quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fortaleza, meus parabéns!

Residência na Av Santos Dumont (Foto de Célia Augusta)
Nômade que sou, andei por alguns lugares do Brasil, mas, quando aqui cheguei oriunda do Rio de Janeiro e antes do Piauí, há 50 anos, fui morar em um “bangalô”, um sobrado branco, na esquina das ruas  Dona Leopoldina e Costa Barros. Era um equipamento hoteleiro, a Pensão da Dona Zefinha, prima distante de meu pai. Ainda bem que não a destruíram, fizeram reformas ao longo desse tempo,virou uma pousada, e, hoje é um Albergue, continuando sua proposta de alojar.Fortaleza, entre as décadas de 50 e 60, teve uma expansão desordenada, o que ocasionou um avanço na população, chegando ao número de 514.000 habitantes.Havia um número muito grande de “vazios urbanos” como o arquiteto Farias Filho lembra ao comentar em um seminário na Bahia, onde explana sobre o “Hélio Modesto em Fortaleza Ressonância e Resistibilidade do Urbanismo Moderno”. Hélio Modesto foi responsável pelo Plano Diretor da cidade, em 1962, convidado pelo então secretário de urbanismo de Fortaleza, o historiador Raimundo Girão. Eu vivi nessa Fortaleza até os anos 70, tendo oportunidade de conhecer a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, de maneira detalhada, até porque eu sempre gostei de caminhar pelas calçadas que eram um pouco mais largas em muitos bairros.
O luar de Fortaleza(Foto de Gaudia Ferreira)
Fortaleza do Alto(Foto de Gaudia Ferreira)
 E hoje,cá estou em mais um aniversário que ela faz, quero homenagear esta cidade que me acolhe, entre idas e vindas. Muita coisa mudou , inclusive eu, e, a pequena cidade, que “nasceu de costas para o mar”, evoluiu, tomou corpo, virou uma metrópole, acabaram-se os  inúmeros bangalôs, até um castelo em que eu visitei, residências belíssimas foram substituídas pelo aformoseamento de Fortaleza do granito, das estruturas de vidro, das grades e ela continua crescendo. Agora pra cima, pra os lados, avança para o mar, acaba com dunas, e chega gente, do sul e do norte, do sudeste e do centro este, do nordeste então nem se fala, e, a Fortaleza agora tem mais dos 2.447.409 habitantes* que o ultimo censo contabilizou, eita é muita gente! 
Nada mais justo do que eu deixar aqui minha homenagem à esta cidades  que o querido geógrafo e professor  José Borzacchiello Silva,  em seu livro Nas trilhas da Cidade explana:”Fortaleza está presente entre os grandes centros do mundo, expressando-se cartograficamente como lugar, configurando-se com um ponto-referência relevante no complicado novo mapa do mundo globalizado, onde figurar já é importante”.

Meireles de hoje (Fotos de Célia Augusta)



Pois deixo de lado minhas críticas, minhas reclamações, minhas tristezas, e, festejo essa cidade que aprendi a dizer que pertenço a ela também. Tenho uma irmã +duas filhas + dois netos, além de sobrinhos( que por sinal algumas das fotos são de uma deles), fortalezenses, minha praia de quando em vez é a do Meireles, caminhando ou de carro, admiro alguns lugares da minha juventude que ainda resistem. Ora, não dá pra não se emocionar com essa cidade, escolhida pelos meus pais para viver bem, escolhida por mim para continuar a viver e dar continuidade ao sonho da família.  Parabéns, Fortaleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário