quinta-feira, 2 de junho de 2011

Valorizando os destinos turísticos do Ceará


Da Assessoria de Imprensa da Setur:
Com o objetivo de iniciar o processo de Planejamento de Projetos de Valorização de Destinos Turísticos no Ceará, serão realizadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), consultas participativas referentes ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). As atividades serão iniciadas no município de Beberibe nesta quinta-feira (2), no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Em seguida, nos dias 3 e 7 de junho, respectivamente, os eventos  serão realizados  nos municípios de Caucaia, no auditório do Centro de Apoio ao Turismo (CAT), e em Aracati, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Todas as reuniões serão iniciadas, a partir das 9 horas, e terão a apresentação do Prodetur Nacional realizada pelo secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia.
A Consulta Participativa visa promover um debate em formato de audiência pública que resultará em ações para garantir o envolvimento de diversos segmentos distribuídos em todo destino turístico, de modo que todos os cidadãos participem no planejamento e possam intervir na realidade das localidades envolvidas na ação. Durante as reuniões, além da participação do secretário Bismarck Maia, haverá a apresentação do Projeto de Valorização dos Destinos Turísticos, seguida de debate com o público presente na audiência.
Diferente do processo tradicional de construir planos de ação e projetos de intervenção com base em diagnósticos realizados, exclusivamente, por técnicos e especialistas, a elaboração dos Projetos de Valorização de Destinos Turísticos permitirá a participação dos membros da sociedade local, como empresários e lideranças da região, permitindo diferentes olhares sobre uma mesma realidade, contribuindo para a conscientização e realização de ações especificas para o desenvolvimento do turismo nas localidades em questão.

A atividade resultará na aproximação entre os moradores do Destino e seus arredores, reunindo registros de memória das pessoas e grupos sociais, apontando elementos da cultura e da vivência nas localidades onde a consulta será realizada, permitindo, assim, que se construam, posteriormente, releituras coletivas das potencialidades de cada município.

Palestra sobre Educação Ambiental e Turismo em Beberibe
(Foto de Célia Augusta,2007)
Daí fico a pensar: Foi ou não foi importante o trabalho que muitos de nós fizemos nos destinos quando éramos apenas técnicos a ensinar o turismo, a realizar oficinas, a levar educação para as comunidades? Educação ambiental e o turismo, oficinas de ecoturismo, introduzindo a questão do turismo para as comunidades, pena que posteriormente os empresários e lideranças muitas vezes não entraram em acordo, muitos ficaram fora da cadeia produtiva, muitos foram vítimas da especulação imobiliária!! Mas,ainda bem que os estudos da geografia e do turismo aliados ao de economia puderam desenvolver novas técnicas e novas alternativas para a conscientização dos envolvidos. Desenvolver o turismo sustentável leva anos, até porque a academia consegue muitas vezes levar para a sociedade grandes soluções e sabemos que a utópica visão deste turismo sustentável de antes, hoje está sendo aos poucos compreendida e real, embora ainda haja especulação, grileiros, sonegadores de impostos, etc. Espero que seja respeitado tais elementos da cultura e vivência dos povos que habitam os lugares paradisíacos do litoral cearense. Que venham outros projetos e programas! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário