E as festas juninas continuam...Hoje celebra-se o dia de São João, em vários países as festas juninas foram historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício do verão, celebrada no dia 24 de junho segundo o calendário Juliano(pré Gregoriano) e foi cristianizado na Idade Média .
Algumas informações sobre o Santo de hoje: São João ambém é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta. Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão. Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
Existe outra lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra.
As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arredondada.
As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arredondada.
Aproveitem o dia de São João!
Nenhum comentário:
Postar um comentário