quarta-feira, 20 de junho de 2012

E na RIO + 20


A redução da pobreza e a proteção ao meio ambiente devem caminhar juntas, afirmou Helen Clark, Administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), durante entrevista da Rio+Social. O evento, que ocorre paralelamente à Rio+20, é organizado pela Fundação das Nações Unidas e outros parceiros.
“Não é sustentável produzir pobreza”, disse Helen Clark, ao ressaltar a necessidade de políticas públicas para permitir o acesso das pessoas mais pobres a serviços essenciais como educação, transporte e saúde. “Os governos devem priorizar os menos favorecidos, especialmente crianças e jovens. Se esse acesso não é fornecido, não há sustentabilidade”, completou.
A administradora do PNUD também citou a Nova Zelândia como uma referência para o desenvolvimento sustentável, embora não seja um país que hoje tenha graves problemas sociais. “Apesar do isolamento geográfico do país e seus limitados recursos naturais, há soluções muito interessantes, por exemplo, no sistema de transporte e na matriz energética, que é 70% renovável”.
Helen Clark disse ainda que todos esses eventos que acontecem durante a Rio+20, oficiais e paralelos, estão absolutamente conectados e devem servir para o mesmo propósito de contribuir para o avanço das resoluções e ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário