sexta-feira, 1 de junho de 2012

Meus caminhos? " Eu mesmo traço"

Descanso merecido na Rua Grande-Aracati-CE
Caminhar para mim, não me é tão  possível quanto antes, mas, vou traçando os meus caminhos. É sempre bom rever lugares que se viveu antes ou visitou outrora. É um misto de saudades, alegrias e também de lembranças. Hoje, tive oportunidade de rever a minha querida cidade de Aracati; além de Beberibe. Em aula em campo com os alunos do 3º Turismo, e no comando a brilhante Profª Nilza, revi os lugares em que morei. Infelizmente o tempo foi curto para encontrar antigos conhecidos, mas, não há como não se emocionar quando se volta a caminhar pela Rua Grande, ou Cel Alexanzito, em Aracati-CE; patrimônio tombado em 2000 pelo IPHAN. Segundo o site aracati.net, Aracati foi o berço das charqueadas (oficinas de carnes) que, posteriormente, emigrariam, com parte de seus próprios iniciadores, para o Rio Grande do Sul. De Aracati é que partiu José Pinto Martins para instalar as salgadeiras às margens do rio Pelotas, em 1780, sendo ele hoje considerado fundador daquela cidade do Rio Grande do Sul. Aracati teve a primazia de publicar o primeiro jornal impresso do interior - o Clarim da Liberdade - sendo seu redator e proprietário Joaquim Emílio Ayres (10 de dezembro de 1831).
Meu antigo lar-Aracati-CE


Museu Jaguaribano-Aracati-CE
 O prelo do Clarim da Liberdade se encontra, atualmente, no Museu Jaguaribano, em Aracati. O município rico em recursos naturais, cultura e história é também o berço do primeiro cearense (coronel Pedro José da Costa Barros) (nome de rua em Fortaleza) que foi o primeiro Presidente da Província do Ceará. Aracati teve a honra de haver dado ao Ceará o primeiro sacerdote elevado à dignidade episcopal - Dom Manuel do Rego Medeiros - nome de uma das principais avenidas de Fortaleza. Os arquivos dos escritores revelam fatos curiosos. Vale lembrar, que, um dos 17 civis que ocuparam o então Ministério da Guerra era da cidade de Aracati - Domingos José Nogueira do Jaguaheribe e Visconde do Jaguaribe. Aracati orgulha-se de ser terra natal do poeta Paula Ney, do romancista Adolfo Caminha, do pianista Jacques Klein, do juiz Barão de Aracati (José Pereira da Graça), de Francisco José do Nascimento (Dragão do Mar), Castro e Silva, Monsenhor Bruno, Henrique Cóe Filho, entre outros que se destacaram na história política, econômica e social do Ceará.
Eu na Broadway de Canoa Quebrada-CE-BR
Daqui do meu Ducado, rendo homenagens à cidade de Aracati-CE, e, aproveito para convidar ao leitor, para quando for à Canoa Quebrada, dê uma caminhada pelo centro histórico da cidade de Aracati, curta a beleza da arquitetura de suas igrejas, casario e converse com o citadino, ouça suas histórias, seus causos. Aproveite visite a Casa de Câmara, antiga cadeia, as Igrejas do Senhor do Bonfim, do Rosário, o Mercado , e, se por acaso quiser voltar para aproveitar o carnaval, você vai curtir um bocado! Banhe-se também da cultura aracatiense, além das águas dos mares de Canoa Quebrada, Majorlândia,Quixaba ou  Fontainha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário