domingo, 5 de junho de 2011

O Dia Mundial do Meio Ambiente

Bom dia !
"As florestas do mundo armazenam enormes quantidades de carbono, que é liberado para a atmosfera quando elas são derrubadas e queimadas, o que acelera as mudanças climáticas. O desmatamento é a terceira maior causa de emissão de gases de efeito estufa, ficando atrás somente da produção de energia e da indústria e à frente do setor de transportes. No entanto, a Floresta Amazônica vale muito mais do que todo o seu carbono. Precisamos valorizar as florestas existentes no mundo por todos os serviços que elas nos proporcionam. Parte essencial desse processo consiste em compreender plenamente o papel das florestas dentro do sistema climático, o que representa um importante desafio do ponto de vista científico."
Cuide ! (Foto de info54)
Este texto faz parte de um relatório feito pelo Brasil e Reino Unido, sob a responsabilidade dos técnicos do Centro de Ciências de Sistemas da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE e o Met Office Hadley Center- MOHC.
O projeto colaborativo dos dois países, iniciou-se em 2006, e, até hoje os dois países trabalham em conjunto para um tema que preocupa a todos aqueles que possuem o "senso de urgência". Cada dia que passa, as mudanças climáticas estão cada vez mais assustando-nos, não dá para ficar alheio ao que vem ocorrendo. Como educadora ambiental, no fim da década de 90, eu falava que era importante cada um de nós nos abastecemos de informações e contribuir para minimizar os impactos ambientais causados pelo turismo e por que não dizer, por todos nós? Muito criticada à época, eu buscava conhecer e estudar mais sobre o meio em que vivemos. Lembro-me que fui chamada de exagerada, havia grandes polêmicas entre os colegas, tendo em vista que eu defendia mais horas de educação ambiental nos temas transversais na formação profissional.
O tempo passou, e, as coisas mudaram, já são 39 anos desde do  encontro de Estocolmo, 19 anos da ECO 92,  a resposta do mundo veio naturalmente e, agora, observando as manifestações referente à semana do Meio Ambiente, sei que nossa missão enquanto educadores ambientais serviu para alguma coisa. Aqui não há demagogia, aqui eu falo das experiências que vivi e procuro alertar aos seguidores o quanto é importante nós conhecermos e defendermos um turismo mais socialmente justo e ambientalmente sustentável. Princípios que norteiam a educação ambiental.
Chapada do Araripe (Foto de Célia Augusta)

Alunos de Crato, do Curso de Técnico em Turismo, vários deles, geógrafos ou estudantes da geografia, me deram o maior orgulho na aula inaugural, porque eu percebi diante dessa turma, que ainda há esperanças para a nossa querida Chapada do Araripe, o KAriri como um todo.
Guiar com a noção de pertence e principalmente entender que o turismo sustentável é possível, essa é melhor resposta ao que nós os educadores de turismo queremos.
Não é somente prevenir, não é somente educar, é criar alternativas para minimizar os impactos negativos que o turismo causa. Compreendo que as incertezas existem, mas, medidas mitigadores são bem-vindas sempre, para isso, todos os envolvidos nos estudos de turismo e meio ambiente, devem ser comprometidos com o desenvolvimento sustentável. A melhor saída é a informação, a educação e a conscientização, superando a noção de sensibilização.
A responsabilidade é de todos nós(Foto do Brasil Escola)
                                                   Aproveite, vá ao parque, proponha uma coleta seletiva em seu condomínio, evite o desperdiço de água, plante, cuide de seu jardim,use sacolas reutilizáveis, seja educado no trânsito, cuide-se!
Tome atitudes como a dos alunos do curso de arquitetura da UFC, que conforme pode ser visto na foto do dia resolveram fazer um trote solidário, dá sombra às pessoas em pleno meio-dia, no cruzamento das avenidas no entorno da faculdade. A solidariedade também faz parte da melhoria do meio no qual a gente pertence.

2 comentários:

  1. Faz tempo q não passo por aqui,né? Mas não é por falta de interesse, pois eu adoro ler tudo o q vc escreve :)
    Muita coisa p fzr, final de semestre e p variar estou com o tal do microplasma... vivia pegando infecção, gripe e não descobria o pq. Então fui indica p ir ao pneumologista e ele acertou na mosca... de contra partida é contagioso e Edgar tb está no tratamento p evitar essa doença. Enfim, estou aqui de novo p dizer q adorei esse arquivo. Parabéns pelo crescimento constante do seu blog. E eu tenho q criar vergonha e escrever no meu tb... rsrsrs. Sim!!! eu vou marcar um dia p comer os bolinhos de bacalhau. Bjos

    ResponderExcluir