quinta-feira, 7 de junho de 2012

Como uma princesa, sob o sol de Fortaleza

Na semana do meio ambiente, fui ver um empreendimento que parece está em sintonia com a sustentabilidade. Não se pode negar que os impactos causados pelas construções de diversos condomínios pela Grande Fortaleza não são de todo negativos, mas, é claro que mudam a paisagem, afinal, é impressionante a proliferação dessas novas residências que lembram a Côte D'azur, na França, litoral que é destino charmoso, que encanta e, claro, é sinônimo de mar, sol e sensualidade. Atraiu a burguesia européia, em ambientes charmosos.
A Costa Azul, francesa, também chamada de Riviera Francesa, entre o fim do Séc XIX e o inicio do XX, tornou-se um zona da moda, e, até hoje e considerada uma das regiões mais sofisticadas do mundo. Cannes, é um dos locais mais conhecidos, quer pela sua beleza, quer pelo seu famoso Festival de Cinema, além é claro de Mônaco, o pequeno principado que guarda a história romântica da linda e inesquecível Gracy Kelly, a atriz americana que se tornou Princesa de Mônaco. A atriz que foi agraciada com o Oscar de melhor atriz no filme Amar é sofrer, em 1955. A Princesa Grace de Mônaco, faleceu em 1982, em um acidente de carro, em seu principado; deixado os fans saudosos,e até hoje extasiados com sua beleza.
Mas, alem de Mônaco, Cannes, a Riviera Francesa, possui outras cidades, Nice, Sant-Tropez, Toulon, etc...locais belíssimos e luxuosos.
Mas, voltando para a nossa Costa Leste, onde o território teve mudanças bem visíveis, principalmente após a década de 90, com as políticas que fomentaram a investimentos e transformações socioeconômicas do Estado. A região do Aquiraz, foi uma das que mais cresceu, principalmente em sua costa. Empreendimentos  turísticos, e, inúmeros condomínios nos últimos anos, fizeram da região, assemelhar-se à Côte D'azur...

Em meio às dunas do Aquiraz
Estive hoje, em um desses lugares, que anos atrás, era uma duna, onde se achavam olhos d'água, com água pura e uma vista do mar, inesquecível.
O tempo passa, os investimentos aumentam, e, eu, sai do meu Ducado, para lá ver o reordenamento do território da Praia do Japão, em Aquiraz, que leva nome inglês, que tem diversos bangalôs de 3 pisos, cada piso com 2 apartamentos e uma infra-estrutura excelente, com quadras poliesportivas, piscinas, salão de jogos, lavanderias, entre outros serviços, e, o mar como testemunho de tudo  isso. Conversando com alguns funcionários, verifiquei que há uma equipe grande para atender às necessidades dos proprietários.
Me senti, na Riviera, mas, ainda me senti, no Ceará, ao lado de uma vila simples e acolhedora,e, penso eu:
Sob o sol do Ceará
Quem sabe, não haverá emprego para alguns por lá? Eu acredito nisso,pois houve tanta transformações territoriais, pautadas pelas políticas públicas do Estado, com um modelo transformador e desenvolvimentista. Mas, o local ficou bonito! Embora,se eu fosse consultada, acharia mais apropriado o nome de Dunas da Praia do Japão, do que um nome em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário