Como diz Maciel(2002): " como um fenômeno social, a alimentação não se restringe a ser uma resposta ao imperativo de sobrevivência, ao ‘comer para viver’, pois se os homens necessitam sobreviver (e, para isso, alimentar-se), eles sobrevivem de maneira particular, culturalmente forjada e culturalmente marcada". Ou seja, os homens criam ‘maneiras de viver’ diferentes, o que resulta em uma grande diversidade cultural. E é com essa diversidade, que a gente acaba aprimorando a ceia do Natal, do Ano Novo e das reuniões familiares.
A lentilha, acabo de por de molho!
Sei que vou conseguir fazer, lá pra de tardinha, e, mesmo que sinta dores nas pernas...não tem problema, hoje eu vou na cozinha fazer o prato que há anos preparo para a família!
Dos 4 filhos, 2 estão em Brasilia... 1 vai para o Aterro de Iracema, e a mais velha fica em casa com a família!
E eu? Por aqui mesmo, junto à Matriarca que vai de branco pra não quebrar a tradição dos LOPES...esta é a legítima "flor de bugari" como diria Rubem Andrade: " dentre as rosas, seria ela a soberana"!
Vou passar o dia assim, um pouco de lembranças, uns tantos planos, agradecimentos e contabilizando as dádivas e fortalecendo a alma para o corpo ir em frente.
E segue a receitinha básica da lentilha, à maneira da Celyta, pra quem quizer fazer:
Ingredientes:
500 gr de lentilhas
1 cebola grande
3 dentes de alho médio
Ervas finas a gosto
1 e meia folha de louro
Salsinha a gosto
Sal e pimenta branca a gosto
1 xicara de vinho tinto seco
2 linguiças calabresas cortadas em cubos
Azeite aromatizado com tomilho e aniz estrelado
Como fazer:
Lave a ervilha e ponha de molho (no mínimo umas 4hrs). Cozinhe a lentilha em bastante água (como se fosse macarrão) por 15 (na panela de pressão). Verifique se ela está al dente e coloque numa bacia com água e gelo para encerrar o cozimento. Em seguida, coloque num escorredor para que fique bem sequinha.
Pique a cebola em pedaços não muito pequenos. Leve ao fogo bem baixo numa panela com uma colher de água por uns 40 minutos, ou até que os açúcares e sucos da cebola já tenham dourado. Acrescente o vinho tinto.Reserve.
Lentilha refogada (Do R7) |
Em uma outra panela refogue em azeite aromatizado o alho, a linguiça, acrescente a cebola marinada no vinho, a lentilha, o louro e as ervas finas mais a pimenta e sal e por último acrescente a salsinha.
Dá pra umas 1o pessoas comerem as colheres necessárias para pedir fortuna e prosperidade no ano de 2011. E eu desejo muita saúde, paz e LUZ a todos!
Bom Apetite!
Magnifique !
ResponderExcluirMon cher Baronne, grande recette pour les lentilles. Que votre nouvelle année soit remplie de joie, la prospérité, la santé, de chance et beaucoup de succès.
Le Baron
Merci Mons. Le Baron! Par toi aussi!
ResponderExcluirBon année!!!!!!!
Eu acabei de copiar a receita (para o meu marido fazer rsrs).
ResponderExcluirMas será que fica gostoso sem a salsinha?
Abraços.
Obrigada por seu comentário!
ResponderExcluirFica sim, eu já preparei sem a salsinha Thaty, os temperos vc pode variar e por o que vcs estão mais acostumados. Bom apetite e Feliz 2011!
Pois é, eu não sou muito fã de salsinha...
ResponderExcluirFeliz 2011 para você também.