segunda-feira, 4 de abril de 2011

O sentido da viagem e a Páscoa

No DN de hoje deu a notícia:
"Quem pretende aproveitar o feriado da Semana Santa para viajar pelo País ou mesmo para o exterior deve se apressar. É que nas agências de viagem, em Fortaleza, restam poucas opções de destinos turísticos. 
Pacotes para Pernambuco, carro-chefe dessa época do ano devido ao  espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, já estão esgotados em algumas operadoras. As agências de turismo estimam que a procura de pacotes aéreos e terrestres cresceu em torno de 20% este ano na comparação com o mesmo período de 2010"...A matéria é interessante, e ainda fala sobre alguns dados sobre outros destinos e a procura neste feriado próximo. 
Palco Central -Nova Jerusalém, PE(Fonte: Google imagens)
Quando eu guiava ( como Guia de Turismo) tive oportunidade de leva um grupo para Fazenda Nova, em Pernambuco. A procura sempre foi muito grande para o espetáculo que partiu de uma idéia de um gaúcho chamado,Plínio Pacheco, que, segundo o site www.novajerusalem.com.br, " tinha formação em comunicação pela Força Aérea Brasileira (FAB), mas gostava de dizer que era jornalista autodidata". 
Ainda segundo o site, Plínio vislumbrou a construção de uma réplica de Jerusalém em pleno coração do agreste pernambucano. O lugar, assim como a antiga Judéia, possuía muitas rochas, vegetação rasteira, clima semi-árido e o espaço de terra escolhido para se levantar a cidade-teatro era emoldurado por montanhas.
Em 1963, os cenários começaram a ser erguidos num espaço de 100 mil metros quadrados, equivalente a 1/3 da área murada da Jerusalém da época de Jesus. Plínio Pacheco não só idealizou e construiu a obra em pedra e concreto, mas, também, uma obra literária.
Diante do sucesso, o que antes era apresentações somente com artistas pernambucanos, a "cidade-teatro" nos últimos anos, apresenta a peça teatral escrita pelo gaúcho com atores "globais", e, lembro-me de um deles a dizer: "a emoção é muito grande ao interpretar nesse local". 
O espaço da "cidade-teatro", que tem um terço da Jerusalém real, tem em média oito mil pessoas por dia. Neste ano haverá espetáculo a partir do dia 15 próximo e o último será dia 23.
Tenho ouvido muitos comentários de várias pessoas sobre o que sentem ao assistir a Paixão de Cristo, e sempre envoltos em emoção, em fé e me disseram que alí fortalecem mais a sua crença, e sentem-se levados ao cenário original, como compelidos pela brilhante interpretação dos atores em cada ato. E, eu senti em determinado momento, é inesquecível!
O turismo religioso tem como base isso, o sentido da viagem não só profano, não somente de diversão, lazer, mas, também de proporcionar ao viajante a oportunidade de vivenciar experiências inesquecíveis em locais que o remetam ao momento tanto espiritual como metafísico. Há muitos roteiros que têem em seu dia-a-dia à semelhança de peregrinações e romarias à lugares sagrados , em momentos também sagrados como lembra Oliveira(2008).
E Nova Jerusalém consegue isso, nos levar a momentos sagrados da Paixão de Cristo, em meio ao momento profano da viagem, no agreste pernambucano.
Acredito que Plínio Pacheco, em seu lugar de honra "lá em cima" se orgulhe sempre dessa obra maravilhosa que criou.
Maiores informações sobre o espetáculo Paixão de Cristo, pelo fone (81) 3732.1129 / Fax (81) 3732.1180 ou no “site”: www.novajerusalem.com.br ou por “e-mail” paranovajerusalem@novajerusalem.com.br.


Fonte: Oliveira, Christian (Turismo Religioso, uma breve explicação em http://www.jornalolince.com.br/2008/fev/agora/turismo.php )

Nenhum comentário:

Postar um comentário