Os Penitentes de Varzea Alegre, hoje, dia, 21 de abril (5ª feira santa),irão se apresentar na Procissão do Fogaréu, juntamente com os mestres de cultura, na cidade de Barbalha, num encontro da cultura viva na região do Cariri.
Mas o que são e o que fazem esses homens do sertão do Ceará, aliás, não só por aqui, como em diversas regiões do Brasil?
Os Penitentes, é uma organização religiosa formada por homens simples, que praticam atos religiosos medievais, como autoflagelo. São mantidos aspectos da religiosidade popular herdados da Idade Média européia, extraídas de narrativas do mestre decurião Joaquim Mulato. Esses rituais apareceram nos primeiros séculos da era cristã para domar os desejos da carne e as fantasias do espírito.
No vídeo acima, é uma cerimônia em Jardim, CE, no cemitério local, você pode observar um dos componentes a se autoflagelar. Eles se mobilizam em épocas como a da Semana Santa, e, também em festejos juninos, como o da Festa de Santo Antonio de Barbalha-CE.
Penitentes em Barbalha-CE(Foto Google) |
Segundo Bitencourt, a procissão dos penitentes, "significa dizer que se pretende um momento da mais profunda reflexão e análise espiritual, onde os membros participantes deveriam estar dispostos a absoluta entrega religiosa de modo a possibilitar a aceitação do arrependimento pelos pecados e conseqüente reabilitação diante das forças de natureza sagrada. A procissão vai além dos limites sagrados e transforma-se no palco onde são encenadas as mais diversas e mundanas manifestações sociais, que vão desde a ação dos inúmeros ambulantes vindos das mais diversas cidades e estados vizinhos, ou dos professores e grupos de alunos curiosos e ávidos por novas descobertas de caráter acadêmico, passando pelos políticos que fazem do fato religioso uma extensão do palanque eleitoral, por via dos acenos e apertos de mão".
No Cariri, alguns deles agora desfilam acompanhando os grupos folclóricos.
Fonte: DN, Bitencourt Junior,Antonio (UNIT), DN, Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário