quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bom dia com boas notícias da Hotelaria!

Bom dia!
No mês de  junho muita coisa está acontecendo, e, não poderia deixar de postar sobre as novas medidas tomadas pelo Ministério do Turismo, pois, agora existe uma nova portaria sobre a classificação hoteleira.
O ministro do Turismo, Pedro Novais, apresentou, dia 7 de junho último, ao trade turístico, em São Paulo, a portaria que institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) que visa qualificar a hotelaria brasileira e criar referências para os turistas brasileiros e estrangeiros. O Brasil atende acima uma exigência da FIFA, tendo em vista a Copa do Mundo de Futebol em 2014. A classificação dos hotéis voltará a ser por estrelas, sistema adotado em vários países no mundo. 
Segundo reportagem no Cadernos de Turismo do JP,, os parâmetros para a avaliação de empreendimentos hoteleiros representam vantagens para o consumidor e também para o empresário. “Os empreendimentos classificados terão credibilidade junto aos turistas, agentes de viagens e operadores. Ganham também uma importante ferramenta de publicidade para posicionar sua marca no mercado”, afirmou o ministro.
O sistema conceitua sete tipos de empreendimentos: hotel, hotel-fazenda, hotel histórico, flat/apart hotel, resort, pousada e cama & café e os enquadra em categorias, que serão identificadas na 
escala de uma a cinco estrelas. Dentro de 45 dias os hotéis terão sua reclassificação.
Porém, deve-se ficar de olho, se realmente as normas estabelecidas vão ser cumpridas, cabe ao trade, ao próprio consumidor turista, as entidades públicas e privadas, apoiarem esse processo de construção, pois ocorrerá uma nova cultura para a classificação.

Se você, aluno, seguidores, quiserem acompanhar mais de perto, e saber detalhes sobre o SBClass, acessem o site do Ministério do Turismo; eu já estou fazendo isso e aprendendo mais sobre essa nova classificação; afinal a reclassificação por estrelas retorna, mas, de uma maneira diferente.
Vamos lá! Vamos aguardar novas posturas na hotelaria brasileira.

Informações em www.classificacao.turismo.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário