quinta-feira, 2 de junho de 2011

Por Caridade e por Santo Antonio

A foto do dia foi colocada no intuito de escrever sobre algo que neste mês de junho,  é pertinente e ao mesmo tempo intrigante: A estátua de Santo Antonio em Caridade-CE. Uma cabeça e um corpo separados e distantes. Daí você pode perguntar por quais motivos um município entra ano e sai ano não encontrou ainda uma solução para esta situação ?Caridade, é uma cidade e município do Ceará, cerca de 100km de Fortaleza, ao  norte, tem um altitude de 144m, e,localiza-se na microregião de Canindé. Foi fundada em 1958. Possui mais de 20.000 habitantes.Como fica localizada em local de passagem de romarias para Canindé (município no sertão cearense que é conhecido pela romaria de São Francisco de Assis), teve um rápido desenvolvimento. Estive algumas vezes nesta cidade, devido à passagem não somente  com destino à Canindé, mas, a outros pelo Cearázãozinho que tanto gosto. Caridade fica às margens da BR 020 que atravessa o sertão do Ceará desde Fortaleza.
Mas, se teve algo a me chamar a atenção, foi a questão do Santo Antonio de Caridade, o santo sem cabeça.Ou melhor, a cabeça tem, mas, não está no mesmo lugar que o corpo. Explico: Na década de 90, a prefeitura resolveu homenagear o santo padroeiro e começou a construir uma estátua de Santo Antonio.Ocorre que o corpo foi plantado no alto de um serrote, chamado Kágado (nome original do lugar).
Vista da BR 020 do serrote Kágado e o  corpo da estátua de Santo Antonio
(Foto do celular de Célia Augusta, Caridade-CE)
Segundo o site Turismo Sertanejo, organizado pelo Prof Seabra, da UFPB, a história da estátua teve início quando esse prefeito encomendou ao artista plástico cearense Francisco Barbosa de Oliveira Franzé D'Aurora, a modelagem do monumento santificado.Ao finalizar o tronco e fincada no alto da colina, a cabeça não foi possível erguer até a altura do pescoço da estátua, onde é o seu lugar. Resultado: a cabeça foi largada a uns 3km do corpo, por falta de recursos, jamais tentaram colocá-la sobre os ombros da santa estátua. Assim se passaram 19 anos, o prefeito que teve a idéia já morreu, outros vieram e nada fazem. A população cosidera um sacrilégio a estátua do santo ficar sem cabeça, mesmo assim, continuam a devotar o santo que é representado em sua cidade, imolado no alto do morro. E assim, a cidade continua a ter o seu padroeiro, mas, sua cabeça, está em um muro de casa, porque em seu entorno  foram construídas várias pois lá existe um conjunto habitacional. A população vive à espera de um milagre de Santo Antonio, pra resolver tal situação. Hoje, liguei pra lá para me certificar se ainda está a cabeça no mesmo lugar, e, me informaram que ainda continua. Bem, o certo é que o santo sem cabeça, virou tema de filme, ainda não sei se está pronto. Em outro site que pesquisei, fala-se que a senhora dona da casa cuja cabeça está encostada no muro, diz que teve gente que morou por lá, dentro da cabeça do santo; e isso eu posso confirmar pois quando lá estive o pessoal me contou a mesma história. O que comenta-se é que é "muito comum os devotos do santo, para alcançar seus intentos, sequestrarem o menino do seu colo. A criança só é devolvida se os pedidos forem atendidos", ainda mais essa! Ainda dizem também que estão a pensar em construir uma outra estátua...mas, será? 
Estranhas coisas acontecem no sertão cearense, e agora eu fico cá a pensar: Ainda não existiu nenhum prefeito que teve uma solução para isso? Uma outra estátua?
Por caridade peço ao Santo milagroso Antonio, amigo dos namorados, das coisas perdidas, que ajude a achar uma solução pra sua cabeça! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário