organização, com informação constante para minimizar essa violência contra nós. Quem define a regra do jogo é o Estado, portanto, vamos acompanhando e cidadãos precisam viver em paz e o turismo é um dos elementos para que essa paz seja atingida. Na escola, em casa, junto aos amigos, no dia-a-dia, todos precisam exercitar a PAZ.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Deu no Blog do Trigo

Para quem quer fazer mestrado em Turismo no Brasil , recomendo a UCS, situada em Caxias do Sul, a universidade vem a cada dia melhor. Com área de concentração em Desenvolvimento do Turismo, este Mestrado se caracteriza por atender às necessidades não só de planejamento e gestão do Turismo, mas também à formação científica do profissional em Turismo. É recomendado pela CAPES e na avaliação do triênio 2004/2006 obteve conceito 3.
O Mestrado em Turismo realiza processo de seleção anual, entre os meses de dezembro e março. Mais informações sobre a Universidade e o Mestrado, com suas linhas de pesquisa, etc.no site  http://www.ucs.br/ucs/posgraduacao/strictosensu/turismo/capa/apresentacao

Veja notícia sobre a defesa da qual o Prof Trigo participou e elogiou:

http://luiztrigo.blogspot.com/2010/11/blog-post.html

Ministério do Turismo - Articulação fundamental

De olho na exploração sexual infantojuvenil, o Mtur e A OMT, o Conselho Nacional do Sesi, vão promover na próxima semana, os seminários "Estratégias de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", em Madri e Lisboa.
Acontece fora do Brasil, e , é uma articulação muito importante, até porque a exploração sexual não é um problema só do Brasil.
Maiores detalhes no site abaixo, e, aproveite para conhecer o quanto é importante o programa desenvolvido pelo Mtur, chamado Turismo Sustentável e Infância.
Esse programa já ofereceu cursos para mais de 2000 jovens em situação de vulnerabilidade social e também sensibilizou mais de 110 mil profissionais e empresários da cadeia turística.
Muito bem escolhido este momento, pois é nesse período que os casos de exploração sexual aumentam por aqui. No Ceará, tem disso sim!
Leia mais detalhes seguindo o link abaixo.

Ministério Turismo - Articulação fundamental

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Brasil com nova imagem

Recebo o release da Ass de Comunicações da EMBRATUR:


NOVA IMAGEM DO BRASIL SERÁ DISCUTIDA EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA EMBRATUR


Evento reunirá os especialistas Eulogio Bordas e Simon Anholt, dias 29 e 30 de novembro, em Brasília

A capital federal sediará debate internacional sobre a construção da imagem do Brasil, tema que se torna cada dia mais atual com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Que Brasil é este que o mundo conhecerá? Que Brasil será apresentado ao mundo? O seminário A imagem do país e a promoção turística internacional, que será realizado dias 29 e 30 de novembro pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), reunirá o consultor espanhol Eulogio Bordas e o conselheiro político Simon Anholt. A organização do evento é do Instituto Marca Brasil.

Desde 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur é a responsável pela promoção da imagem do Brasil no exterior. A vinda dos especialistas ao país será uma oportunidade para que profissionais de turismo, tanto do setor privado, quanto de órgãos públicos, troquem experiências e tenham referências internacionais quando o assunto é a marca de um país.

“Queremos promover uma grande reflexão sobre os próximos passos da construção da imagem do Brasil no exterior. Este é o momento de buscar informações para que estejamos preparados para os novos desafios”, diz o presidente da Embratur, Mário Moysés. De acordo com ele, o Brasil trabalhará para deixar legado que garantirá o desenvolvimento e a sustentabilidade do turismo brasileiro nas décadas que virão. Da mesma forma, está se preparando para maximizar os resultados da projeção que terá nos próximos anos.


ESPECIALISTAS

Durante o seminário, os participantes poderão ter contato com duas grandes referências do turismo mundial:

O espanhol Eulogio Bordas é CEO do The Tourism Consultants, empresa líder de mercado na área dos serviços de consultoria em turismo e hotelaria em Barcelona. Emprega mais de 40 especialistas no setor e já trabalhou em mais de 20 países em todo o mundo. Atualmente, a empresa conta com equipes destacadas no México, Dubai, Marrocos, Croácia, Albânia e na Espanha. A Dream Resorts Factory faz parte da The Tourism Consultants, onde Bordas é o presidente.

Já Simon Anholt é um conselheiro político independente, autor e pesquisador. Especialista em reputação e identidade nacional, diplomacia pública e percepções públicas das nações e cidades e regiões, trabalha em colaboração com chefes de estado, governo, ministros, líderes do setor privado e sociedade civil. Anholt desenvolveu os conceitos de “marca país” e “placebrand”, lançou e agora edita a revista trimestral Place Branding and Public Diplomacy, a única publicação acadêmica neste campo.

Além de fazer palestra, pela manhã, os especialistas participarão de painéis, nas tardes de cada dia, para debater temas como a imagem do país e a relação com ações governamentais, o cenário competitivo nacional, o planejamento e a promoção turística.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

E assim se passaram 44 anos

EMBRATUR COMPLETA 44 ANOS


A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) comemorou dia 18,  44 anos de existência. Criada em 1966, com a responsabilidade de cuidar de todas as políticas do turismo brasileiro, sua história se confunde com a trajetória de desenvolvimento do setor no Brasil. Esta história ganhou um novo capítulo, especial, em 2003, com a criação de um Ministério exclusivo para o turismo. Essa decisão espelha a importância que a atividade turística ganhou nos últimos anos no país e no mundo - e a prioridade como política pública do governo, reconhecida como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico, distribuição de renda e geração de emprego.

Neste novo capítulo, a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros para o mercado internacional. O trabalho de promoção do Brasil tem ganhado visibilidade, profissionalismo e garantido resultados importantes para o País.

“Chegamos até aqui, alcançamos resultados e ampliamos nossos horizontes com um trabalho dedicado das equipes da Embratur, do Ministério e com a parceria consolidada com os líderes do setor público e privado do turismo brasileiro. E este ano, nossa comemoração tem um sentido especial, pela grande oportunidade de consolidar o país como destino turístico global, com a enorme projeção que teremos com a Copa e as Olimpíadas. Tenho certeza que os próximos anos serão de mais conquistas ainda", afirma Mário Moysés, presidente do Instituto.

Chove chuuuvaaa!

Nossa, por um instante, apenas 10 minutos...mas, deu uma certa chuvinha. Tímida, com medo de me fazer feliz!
Mas, não só eu como as folhas que do meu cantinho de cá, observei e...cliquei!
Chuva em Fortaleza (Foto de Célia Augusta)
Asfalto molhado (Foto de Célia Augusta)

Patrimônio histórico tem R$ 20 mil para conservação

Noticia do DN de hoje: 23/11/10 -Caderno Regional

O Banco do Nordeste (BNB) financiará a recuperação de imóveis privados, situados em 53 municípios de sua área de atuação, que participam do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC - Cidades Históricas) e estão próximos às agências do BNB. No Ceará, serão atendidas as cidades Aracati, Barbalha, Fortaleza, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará. Os recursos, no montante de até R$ 20 milhões, são oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Lugares de memória(Foto de Célia Augusta)


Pela parceria firmada, o BNB, na qualidade de instituição financeira pública federal, irá prestar serviços técnicos e operacionais necessários para a liberação do financiamento para recuperação de imóveis privados nas cidades participantes.


Taxa da inflação



Os proprietários e locatários de imóveis residenciais e comerciais, situados em áreas consideradas de preservação histórica, poderão ter acesso a apoio creditício para a recuperação dos imóveis históricos de seus interesses. De acordo com o coordenador de projetos parcerias públicas e privadas do BNB, Ocione Marques Mendonça, praticamente não há juros, apenas uma atualização da inflação pelo INPC.


O prazo de carência varia de acordo com o tempo necessário para a obra de reforma. O valor do financiamento também é variável segundo o projeto de restauração ou reforma. Em média é de R$ 23 mil. "A elaboração do projeto de arquitetura e de orçamento é por conta do proprietário do imóvel. O acompanhamento técnico da obra será feito pelo Iphan", explicou ele.


O processo se inicia com a Prefeitura, lançando um edital com o indicativo das condições e as áreas a serem objeto de recuperação. Os proprietários, por sua vez, apresentam o projeto técnico, o qual recebe a aprovação do Iphan. Após essa etapa, o BNB realiza avaliação cadastral e então o futuro beneficiário do crédito poderá acessar o financiamento, que terá prazos de dez anos para imóveis comerciais e de 15 anos para residenciais.

Caberá às Prefeituras, em parceria com o Iphan, identificar e selecionar os imóveis prioritários para integrar o programa de financiamento. "Esse programa é uma junção de esforços do Governo para a recuperação dos sítios históricos, favorecendo o desenvolvimento do turismo regional", disse Mendonça."


Mais detalhes no caderno Regional : http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=889494í


Cá com meus pontos no joelho eu penso:
Espero que mais cidades do Cariri sejam beneficiadas..Barbalha já tá ai, agora ainda tem um bocado de cidades a serem contenpladas, por isso que é importante o levantamente histórico cultural através de inventário para identificar e selecionar os imóveis. Como digo sempre em sala de aula: O governo tem que estimular, o proprietário tem que se interessar. Quem ganha é a cidade, a região.
Outro dia, estava em Viçosa do Ceará, e conversei com um dos proprietários de um dos casarões tombados em que ele me dizia: "Esse negócio é muito complicado, a gente pra fazer qualquer coisa tem que seguir as regras do IPHAN, de que adianta reformar? Parece que a gente perde a autonomia da casa da gente..."
O cidadão tem que se integrar ao projeto, acatar somente não, tem que ter envolvimento no processo, por isso que é importante que os esclarecimentos sejam feitos e continuados. Esse cidadão, quem sabe não entendeu o quanto é importante a conservação do património histórico de sua cidade, mesmo vivendo fora, ele se tornou um visitante, mais um motivo pra ele sentir-se bem, ao sentar na calçada e ver que até a fachada de sua casa enquanto criança, retoma as cores de antes em dias de hoje.
Agora, os visitantes agradecem, e , eu também! Eu entrevistei alguns nas cidades que conheci e senti o quanto é importante contemplar através da arquitetura recuperada as belezas culturais e históricas do lugar.





PARA REFLETIR:
DO LIVRO DE TOMBO do IPHAN:
A legislação federal que regula a proteção do nosso patrimônio cultural responde a um anseio cada vez mais presente em nossa sociedade e vem consolidar e viabilizar a preservação da memória nacional. Sem retirar do domínio do proprietário o bem cultural, confere-lhe, no entanto, uma característica especial, que determina a obrigatoriedade de sua conservação e manutenção como dever de toda a comunidade, visando sempre ao interesse público geral.  (http://portal.iphan.gov.br/)



 


                                                        Lugares de Memória (Fotos Célia Augusta)


 
EEEPMS-Lugar de aprendizado e de memória(Foto de Célia Augusta)
Lugares de Memória (Foto de Célia Augusta)





segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Ceará e Piauí crescendo!!!

O Piauí foi o estado brasileiro que teve o maior crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) Bruto a preços de mercado em 2008 (8,8%). O resultado positivo, em grande parte, se deveu à agricultura, incrementada pela cultura de soja. A economia do Ceará registrou o segundo melhor desempenho (8,5%), dentre as 27 unidades da federação, um valor de R$ 60,099 bilhões, que correspondeu a 2% da economia brasileira (R$ 3,032 trilhões).

Os dados são do projeto Contas Regionais do Brasil, divulgados no Jornal o Povo, pelos institutos Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), e trazem um perfil sobre os três setores da economia - agropecuária, indústria e serviços. Na série, 2004-2008, a economia cearense acumulou uma taxa de 24,5% contra 19,6% da economia brasileira, e de 21,2% da nordestina, significando um crescimento médio anual de 4,5% superior às taxas médias do Brasil, de 3,7%, e da taxa do Nordeste, de 3,9%. Mesmo com este resultado, o Ceará permaneceu na 12ª posição no ranking nacional e na terceira colocação dentre os estados nordestinos.

A economista do Ipece e coordenadora das Contas Regionais do Ceará, Eloísa Bezerra, observa que com esses resultados a economia cearense, em termos de taxas acumuladas, dispara na frente da Bahia e Pernambuco que tem PIBs bem maiores, respectivamente R$ 121,5 bilhões e R$ 70,4 bilhões.

No Ceará, agropecuária (25,5%), indústria (5,7%) e serviços (7,6% ) registraram taxas positivas. Eloísa explica que a agropecuária cresceu em 2008 sobre 2007 por causa da boa safra e dos agronegócios que , introduzindo tecnologia na produção de várias culturas colocou o Estado entre os maiores produtores e exportadores de frutas e flores. “A agropecuária tem participação pequena no PIB mas uma importância grande porque fornece insumos para a indústria de alimentos e bebidas, exportações e outras atividades da economia”, completa, avaliando que é, por isso, que termina pesando muito com taxas elevadas para cima ou para baixo.

(Fonte: Jornal O Povo em 18.11.10)

Samba da Bênção (Vinicius de Moraes e Baden Powell)



E para completar minha homenagem, um vídeo maravilhoso que considero uma das melhores interpretações da música maravilhosa do grande Poetinha, Vinícius de Morais , Samba da Benção, na bela voz de Betânia.

Viva o Músico!

Passo o dia hoje com música no ar...Hoje é dia do Músico!
Deixo a minha homenagem aos que fazem através da música, termos momentos preciosos, inesquecíveis, apaixonantes, tristes, inebriantes, sensuais, ternos, carinhosos, enfim...momentos musicais!
Algumas palavras sobre os músicos, sempre tão cúmplices de nossas vidas...

Hoje é dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, por isso hoje também é comemorado o dia do músico. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor.


Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.

O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações.

A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sexta-Feira de noovoo!

Pois é, hoje é sexta 19 de novembro...dia da Bandeira. No meu tempo de criança tinha homenagens ao Pavilhão Nacional nas escolas em que estudei. Acredito que ainda há hoje , mas a gente tinha feriado, acho eu, ou estou me enganando; não sei! Também, uma bandeira tão significativa como a nossa...Presto minha homenagem daqui enquanto estou de cama me recuperando de uma cirurgia no meu joelho sexy!(modeestaaa eu!!!)
Mas, sabe que ficar sem andar esses dias, me tornei uma leitora assídua de blogs, jornais, artigos, etc,etc
Boa Sexta pra todos e bom fim de semana!

Deu no Blog do Macário

Aeroporto no Brasil é "desastre", diz associação mundial de aéreas



Com este título, o blog do Macário traz um post interessante diretamente da Folha online, por


LUCIANA COELHO

EM BOSTON

"A principal associação mundial de companhias aéreas censurou ontem o Brasil por deficiências de infraestrutura que ameaçam o fluxo de passageiros na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016.
Impostos e taxas no país e na região também foram questionados como um obstáculo à operação, assim como riscos à segurança.

"O Brasil é a maior economia da América Latina e a que cresce mais rápido, mas sua infraestrutura é um desastre crescente", afirmou o presidente da Iata, Giovanni Bisignani, em discurso distribuído à imprensa...e muito mais.

Daí hoje lendo o jornal o Povo, no caderno  Opinião, há um textod Sr Fernando Nicásio da Cunha Filho, superintendente  regional do Nordesde da  INFRAERO, em que ele comenta que :"medidas estão sendo tomadas para garantir conforto e segurança, enquanto novos terminais e modernização transformam projetos em obras"... e mais: "todos os aeroportos do nordeste foram ampliados nos últimos 10 anos..."
Neste caso, eu fico pensando...se houve esse crescimento, é sinal que estão sendo feitas melhorias, o que tem que ocorrer agora, é diminuir esse "desastre crescente "que o Sr Bisignani fala em seu discurso. Será que ele conhece todos os aeroportos do nordeste?

Sei não, meu negócio é educação em Turismo, Hospitalidade, Gastronomia, mas, eu to de olho nessas coisas, vamos ver como vão ser resolvidas, porque o tempo tá passando...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

E eu no feriado??? Fui no Mercado Central

Feriado, dia da Proclamação da República.
Desde ontem à noite, no entorno do Mercado Central, em Fortaleza, o povo compra, compra, compra e compra...como tem coisas pra o visitante consumir. Fiquei impressionada com a quantidade de vendedores pela rua José Avelino e em torno entorno da Praça da Sé, da Av Pessoa Anta, do lado da Catedral no antigo Mercado São José...haja compras...e eu, coitada de mim, cheguei por lá por volta das 10hr da manhã de hoje, e conversei com algumas vendedoras que me disseram que foi boa a noite de vendas, mas, ainda aquela hora chegavam pessoas para comprar em pleno Feriadão...muito interessante esse cenário, em meio ao Centro Antigo da cidade de Fortaleza.
De xereta eu perguntei a uma ou outra vendedora o que significava pra elas o feriado de 15 de novembro, ao que elas me respondia: "melhorar as vendas"...e a histórira do Brasil? alguem sabe me dizer alguma coisa sobre esse dia? É isso, cidade turística não importa a data histórica, o turista quer é comprar, e pechinchar...no Posto de Informação, a Casa do Turista, encontro uma jovem, estudante de turismo, com fones de ouvido em frente a um computador...bom trabalho!
Pergunto a uma vendedora que se adequa a um espaço minimo abaixo do que foi antes um hotel, um albergue, uma repartição pública e um restaurante, se ela sabia o que tinha sido ali..."não sei, acho que foi um restaurante,sei não!"
Pois é...artesanatos, confecções, água de côco, souvenirs, etc, etc....Fortaleza no 15 de Novembro de 2010.

Tudo aqui começa antes

Pois é, dia 15 de novembro...Pe Mororó começou antes de Marechal Deodoro. Não tem jeito, no Ceará tudo acontece antes do previsto.Vejamos:
...No Ceará, mais precisamente na cidade de Campo Maior de Quixeramobim, era proclamada a primeira República do Brasil, no dia 9 de janeiro de 1824, 06 (seis) meses antes da do Recife, 07 (sete) meses antes da de Fortaleza e 65 (sessenta e cinco) anos antes da República proclamada pelo Marechal Deodoro, em 1889.A primeira República proclamada no Brasil em janeiro de 1824, quando a Câmara, seguida pelo Clero, a Nobreza e o Povo de Campo Maior de Quixeramobim, liderados pelo groairense(*), Inácio Gonçalo Loyola de Albuquerque Melo, (Pe. Mororó), considerou decaída a Dinastia Bragantina e reconhecendo o Governo Republicano, sinalizava-se, assim, o primeiro brado de protesto contra a decisão do então Imperador D. Pedro I, implantando, a partir dos sertões do Ceará, para todo o Brasil, uma República Estável e Liberal.
(Blog do Macário de hoje)

sábado, 13 de novembro de 2010

OOO tour maravilhoso!

Já pensou que legal!
Essa vem da Grã- Bretania


Acredita-se que esta macieira tenha inpirado Newton, na sua teoria da gravidade em 1665.Fonte:NTPL/Tessa Musgrave



  


A macieira de Newton e outras árvores milenares


O National Trust, entidade britânica que trabalha pela conservação da natureza e de construções históricas no país, está organizando uma série de caminhadas por vários lugares da Grã-Bretanha para mostrar as árvores mais antigas do país


Entre as dez localidades previstas, está a que abriga a macieira que inspirou Isaac Newton - em 1665, ao observar, sentado ao lado da árvore, a queda de uma maçã - a formular a noção de gravidade.

De acordo com o National Trust, as idades de exemplares antigos variam muito de espécie para espécie.

Por isso, um velho carvalho de 600 anos ou uma faia de 300 anos se qualificaram para o projeto. O National Trust também cita exemplos como o teixo, que pode chegar a milhares de anos de idade, ou o carvalho e a castanheira, que chegam a ultrapassar os mil anos de idade.

"Ficar perto de uma árvore antiga, que viveu séculos de história, pode ser uma experiência de humildade. Queremos promover estas árvores especiais e divulgar o perfil (das árvores) dentro das paisagens onde elas podem ser encontradas", disse Brian Muelaner, conselheiro para o setor de árvores antigas do National Trust.

A entidade visa analisar mais de 25 mil hectares de bosques e 200 mil hectares de terras cultivadas para incluir mais de 40 mil árvores antigas.

Apesar da importância, as árvores antigas da Grã-Bretanha não recebem nenhum status de patrimônio protegido.

Geralmente não há placas de indicação próximas a estas árvores ou listas oficiais. Se estas árvores estiverem fora das propriedades do National Trust, pouco pode ser feito para sua proteção, que pode ser ameaçada por atividade agrícola intensiva, pesticidas ou fertilizantes.(Fonte: http://www.msn.com/.)

Daí eu fico pensando: E a nossa FLONA,  quantas histórias pra serem relembradas? quanta beleza a ser admirada...que venha as chuvas!!!!!!
 

Admirando a Chapada (Foto de Célia Augusta)
  

Deu no Blog do Macário

Comissão da UNESCO, visita Missão Velha!
Olha as coisas dando certo!!!!!!!!
http://macariobatista.blogspot.com/2010/11/comissao-da-unesco-visita-missao-velha.html

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Gordo envergonhando...

Aff que vergonha!

Deu no blog do Macário:

Jô Soares constrange escritores e organizadores de prêmio literário


A cerimônia de entrega da oitava edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, na noite de segunda-feira, é a fofoca do momento no mundo das letras. O assunto principal nem é a vitória de Chico Buarque, com o romance “Leite Derramado”, mas a performance do humorista Jô Soares como mestre de cerimônias da noitada, na Casa Fasano, em São Paulo.



Dez escritores concorriam ao cobiçado prêmio de R$ 100 mil, que também dá R$ 35 mil para o segundo lugar e R$ 15 mil para o terceiro.



A cerimônia foi imaginada nos moldes do programa que o humorista apresenta na televisão, incluindo o seu sexteto musical. Jô ignorou diversas passagens do roteiro preparado para a sua leitura e, improvisando, causou diferentes constrangimentos.



O roteiro previa que Jô apresentasse cada um dos dez autores finalistas do prêmio, fazendo um breve resumo biográfico e da obra que disputava a láurea. Não disse uma linha sequer. Vários dos autores indicados estavam presentes e sequer foram mencionados, O segundo colocado, Rodrigo Lacerda, autor do romance “Outra Vida”, foi praticamente enxotado do palco para a entrada de Chico.



Além de ignorar o roteiro, Jô demonstrou falta de conhecimento literário, como se viu na pouca familiaridade do apresentador com o nome de Armando Freitas Filho, um dos principais poetas brasileiros, terceiro colocado, com “Lar”.



O constrangimento estendeu-se a Pilar del Rio, viúva de José Saramago, o escritor homenageado da noite. Jô recebeu Pilar no palco e, como de hábito, falou mais que a entrevistada, além de transmitir a impressão que era íntimo do autor. Sobre o seu último livro, “As Palavras de Saramago”, distribuído aos convidados, o apresentador disse pouco.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Do Editorial do Caderno Opinião do Jornal o POVO

"Turismo e Segurança nas praias do Ceará"
Mais um acidente na praia do Cumbuco, litoral de Caucaia. Desta vez, um grupo de holandeses (5 ao todo), em 4 quadriciclos, Um dos turistas morreu, outros estão feridos e alguns com ferimentos graves. Pois é, segundo o editorial, esta é a terceira morte de visitantes em praias cearenses este ano. Daí, eu fico a perguntar: Por que estão ocorrendo este tipo de acidente, será que os visitantes são orientados corretamente sobre os perigos de trafegarem com veículos que com certeza, eles não estão acostumados a dirigir nos seus locais de origem?
Estive há poucos dias no Cumbuco, com meu problema de locomoção, não sou uma pessoa pra ficar passeando em jangadas, bugs ou a cavalo. Mas, uma coisa me chamou atenção, quando o guia de turismo no ônibus nos informou sobre os passeios e orientou-nos sobre os cuidados a serem tomados. Este guia de turismo deixou bem claro que  a segurança é fundamental com relação aos passeios de bugues e ao chegarmos no ponto de apoio*, mais informações foram passadas a todos os participantes do grupo. Orientações são dadas desde que o turista está a bordo em direção ao Cumbuco. Na reportagem do JP, a presidente da Associação dos Locadores de Quadriciclos, informa que os turistas dispensaram o guia....Mas, isso é certo? Pergunto eu.
Existe uma Lei Municipal  que é a 1620/04, que restringe o passeio às dunas apenas aos bugueiros cadastrados na Cooperativa de Caucaia. E os turistas holandeses, foram parar nas dunas...Como pode isso?
Taí um assunto, para estudo de caso em sala de aula.
A pergunta de partida para a reflexão é: Já que os turistas se excederam e entraram em trilhas em meio às dunas móveis, como se poderá evitar isso? De que maneira os quadriciclos da praia do Cumbuco, poderão ser considerados seguros ?

*Ponto de apoio: Local de parada em roteiros turísticos com infraestrutura de restaurantes, bares, lanchonetes, lojas de artesanatos  e passeios opcionais.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Finalmente o concurso para EMBRATUR!

Saiu o edital do Concurso para a EMBRATUR
INSTITUTO BRASILEIRO DE TURISMO


EDITAL Nº 1, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2010

CONCURSO PÚBLICO 1/2010 - PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO-RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO

Olha as oportunidades chegando. Maiores informações no site da Universa. http://www.universa.org.br/, a partir de 10 de novembro até o dia 20 de dezembro de 2010.
Detalhe importante: As provas poderão ser feitas em Fortaleza.

O Dia do Hoteleiro

A hotelaria é um aliado importante para o turismo. E no Brasil, a expansão da hotelaria vem a cada dia aumentando em todos os estados. Alguns dados no Ceará, aproveitando que é o dia do hoteleiro, vou   expor aqui para conhecimento dos alunos e curiosos deste setor da cadeia produtiva do turismo.
 Existem mais de 1.030 equipamentos de hospedagem espalhados pelo Estado. Sendo que no interior mais de 800 estão em funcionamento. Na capital, Fortaleza, mais de 206. Segundo a Setur-Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, esses dados são do ano de 2009. O que já nos dá uma idéia da expansão desses equipamentos no nosso Estado. Como pode ser comprovado com a inauguração de mais um hotel da rede portuguesa Vila Galé, em Cumbuco, no município de Caucaia, na Grande Fortaleza, chamada no site do grupo como Costa dos Ventos...possui 465 quartos (UH)* e segundo o site é "um resort dos sonhos". Ótimo para quem visita, e mais oportunidades para empregabilidade na região. Segundo o Jornal o Povo de hoje, no Complexo Aquiraz Riviera, aí já tem 174 UH's somente no Riviera Beach Place Golf Residence, também de grupo portugues com parceria da Construtora Mota Machado. Portanto, que façam cursos para formar muita gente pra dar conta de bom atendimento nesses novos equipamentos e melhorar a qualidade no atendimento nos já existentes, porque tem deles que necessitam mesmo de boas práticas de hotelaria. Mas, como o Prodetur só tem pelo litoral e pela Grande Fortaleza, vou aqui rezando que haja um programa para o Cariri também! Com parcerias, Senac, Sebrae, Centec, e Setur. Com as bençãos de Padim Ciço!
* UH: Unidade habitacional. Refere-se ao alojamento que pode ser de vários tipos e preços. Como, quarto, apartamento e suíte.

Uma homenagem merecida


Primavera no norte da Argentina (Foto de Ferreira, 2010)
 Hoje se comemora a data de partida da grande Cecília Meireles, a nossa poetisa que se foi num dia como hoje, na primavera de 1964, dois dias depois de seu aniversário. Minha homenagem à esta mulher maravilhosa e inteligente que tantas e tantas vezes me inspira, e, eu continuo a escrever...


Retrato




Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.



Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.



Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida a minha face?



Cecília Meireles

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Pra comemorar!

Recebo do Marcio, do turismologia.com e segue abaixo. Um acontecimento para se comemorar, como turismóloga me sinto feliz e espero em breve participar da criação do Conselho!

Saudações Turísticas,

Aos 14 de junho de 2010, por iniciativa de 15 turismólogos aqui de Minas Gerais, fundou-se o Instituto Brasileiro de Turismólogos.

Após cinco meses de criação, pensando na união e valorização de uma categoria profissional, inúmeras conquistas indescritíveis foram alcançadas, entre essas a parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego para início do processo da inclusão do Turismólogo na Classificação Brasileira de Ocupações; conquista da sede com 150 metros quadrados em ótima localização; estrutura física para concepção e realização de projetos e a concepção, organização e realização do Congresso Brasileiro de Turismólogos.

Com o episódio do Concurso Público da EMBRATUR, pela primeira vez mostramos que estamos organizados, tivemos visibilidade e união da categoria junto às autoridades. O Turismologia.com.br através de seu mailing com mais de 140.000 emails tem orgulho de fazer parte deste momento histórico.

O que mais podemos fazer pela “Profissão do Presente”, pois falar “Profissão do Futuro” é coisa do passado!! Temos que estar preparados e sincronizados, pensar como uma grande equipe e principalmente buscar organização, para que possamos cada vez mais ocupar espaço no mercado de trabalho, articular a mudanças dos planos de cargos e salários dos organismos governamentais, e muitas outras que podemos juntos conquistar.
O Turismologia.com.br terá um novo posicionamento para o próximo ano, vai contribuir ativamente para a produção e divulgação cientifica do turismo brasileiro e o Instituto Brasileiro de Turismólogos de maneira profissional, vai atuar na valorização e inserção do Turismólogo junto ao mercado de trabalho.

Agradeço a colaboração e ajuda de todos que participaram deste projeto, e lembro que esta semana temos dois importantes acontecimentos, fechando um primeiro ciclo, o primeiro será a publicação do edital da EMBRATUR, cujo prazo termina está semana e a segunda é a realização do Congresso Brasileiro de Turismólogos aqui em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Muito obrigado,



Marcio Bensuaschi

Gestor Turismologia.com.br

marcio@turismologia.com.br

Para pensar e acompanhar

Ainda teremos queimadas, apesar de chuvas isoladas...observem o texto do INPE de hoje.
"Neste mês verifica-se que na maior parte destes estados as poucas chuvas estão muito isoladas e a estiagem já atinge mais de 40 dias consecutivos, seguindo a tendência da previsão de chuvas abaixo da média no trimestre OND. As temperaturas máximas ultrapassam os 36oC, favorecendo o uso do fogo sobre a vegetação e ameaçando o ecossistema em dezenas de unidades de conservação na Chapada do Araripe (PI), Serra da Ibiapaba (CE), Tapajos (PA), Serra Geral do Tocantins (TO), na Chapada do Araripe (PE) e na Reserva Biologica do Gurupi (MA) entre muitas outras."
Foram 24.000 ocorrências verficadas na BA, MT, TO, PI e MA e novas áreas queimadas foram detectadas em relação à média dos ultimos 10 anos no cerrado de TO, leste da BA e Sul do PA.









 Focos detectados do dia 08/11/10 com o Risco de Fogo previsto pelo modelo ETA 20km para o mesmo dia
Fonte: INPE,nov2010









sábado, 6 de novembro de 2010

Programa Empresa Formal, Turismo Legal!

Sempre defendo a formalização nas atividades do turismo, e, agora um programa do Ministério do Turismo conveniado com a sólida Fundação Universa e tendo um suporte institucional do SEBRAE, vem de encontro o que era uma tendência. Justifica-se, o Brasil precisa disso para melhorar o potencial de expansão do Turismo,

Como funciona?

"O turismo é um dos setores econômicos de maior potencial de expansão no País. Com uma economia fortalecida, prestígio no exterior e uma grande diversidade de atrações naturais e culturais, o Brasil se prepara para entrar para o time dos principais destinos turísticos do mundo.

Desde 2003, os gastos de turistas estrangeiros no País aumentaram 130%, chegando a US$ 5,3 bilhões de dólares em 2009. Para 2010, a expectativa dos empresários é de um aumento de quase 15%* no faturamento do setor.

Eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos vão ajudar, nos próximos anos, a impulsionar o turismo e a elevar a atividade a um novo patamar.

Mas é preciso estar preparado para aproveitar as oportunidades. O primeiro desafio é vencer o obstáculo da informalidade. A formalização de empresas e empregos e o cadastramento dos prestadores de serviço no Cadastur é fundamental para oferecer a cada turista, nacional ou estrangeiro, uma experiência de alta qualidade.

Para os empreendedores do setor, a formalização é bem mais que a possibilidade de regularizar sua situação e exercer sua atividade com segurança e tranquilidade. Formalizar-se significa ter acesso a melhores linhas de financiamento e a cursos de capacitação. Significa colocar sua empresa na vitrine e abrir novas oportunidades de negócio.

Estudos sobre as perspectivas do turismo no Brasil, cursos de capacitação para gestores e trabalhadores, campanhas de conscientização sobre as vantagens da formalização e do registro no Cadastur, ações de mobilização da sociedade e do setor."

O Programa foi lançado em Fortaleza no dia 28 de outubro.

O estímulo à formalização de empresas e empregos do trade turístico, por meio de conscientização, capacitação e mobilização, como formas de aprimorar a gestão e a qualidade dos serviços turísticos, representam as principais metas do projeto. De acordo com o coordenador da Fundação Universa, Eduardo Fayet, a finalidade é fazer com que os eventos esportivos tornem-se um legado permanente para o turismo brasileiro. “Entre todas as conveniências contempladas pelo projeto, o fato de passar a fazer parte do mapa do turismo internacional constitui a mais importante”, finaliza.



No site do programa http://www.empresaformalturismolegal.com.br/, vocês terão todas as informações para compreender a sua aplicabilidade.
O que sugiro que dêm uma boa lida e aproveitem: Formalizem-se!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Praia de Canoa Quebrada e a decisão jurídica

Recebo da ASDEC - Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada  e deixo para ser comentado...



Canoa Quebrada- CE ( Foto do site http://www.barracachegamais.com.br/)

"A paisagem de um dos destinos turísticos mais procurados do Ceará, a Praia de Canoa Quebrada, corre o risco de mudar nos próximos dias. É que, por determinação judicial, os proprietários de 18 barracas instaladas naquele trecho da orla terão de fechar os estabelecimentos imediatamente e, num prazo de 30 dias, providenciar a remoção total das estruturas.


A notificação contendo a decisão da juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, da 1ª Vara de Aracati, foi distribuída entre os empresários nas últimas quinta e sexta-feira. O parecer dela atendeu a uma provocação do Ministério Público Estadual (MPE), que fez o pedido em junho do ano passado.

Na oportunidade, os promotores de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara e Emilda Afonso de Sousa, da Comarca de Aracati, entraram com uma Ação Civil Pública com Pedido de Liminar, contra o Estado do Ceará, o município de Aracati - representado pelo prefeito, Expedito Ferreira da Costa - e as barracas Brisa Mar, Chega Mais, Antônio Côco, Da Lua, Tropicália, Canoa Beach, O Gulinha, O Casqueiro, Beira Mar, Lazy Days, Do Evânio, Do Alberto, Marcondes, Bom Motivo, Freedom, Do Gueto, Café de La Praia e O Luizinho, todas na Praia de Canoa Quebrada.

A Ação é baseada na alegação de que pretende garantir a segurança para clientes, funcionários e todas as pessoas que frequentam as barracas ou que estejam em suas adjacências. Assim, o Ministério Público Estadual requereu que fosse determinada a imediata interdição das 18 barracas e de outras que porventura se encontrem na mesma situação de perigo, seja na Praia de Canoa Quebrada ou em qualquer outra do município de Aracati, com a interrupção de todas as atividades comerciais ali desenvolvidas, até que seja encontrado um local seguro para a instalação definitiva das mesmas.

Segundo os promotores de Justiça, as barracas existentes junto às falésias de Canoa Quebrada colocam em risco a vida dos frequentadores e trabalhadores, uma vez que os empreendimentos foram construídos junto às falésias. As formações, de acordo com os promotores, estariam sofrendo avançado processo de erosão e assoreamento por conta da ação das chuvas e dos fortes ventos na região. A iniciativa do Ministério Público se baseou nos relatos de um desabamento de falésias na madrugada do dia 25 de fevereiro de 2009, que deixou três clientes das barracas feridos.

O presidente da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), Luís Nogueira, garante que a área não apresenta riscos para os usuários e que, já amanhã de manhã, o Departamento Jurídico da entidade entrará, junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), com o pedido de suspensão da determinação de retirada das barracas. "Assim que fomos notificados da decisão da Justiça, o documento foi cuidadosamente analisado. Agora, vamos tomar as medidas cabíveis", declarou o empresário. "Não podemos aceitar isso e vamos lutar", complementou.

Ele disse que o fim das barracas, que existem há mais de 40 anos, representará a extinção do turismo na região. Para Nogueira, compõem uma cadeia produtiva complexa, que é a base da economia da região. Ao todo, são 23 barracas distribuídas em 1,5Km de praia.

Apenas nas barracas, conforme Nogueira, são gerados 600 empregos diretos. Além disso, são mais 150 vendedores ambulantes cadastrados e 65 bugueiros, sem contar os pescadores, jangadeiros que realizam passeios em alto-mar, e os quadriciclos".

"Fora esses, há ainda hotéis, pousadas, mercadinhos, restaurantes, bares, agências de turismo e lojas de artesanato. É toda uma rede que depende da presença dos turistas atraídos, principalmente, pelas infraestrutura oferecida pelas barracas", explicou Luís Nogueira.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DEU NO BLOG DO CRATO

O ENEM será aplicado dias 6 e 7, e visitando o Blog do Crato, deparei-me com um post da Maria Otilia, desejando para os alunos que farão as provas, sorte e muita determinação... e eu, rogo aos Deuses que iluminem a todos os alunos participantes. Mas, o texto que ela enviou é muito bonito e vem de encontro com o que penso sobre as escolhas, os caminhos, os desafios que sempre comento em sala de aula. Coragem e determinação.!
Logo mais, meu neto mais velho o IVO LUIZ, vai em busca de outros caminhos neste exame. E, eu, aqui , a pensar positivamente, soooooooorteeee!

ABRINDO A PORTA


"Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala, que tinha um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro do outro, a qual haviam gravadas figuras de caveiras.

Nesta sala ele os fazia ficar em círculo, e então dizia:

- vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros, ou passarem por aquela porta e por mim lá serem trancados. Todos os que por ali passaram, escolhiam serem mortos pelos arqueiros.


Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servira o rei, disse-lhe:

Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?

- Diga, soldado. - O que havia por trás da assustadora porta? - Vá e veja.


O soldado então a abre vagarosamente, e percebe que a medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, ate que totalmente aberta, nota que a porta levava a um caminho que sairia rumo a liberdade. O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:


Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a arriscar abrir esta porta.


Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar? Quantas vezes perdemos a liberdade, apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos?"

Autor Desconhecido

Deu na Folha On line

Andre Zara e Rafael Mosna escreveram para a Folha On line, uma matéria interessante sobre os 20 paises mais visitados no mundo, dentre eles, apenas 5 pedem visto para brasileiros.Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo) que fez um levantamente sobre os países que estão elencados na tabela publicada na Folha On line do dia 26/10/2010.
Fiquem atentos e vejam quais países solicitam vistos para nós brasileiros..

Os Estados Unidos, por exemplo para se tirar um visto,há casos que pode demorar até 70 dias, pois segue uma série de protocolos. Para quem vive no Cariri, por exemplo, recomendo entrar em contato com a ABAV-CE, (Associação Brasileira de Agência de Viagens) e solicitar assistencia para isto. Na página da ABAV, você tem dicas sobre visto, passaportes, uma série de informaçõe spara quem vai viajar ao exterior. Acesse o link  
http://www.abav-ce.com.br/dicas_lista.php

Outras dicas importantes:

Para o México, o agendamento também é feito pelo site. Para o Canadá, ele deve ser marcado por telefone. Nos casos de China e Ucrânia não há a necessidade de entrevista. É pedida apenas a entrega de documentos.
Os países da América do Sul não exigem visto para brasileiros. Também não é necessário tirar o documento para entrar nos integrantes do chamado espaço Schengen --mas a estadia é limitada a 90 dias. Estão no acordo: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Aústria, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia e Suíça.

Recomendo os links das Embaixadas destes países e assim, você poderá obter maiores informações.
´
Na página da OMT, você também terá diversas informações sobre este tema e muito mais, inclusive é um espaço obrigatório para o estudante de turismo, o agente, consultor e os que curtem viajar...mas, como educadora de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia, indico que sempre que possível você visite o site pois, é lá uma fonte que você terá sempre bons momentos para "matar a sede" de conhecimentos de Turismo.
A OMT, tem sede em Madri, e ela é um orgão das Nações Unidas, voltado para debater o turismo, ser um fórum onde pode-se conhecer as polítcas de turismo, além de ser uma fonte contínua de informações deste setor.
Recomendo o site, que tem versões em vários idiomas. O Brasil é estado membro desde 1975.
Acesse: http://www.unwto.org/index_s.php

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nova temporada de Cruzeiros agitam o mercado turístico

Deu no Blog do Macário!

Temporada dos Cruzeiros a começar...
Excelente matéria produzida por Dháfine Mazza, do jornal O Estado
"A estimativa é que o número de passageiros seja ampliado em pelo menos 35% neste ano em relação à última temporada”, afirma Tarcísio Ximenes, presidente da Catavento Turismo, operadora de turismo especializada em cruzeiros.
Confira a materia na integra no link abaixo!





http://macariobatista.blogspot.com/2010/11/cruzeiros-crescimento-turistico.html

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Aos mortos com carinho e saudades

Dia dos Mortos, dia de Finados e daí eu fiquei a pensar o que iria ser mais interessante para escrever hoje?
Primeiro, que é um dia de lembrar de nossos entes queridos que estão em outra dimensão, reverenciando através de uma visita ao cemitério...e, segundo, eu moro em frente a um,  muito  interessante por sinal, de uma arquitetura do Sec XIX, portanto, a minha vizinhança é bastante significativa, que muitas vezes, entro por lá e fico a admirar a arquitetura fúnebre, e rezando por aqueles que ali tiveram sua ultima morada. As lembranças são eternas, a saudade é constante, porque a tristeza a gente permite por algum tempo, pois as pessoas que amamamos quando se vão para uma outra dimensão ficarão sempre em nossos corações...minha homenagem com carinho e saudades!


Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, ao fundo a Chapada do Araripe (Célia Augusta, 2010)

Cemitério de Antonina do Norte (Célia Augusta, 2010)

TURISMÓLOGO...

Recebi de minha aluna Deise da EEEPMS futura Turismóloga

"TURISMÓLOGO NÃO BEBE,DEGUSTA;
TURISMÓLOGO NÃO VIAJA,FAZ VISITA IN LOCO;
TURISMÓLOGO NÃO DÁ FESTAS,PROMOVE EVENTOS;
TURISMÓLOGO NÃO SE HOSPEDA,FAZ CONSULTORIA NO HOTEL;
TURISMÓLOGO NÃO FAZ PROPAGANDA,TEM PLANO DE MARKETING;
TURISMÓLOGO NÃO TEM EMPRESA,TEM EMPREENDIMENTO;
TURISMÓLOGO NÃO TEM GRUPO DE AMIZADE,TEM TRADE:
TURISMÓLOGO NÃO TEM PARCERIAS,PARTICIPA DE CLUSTER;
TURISMÓLOGO NÃO PRESERVA O MEIO AMBIENTE,PRATICA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL;
TURISMÓLOGO NÃO SEPARA O LIXO,FAZ COLETA SELETIVA
;
TURISMÓLOGO NÃO DELIMITA O NÚMERO DE PESSOAS,FAZ PLANO DE MANEJO"

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Youth food Movement chega ao Brasil

Recebo e repasso, não sem antes dar meu pitaco ( é o nooovooo!!), a garotada precisa ser mais consciente com relação ao movimento de comer bem. Comer é ótimo, mas, em tempos de tantas mudanças climáticas, sociais, culturais e virtuais, muita gente vive correndo, sem ter tempo de sentar para  comer, de modo a desfrutar com prazer  e com educação o alimento de todo dia; precisa ser mais voltada para uma re-educação no aproveitamento do "de comer", como defende o movimento... ´"um elemento vital da filosofia do Slow Food é o re-treinamento dos sentidos e da percepção. Especialmente os jovens estão correndo sérios riscos de perder a noção do que significa comer, assim como sua ligação com a região e o relacionamento com a sazonalidade".
Mais detalhes click aqui ! E se eduque!!!!

Youth food Movement chega ao Brasil

Deu no blog do Macario

Tá vendo como não é só Brasil?
Meu amigo Macario tem disso...observa e publica...como eu sigo, vou blogando!
Mas, que coisa feia um breakfast com sonegação ( adorei o "breguifeste", uma excelente adaptação do ceareces) !!!! E como é caro em NYC...mas, aqui esse café da manhã sairia bem melhor hein?
Aproveito para uma breve explicação: Há hotéis que possuem o café da manhã incluido na diária, outros não incluem.
Explico:
Como a hotelaria também tem termos em ingles, no regime americano, temos :  Acomodação + café da manhã + mais almoço e + o jantar =FAP (Plano Americano Completo) e Plano americano modificado é MAP= Acomodação +Café da Manhã + almoço ou jantar . Resumindo: Pensão Completa e Meia Pensão.
Porque citei regime americano? Porque tem os outros lugares, em outros continentes, como o Europeu, que utiliza um outro plano de acomodação em algumas redes, e o café vem com menos itens, e alguns não oferecem o regime de pensão completa. E nos países tropicais como o nosso, o café é mais farto e menos calórico,embora em inúmeros deles acrescentem vários componentes do café americano, tendo em vista a frequencia de apreciadores destas iguarias que o Macário cita no seu post, tanto estrangeiros como brasileiros...Mas, vamos ao post e divirtam-se!
http://macariobatista.blogspot.com/2010/11/breguifeste.html

Da Revista Digital Envolverde

O Protocolo de Nagoya de Acesso e Participação nos Benefícios dos recursos genéticos foi o êxito mais ambicioso da cúpula da biodiversidade, realizada no Japão.
Escreve o corresponde Stephen Leahy na Revista Digital Envolverde
E vale a pena ler para acompanhar !


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=82951&edt=

Numa manhã de novembro!

Subindo ou descendo, a vida continua entre as serras do Ceará (foto de Célia Augusta)
Tem gente que acorda cedinho, tem gente que dorme até as 11hr, 12hr, mas, por aqui eu passo horas a ler, escrever, navegar na internet, assistindo televisão e dormir...mas, claro que me exercito, não como antes, mas, no tempo certo, obedecendo as ordens de meus orientadores da saúde, afinal eles são os médicos responsáveis por mim...mas, pense como eu dormi bem, nesta véspera de Todos os Mortos, Todos os Santos, todos os vampiros, morcegos, bruxas, fadas, duendes, doces e traquinagens...mas, o que me fez bem de ontem para hoje foi acompanhar uma vitória maravilhosa de uma mulher em meu país...isso se chama Brasil, isso se chama realidade brasileira. Se a chamaram de bruxa, se a chamaram de tudo quanto foi coisa, não to nem aí óoo!!!! Estou feliz! Isso é o que importa!, o resto??? A história do BRasil, que me faz lembrar um professor português que falou em sala de aula: "vocês precisam escrever sobre a história brasileira, a verdadeira (sic)" vai escrever... E eu? estou pensando...estou pensando...na verdade, estou vivendo...estou vivendo a história social brasileira!