sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Hoje é dia de comemorar! Slow Food, notícias

No dia 10 de dezembro o movimento Slow Food comemora o Dia do Terra Madre , e centenas de eventos simultâneos serão realizados em todo o mundo

As comunidades do alimento do Terra Madre representam um conceito novo. A comunidade do alimento é constituída por todos os sujeitos que operam no setor agroalimentar, da produção de matérias-primas à promoção de produtos acabados, e que se caracterizam pela qualidade e a sustentabilidade das suas produções. A comunidade do alimento está intimamente ligada ao próprio território do ponto de vista histórico, social, econômico e cultural.


As comunidades do alimento são de dois tipos:

1. DE TERRITÓRIO: a comunidade produz vários produtos, até diferentes entre si, mas todos ligados a uma área geográfica delimitada ou a uma etnia indígena;

2. DE PRODUTO: a comunidade é composta por todos os agricultores/criadores, transformadores e distribuidores que contribuem, de várias formas, na produção de um determinado produto proveniente de um território específico. Neste caso a comunidade do alimento coincide com a fileira produtiva.

Os produtos da comunidade são produzidos em quantidade limitada, por explorações agrícolas ou em unidades de pequenas dimensões. O produto ou os produtos das comunidades se distinguem acima de tudo pela sua QUALIDADE:

•ORGANOLÉPTICA: o produto é bom (possui ricas qualidades de sabor, textura, cheiro etc);

•AMBIENTAL: o produto é limpo, natural, sustentável;

•SOCIAL: os produtores recebem uma retribuição justa; e, além disso, nas comunidades não se praticam discriminações de qualquer espécie, nem se recorre ao trabalho infantil.


Comunidade do Alimento no Ceará:

Produtores de Pequi de Cacimbas, Ceará


A fruta do pequi (Caryocar brasiliense coriaceum), que é colhida quando cai no chão, contém um óleo que é usado na cozinha e para produzir cosmético. O pequi é um traço típico da cultura e da gastronomia do povo que vive no sertão, os Sertanejos. A árvore é comum em todo o Cerrado. Sua fruta tem um forte perfume e um sabor característico, contém entre uma e quatro sementes dentro de uma polpa. Essa polpa é cozida e usada para fazer pratos condimentados. A comunidade de Cacimbas compreende cerca de 1.000 produtores, que aplicam critérios ecológicos na coleta, processamento e venda de produtos derivados do pequi, uma velha tradição da região. O pequi também é usado na medicina caseira e figura em eventos religiosos e culturais e em feiras comerciais locais.

Estado/Região/Território: Ceará/ Nordeste


Município: Jardins







Galinhada com Pequi (Receitas da comadre,www.rainhadolar.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário