sábado, 4 de junho de 2011

Artesanato do Jalapão

Alguém sabe onde fica o Jalapão?Pouco conhecido e selvagem  abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins , São Felix do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Mateiros  e Rio da Conceição,  é uma região que possui 34 mil km² com ,  um Parque Estadual e fica no Estado de Tocantins, cuja capital, Palmas, fica a 1.776 km de São Paulo e a 2.124 km do Rio de Janeiro. No município de Mateiros o Parque do Jalapão é considerado o maior parque do Estado. Este não é um lugar comum: as estradas sem fim alguns trechos de areia fofa limitam o acesso a esse paraíso, e talvez seja por isso que o lugar ainda esteja tão preservado. Segundo o site do Governo de Tocantins, é um lugar de descobertas permanentes. Em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, surgem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas. 
Ficheiro:Dune at Jalapao.jpg
Dunas do Jalapão-TO(Foto de Wikipédia)

Por lá existem dunas de areia avermelhadas(devido ao arenito que com a erosão envia uma poeira vermelha que cobre as dunas naturais), cachoeiras exuberantes, em meio ao cerrado.
É uma região árida pontilhada de oásis, e fica situada na zona leste do Tocantins. Sua temperatura média é de 30 graus. Ocupa uma área equivalente ao estado de Sergipe, e passou a condição de parque estadual a partir de 2001.




Trabalho artesanal de Capim Dourado(Foto GETO)



Capim dourado do Jalapão-TO(Foto do Sebrae)
E é daí que vem o capim dourado. 
As peças artesanais produzidas no Jalapão serão certificadas com o selo de identidade geográfica do INPI- Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 01, pelo presidente da entidade Jorge Ávila.

Segundo o presidente o anúncio oficial será feita na última semana de julho. Com a certificação os produtores da região irão agregar valor ao produto comercializado acabando com a figura do atravessador.

A secretária da Cultura Kátia Rocha, explicou que os artesãos serão qualificados pelo Sebrae. “Designers das melhores lojas irão realizar essas oficinas”, ressaltou.

As normas para a certificação serão estabelecidas pela associação criada pelos artesãos. “Os produtos serão analisados e terão que se adequar as regras, a fiscalização fica por conta da Secretaria da Cultura”, ressaltou o presidente do INPI.

Depois da certificação será proibida a vinculação dos nomes dos produtos certificados com os de outras regiões. O selo também irá normatizar o manejo da matéria prima.

Fonte: Governo do Estado de Tocantins, Sebrae e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário