Fortaleza pode sediar o congresso da Abav pela 3ª vez, mas sem a Feira das Américas |
---|
"Em visita esta semana ao Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza, o presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, levou boas impressões sobre o equipamento, projetado para ser um dos mais modernos do país no gênero, e que deverá ser inaugurado ainda neste semestre.
A visita do dirigente credenciou Fortaleza para ser o primeiro destino a sediar a nova modalidade do Congresso da Abav, já a partir de 2013. Nesse ano, o evento será desmembrado e passará a ser itinerante, nos moldes do congresso da Apavt, que reúne os agentes de viagens portugueses.
A Abav ainda não se posicionou sobre o formato que pretende utilizar para o congresso. No entanto, já assegurou que a Feira das Américas, que é o maior evento de promoção do turismo nacional, acontecerá até 2016 em São Paulo. Após essa data, deverá retornar ao Rio de Janeiro.
Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), os congressos itinerantes da Abav vão agregar rodadas de negócios e mostras de destinos nacionais, e devem ocorrer a cada ano em um estado diferente. Sem a realização de uma feira, acoplada ao congresso, o evento corre o risco de não ser atrativo para o destino que sediará o evento.
Por outro lado, a promoção de uma exposição no congresso itinerante pode esvaziar a Feira das Américas que, atualmente, é a iniciativa de maior retorno financeiro da Abav. Existe ainda muito tempo para a entidade estudar a nova modalidade de desmembramento da Feira das Américas/Congresso da Abav.
Fortaleza como sede do congresso da Abav de 2013 é um fato importante para o turismo cearense e de muita visibilidade para a atividade no Estado. Seria a terceira vez que o congresso aconteceria na cidade. Mas só que dessa vez sem a Feira das Américas, que é o grande impulsionador dos negócios do turismo. Uma pena."
Penso eu: Ora, é claro que devemos lamentar a falta que faz a Feira das Américas, mas, se levarmos em conta o retorno da ABAV por aqui, isso já é um bom começo. Como diz um velho ditado italiano: piano piano si va lontano. Tudo a seu tempo! A Setur precisa acreditar mais nos agentes de viagem brasileiros e ter mais paciência, qualquer hora a Feira das Américas sai um pouco do eixo sudeste, e, chega pelo Nordeste. Políticas de captação é que não faltam pela Setur.
|
sábado, 2 de junho de 2012
ABAV retorna ao Ceará, por Ivonildo Lavôr
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário