quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os Penitentes na Semana Santa


Os Penitentes de Varzea Alegre, hoje, dia, 21 de abril (5ª feira santa),irão se apresentar na Procissão do Fogaréu, juntamente com os mestres de cultura, na cidade de Barbalha, num encontro da cultura viva na região do Cariri.
Mas o que são e o que fazem esses homens do sertão do Ceará, aliás, não só por aqui, como em diversas regiões do Brasil?
Os Penitentes, é uma organização religiosa formada por homens simples, que praticam atos religiosos medievais, como autoflagelo. São mantidos aspectos da religiosidade popular herdados da Idade Média européia, extraídas de narrativas do mestre decurião Joaquim Mulato. Esses rituais apareceram nos primeiros séculos da era  cristã para domar os desejos da carne e as fantasias do espírito.
No vídeo acima, é uma cerimônia em Jardim, CE, no cemitério local, você pode observar um dos componentes a se autoflagelar.  Eles se mobilizam em épocas como a da Semana Santa, e, também em festejos juninos, como o da Festa de Santo Antonio de Barbalha-CE.
Antônio Vicelmo
Penitentes em Barbalha-CE(Foto Google)

Segundo Bitencourt, a procissão dos penitentes, "significa dizer que se pretende um momento da mais profunda reflexão e análise espiritual, onde os membros participantes deveriam estar dispostos a absoluta entrega religiosa de modo a possibilitar a aceitação do arrependimento pelos pecados e conseqüente reabilitação diante das forças de natureza sagrada. A procissão vai além dos limites sagrados e transforma-se no palco onde são encenadas as mais diversas e mundanas manifestações sociais, que vão desde a ação dos inúmeros ambulantes vindos das mais diversas cidades e estados vizinhos, ou dos professores e grupos de alunos curiosos e ávidos por novas descobertas de caráter acadêmico, passando pelos políticos que fazem do fato religioso uma extensão do palanque eleitoral, por via dos acenos e apertos de mão".
No Cariri, alguns deles agora desfilam acompanhando os grupos folclóricos.
Fonte: DN, Bitencourt Junior,Antonio (UNIT), DN, Google.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mensagem de Páscoa

Arvoreando no Sertão Cearense(Foto de Celia Augusta)
Recebo direto dos Estados Unidos esta linda mensagem de minha amiga Eliane, e com muita alegria transcrevo para o blog.Obrigada Eli!
ARVOREANDO(Pe. Fábio de Melo)
Uma das coisas que eu acho fascinante em Jesus, é a capacidade que eletinha de encontrar no meio da multidão, pessoas.
Ele era capaz de reconhecer em cima de uma árvore um homem, e descobrirnele um amigo.Bonito uma amizade que nasce a partir da precariedade, quando você chega desprevenido, o outro viu o que você tem de pior, e mesmo assim, ele se apaixonou por você.
Amor concreto, cotidiano, diário.Jesus se apaixonava assim pelas pessoas e as tornava suas amigas. As trazia para perto Dele.É fascinante olhar para a capacidade que esse homem, que esse Deus tem, de investigar a miséria do outro e encontrar a pedra preciosa que estáescondida. Isso é Páscoa, isso é ressurreição. É quando no sepulcro donosso coração, alguém descobre um fio de vida, e ao puxar esse fio, vai fazendo com que a gente se torne melhor.
Não há nada mais bonito do que você ser achado quando você está perdido.Não há nada mais bonito do que você ser encontrado, no momento que vocênão sabe para onde ir e não sabe nem onde está...
O amor humano tem a capacidade de ser o amor de Deus na nossa vida porcausa disso: porque ele nos elege!Por isso que é bom termos amigos, porque na verdade, as pessoas amigasantecipam no tempo, aquilo que acreditamos ser eterno...
Quando elas são capazes de olhar para nós e descobrir o que temos debonito. Mesmo que isso, as vezes costuma ficar escondido por trásdaquilo que é precário.Por isso agradeço muito a Deus pelos amigos que tenho. Pelas pessoas que  descobriram no que eu tenho de pior, uma coisinha que eu tenho de bom, emesmo assim continuam ao meu lado, me ajudando a ser gente, me ajudandoa ser mais de Deus, ajudando a buscar dentro de mim, a essência boa que acreditamos que Deus colocou em cada um de nós. Ter amigos, é como arvorear: lançar galhos, lançar raízes... Para que ooutro quando olhar a árvore, saiba que nós estamos ali...Que nóspermanecemos para fazer sombra, para trazer ao outro, um pouco de aconchego que ás vezes ele precisa na vida...
 ARVOREIE! CRIE ÁRVORES! SEJA AMIGO!

Direto do Ministério do Turismo


Frases de alunos concluintes do Olá, Turista! serão premiadas

Se você concluiu o curso de idiomas até março deste ano, envie sua frase até 25 de abril e participe da 2ª etapa do desafio cultural Obrigado, Turista!

19/04/2011
Brasília, DF – Marina Fernande, do Paraná e Pedro Schaeffer, do Distrito Federal, alunos do curso de inglês e espanhol do Olá, Turista!, já arriscam as primeiras palavras no novo idioma. As frases “Inglês nunca muda but changes your life!” de Schaeffer e “Olá, Turista! garante confiança do hi ao goodbye”, de Fernande, estão entre as frases vencedoras da 1ª etapa do desafio cultural Obrigado, Turista!
Os alunos resumiram em uma frase a experiência de ter participado do Olá, Turista! e ganharam netbook, dicionário trilíngue e pendrive de 4GB. Ao todo, foram mais de 590 mil votos nas cinco frases finalistas de cada estado. Clique aqui http://www.olaturista.org.br/desafio_cultural_resultados e conheça as frases vencedoras de cada unidade da federação participante do projeto.
Os alunos que concluíram o curso até março deste ano podem concorrer aos prêmios da 2ª etapa do desafio cultural: netbook e dicionário trilíngue. Para participar, basta inscrever a frase até 25 de abril, pelo endereço www.olaturista.org.br
Olá, Turista! – O Olá, Turista! é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, para qualificar 80 mil profissionais do setor do turismo em cursos de inglês e espanhol. O programa faz parte do Bem Receber Copa e está entre as ações do MTur para preparar o país para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

É tempo de Páscoa


Recebo de minha cara Provi, esta mensagem de Páscoa e aproveito

com a pintura de Dali, para  desejar a todos os meus seguidores e amigos, uma Feliz Páscoa!

Páscoa é ressurreição...
E ressurreição é:
Passagem...
Mudança...
Renascer...
Passar é sair do lugar, da rotina...
Mudar é transformar...
Trocar uma vida gasta e empoeirada por um modo de ser e de viver...
Renascer é um recomeçar...
É "ser de novo"
De aniquilar a rotina e de recomeçar...
Por isso seja de novo...
Recomece!
Agora é o tempo e a hora...
Feliz recomeçar!
Feliz libertar-se!
Feliz Páscoa

O dia do Indio

Ontem dia 19, comemorou-se o dia do Indio, aqui no Brasil.
Representantes de povos indígenas de todo o País entregaram, nesta terça-feira, uma carta com reivindicações e críticas à política do governo federal ao ministro da Justiça, Tarso Genro, e ao presidente do Senado, José Sarney. O documento, que também deve ser entregue à presidente Dilma Roussef, tem como principais críticas a falta de voz dos índios em assuntos que os afetam – inclusive na construção das hidrelétricas Belo Monte e Jirau.
Na carta, as comunidades indígenas também criticam as políticas do governo Lula, mantidas pelo atual governo. "O Estado brasileiro, durante o mandato do governo Lula, não atendeu a contento as demandas e perspectivas do movimento indígena. Permitiu que as políticas voltadas aos nossos povos continuem precárias ou nulas, ameaçando a nossa continuidade física e cultural", diz trecho da carta.
A criação de um Conselho Nacional de Política Indigenista também foi alvo de críticas na carta enviada às autoridades, acusado de estar disperso em diversos órgãos do governo. Além disso, os índios solicitam a criação de uma Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas para assegurar a sustentabilidade e proteção de seus territórios diante de vários problemas em relação as regularização das terras.
Fonte: uol.com.br
Penso eu: Isso já não era sem tempo de mudarem essas coisas, afinal eles estão aqui desde sempre! A eles, as melhores políticas são necessárias. Festejar que nada, tem mais é que reinvidicar!
Abaixo um vídeo que considero muito expressivo, criado como projeto de conclusão do curso de Desenho Industrial/ Comunicação Visual, pela PUC-Rio.
A animação trata da interpretação dos padrões da pintura corporal Asurini, registrados e descritos pela antropóloga Regina Pollo Miller, em sua relação formal com os objetos representados.





E ainda falando em leitura

O Projeto do senador José Sarney (PMDB-AP) que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL) foi aprovado ontem pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa. Para entrar em vigor, a proposta (PLS 294/05) precisa ainda ser aprovada pela Câmara. A aprovação ocorreu um dia depois do Dia Nacional do Livro Infantil.O fundo visa captar recursos para fomentar a produção, a distribuição e a comercialização de livros, incluindo a exportação, como prevê a Política Nacional do Livro (Lei 10.753/03). Terá recursos do Tesouro Nacional, de doações, legados, subvenções e auxílios, entre outras fontes, e não terá prazo determinado de duração.
Entre os objetivos do FNPL, está a atualização do acervo de bibliotecas públicas e a inclusão de livros em sistema braile, além da capacitação de pessoas que trabalham nos setores gráfico, editorial e livreiro.
Financiamentos:
Os financiamentos com recursos do FNPL serão feitos a fundo perdido ou por empréstimos reembolsáveis para a produção e a distribuição de publicações.
A execução de projetos buscará estimular a regionalização da produção literária, técnica e científica. Os recursos do fundo poderão financiar até 80% do custo total de cada projeto de edição ou distribuição de obras literárias, conforme previsto no projeto.
O relator na CAE, Inácio Arruda (PCdoB-CE), acolheu cinco emendas feitas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que tratam da gestão do FNPL. No debate, o relator elogiou a proposta e ressaltou a necessidade de aumentar o acesso dos brasileiros aos livros.
"Nosso povo ainda lê pouco. Vê muita televisão, ouve muito rádio, mas lê pouco", resumiu.
Fonte: Senado Federal

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Você já leu hoje?

Hoje é dia nacional do livro infantil, esta data lembra o escritor  Machado de Assis, nascido em Taubaté no estado de São Paulo no século XIX. Como diz o jornalista Narlochi :" Machado de Assis é um tipo incomum de gênio- aquele que alcançou a fama muito antes de publicar suas grandes obras". Ele trouxe para as crianças a possibilidade de que através da leitura ela poderá ser mais inteligente, ser criança, crescer, fantasiar, sonhar, e, ser cidadão. Na escola sempre os livros de Machado de Assis são estudados, comentados e apreciados. Faz bem para as crianças e para nós professores viajar através da leitura de Machado de Assis. 
Imagem de Brasil Escola
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. 
Dando seqüência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra da televisão nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Tão bom! Acho ótimo ver meus netos de quando em vez lendo livros, é contagiante a forma como desperta a curiosidade, com eles questionam. E ler então para as crianças? Bom demais!
Minhas homenagens ao grande facilitador das letras e da criação no mundo lindo das crianças!
Fonte: O Guia Politicamento Incorreto da História do Brasil, Google, Brasil Escola

O POVO Online - Mundo - A doença chamada homem

O teólogo Leonardo Boff, escreve todas as semanas no JP daqui do Ceará, e como sua admiradora leio todas.
Esta de hoje é muito boa, não deixando de seguir o pensamento excepcional que este célebre teólogo possui, indico a coluna dele e este texto para começar o seu dia.
Reflita e mude enquanto há tempo, pode haver cura, quem sabe!
Bom dia!
O POVO Online - Mundo - A doença chamada homem

domingo, 17 de abril de 2011

Mais uma!

Obrigada Janaína, você é a minha mais nova seguidora!A vigésima na lista de meus seguidores!
Seja bem-vinda!

Deu no Diário do Nordeste


Dia Nacional da Caatinga ganha comemoração

Publicado em 17 de abril de 2011 

No Município de General Sampaio, uma programação vai destacar o Dia da Caatinga, 28 de abril
FOTO: MARIA NILCE
Maria Nilce da Silva participou do concurso de fotografia no ano passado, realizado pela Associação Ambiental Francy Nunes, e tirou o segundo lugar com a foto acima
FOTO: MARIA NILCE
FOTO: PRISCILA LAVES
Foto que obteve o terceiro lugar no concurso da Associação, feita por Priscila Thaiana Alves de Oliveira
FOTO: PRISCILA LAVES
FOTO: FERNANDA SALVIANO
Fernanda Salviano foi a vencedora do concurso de fotografia de 2010. A imagem retratou a vegetação da Reserva Particular do Patrimônio Natural em General Sampaio
FOTO: FERNANDA SALVIANO

Limoeiro do Norte "Nessa vida eu só preciso/de um sorriso pra florar/ Terra seca desse meu peito/ Dê um jeito de arrancar. Ca cá ta vento vento/ Catavento (...) Roda roda catavento traz o tempo de cantar". A canção "Catavento", de Oswald Barroso e Eugênio Leandro, jorra lirismo de um bioma cujo patrimônio biológico não é encontrado em outra parte do mundo além do Nordeste brasileiro: a Caatinga. Esse ´mundão´ do qual se olhando no horizonte é imenso verde na estação chuvosa e esbranquiçado nos meses secos. Longe de ser região pobre, compõe o cartão-postal biológico em nove Estados, de rica fauna e flora e cheia de cataventos conectados com o subterrâneo. Já iniciaram comemorações pelo Dia Nacional da Caatinga, em 28 de abril.

Uma vegetação singular, de uma fauna igualmente ímpar, que atravessa Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e o norte de Minas Gerais. Eis a Caatinga, um bioma essencialmente brasileiro. A palavra vem do Tupi, significa ´mata branca´. Tem uma imensa flora, com mais de mil espécies de plantas aqui encontradas, e centenas de espécies de aves e de mamíferos, e outras tantas dezenas de anfíbios e répteis.

No interior do Estado, professores e alunos se debruçam sobre o tema desse imenso bioma. É assim sempre que se aproxima o dia 28 de abril. A data é comemorada desde 2003, por decreto presidencial, ensejando homenagem ao ecólogo e professor João Vasconcelos Sobrinho, pioneiro nos estudos sobre o bioma. A Associação Ambiental Francy Nunes, em parceria com Associação Asa Branca, Ministério da Cultura e Governo do Ceará, lançou concurso de fotografia propondo "um novo olhar sobre o bioma Caatinga". As fotos vencedoras em 2010 foram olhares da vegetação no entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em General Sampaio. São três fotógrafas: Fernanda Salviano Santos (1ºlugar), Maria Nilce da Silva (2º) e Priscila Thaiana Alves de Oliveira (3º lugar).

Concurso
O concurso é uma realização do ambientalista Francy Nunes, proprietário da RPPN. Era uma área privada que de ociosa virou verdadeiro laboratório da experiência de convivência com o semiárido. O senso de preservação estendeu-se a outros donos de terras e ganhou adesão de vários grupos ambientais.

O concurso deste ano só acontecerá no segundo semestre. Tal qual em 2010, premiará com câmera fotográfica o primeiro colocado, binóculo para o segundo, e um livro sobre meio ambiente para o terceiro colocado.

Conforme a gerente da Associação Francy Nunes e estudante do curso de especialização em Educação Ambiental da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Kelma Nunes, a intenção é que neste ano o concurso seja repercutido nas escolas públicas do Município de General Sampaio. "Os jovens que participaram de oficinas de fotografia e foram premiados no ano passado poderão, agora, repassar o que aprenderam, para encontrarmos outros olhares, de outros jovens", afirma.

A Caatinga ocupa cerca de 13% do território nacional, mas tem o terceiro ecossistema brasileiro mais degradado, atrás apenas da Mata Atlântica e do Cerrado. Suas riquezas naturais, quando não são desconhecidas, são exploradas exaustivamente ou subaproveitadas. "Há um estigma que a Caatinga não tem valor. É uma ideia que permeia ao longo de décadas, promovendo principalmente a baixa autoestima dos que nela habitam. Enquanto isso, cada vez mais vai-se dizimando a nossa ´mata branca´", lamenta ela. Mas o contentamento se dá pelas atividades de grupos ambientais, com apoio do Ministério do Meio Ambiente. Assim estão conseguindo desenvolver o Plano de Manejo em General Sampaio.

MAIS INFORMAÇÕES Associação Francy Nunes
Município de General Sampaio
Telefones: (85) 9129.8277/ (85) 9945.7258

BIODIVERSIDADE COMPROMETIDA
Exploração causa perda do território
Limoeiro do Norte Não há dúvida de que a Caatinga é rica em biodiversidade. Das várias espécies encontradas nesse imenso território, muitas são exclusivas do semiárido, só aumentando a relevância do lugar. Mas é também a Caatinga vítima da exploração desenfreada. Perdeu 60% do seu território original, segundo pesquisa realizada por dez instituições nordestinas, incluindo a Universidade Federal do Ceará (UFC). No diagnóstico do mau uso, as queimadas, o desmatamento e o abuso da monocultura agrícola. Apenas 2% do bioma está protegido de forma legal.

O bioma Caatinga abriga 932 tipos de plantas. Desses, 380 são exclusivas desse território. Para especialistas, a expansão da fronteira agropecuária no semiárido e o uso da lenha como fonte de energia são grandes contribuintes para a destruição do ecossistema. Assim se deu com o desmatamento para a produção da cana-de-açúcar em larga escala.

Monocultura
Mesmo nos perímetros irrigados, o cultivo na monocultura sem manejo correto tem provocado vários problemas. Sempre no mês de janeiro, o Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte, sofre com a incidência de fortes ventos. Os vendavais destroem principalmente as plantações de banana, gerando prejuízos milionários aos produtores do local. De acordo com geógrafos, um dos fatores para os estragos causados pelos ventos é justamente o grande desmatamento, com a destruição de árvores que, antes, funcionavam como quebra-ventos. Com o solo "limpo", o vento encontra espaço, e atinge justamente as plantações.

O levantamento que apontou a perda de 59,44% de área da Caatinga foi elaborado no ano de 2008 por 47 especialistas de várias instituições, dentre as quais: Associação Plantas do Nordeste (APNE), Embrapa, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Semarh), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia, e as universidades federais de Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Deu na Coluna do Lavôr

"OPERADORES TURÍSTICOS ESTRANGEIROS VISITAM FORTALEZA
A Fecomércio-CE realizou terça-feira, dia 12, em um jantar no Marina Park Hotel, para um grupo de 10 operadores de turismo provenientes dos EUA, Peru, Reino Unido, Espanha e Portugal. Os operadores permanecem na capital cearense, a convite da Fecomércio-CE, para realizar um pré-tour pelos principais pontos turísticos de Fortaleza e Jericoacara nos dias 13 e 14 deste mês. Diretores e presidentes de sindicatos da Fecomércio-CE, representantes da Secretaria de Turismo de Fortaleza (SETFOR) e o secretário da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo (SECOPA), Ferrúccio Feitosa, também participam deste encontro. Estranhamente, o titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Bismarck Maia, não foi relacionado para participar dos eventos organizados pela Fecomércio-CE.
Após a visita à Fortaleza, os operadores seguem rumo ao Rio de Janeiro, onde participam da oitava edição do BRITE (Brazil Internacional Tourism Exchange), que acontece de 15 a 17 de abril".




sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Metro do Cariri tá que tá!


Ceará abre propostas para nova estação de VLT
15/04/2011
O Metrô de Fortaleza abre hoje, 15, as propostas para a construção da Estação Escola, em Juazeiro do Norte. Quatro empresas foram habilitadas: Construtora Granito, Gaid Construções, STG Construções Imobiliárias e Domo Engenharia. A sessão de abertura ocorrerá às 15h.
O investimento previsto é de R$ 497.440,92. Será declarada vencedora da licitação a empresa que apresentar a proposta de menor preço global entre as classificadas. A empresa terá 120 dias para concluir a obra. A Estação Escola terá uma estrutura tipo tubular, semelhante às oito estações já existentes: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.
O Metrô do Cariri – operado por VLT - liga as cidades cearenses de Juazeiro do Norte e Crato (Sul do Estado) ao longo de 13,6 km. Funciona comercialmente desde maio de 2010. O projeto consumiu R$ 26,5 milhões.
Fonte: Revista Ferroviária

Deu no blog do artesanato

Direto de Brasília para o mundo artesão!

Brasília - O ponto minucioso do crochê, a dedicação e a criatividade fazem de um grupo de artesãs do Distrito Federal caso de sucesso do empreendedorismo brasileiro. A Associação de Produção Artesanal de Santa Maria (Apas) recebe apoio do Sebrae no Distrito Federal e participa de oito feiras nacionais por ano. As peças são vendidas no Brasil, Espanha, Suíça, Portugal e Estados Unidos. A produção ajuda no orçamento das profissionais e causa inclusão social.

A Apas surgiu há mais de dez anos. Atualmente, 60 crocheteiras fazem parte da entidade. As artesãs ganham por produção. Em média, são confeccionadas 5 mil peças por mês. O sucesso das artistas brasilienses ganha repercussão. Recentemente, elas foram tema de uma reportagem do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, veiculado pela TV Globo.

“É uma satisfação ver nosso trabalho divulgado”, comenta a presidente da associação, Miraci Oliveira. Ela atribui o crescimento ao profissionalismo. “Encaramos a Apas como um trabalho convencional. Muitas cumprem oito horas de jornada”, destaca. A artesã acrescenta que a expansão do negócio contou com uma ajuda importante. “Procurei o Sebrae e eles abriram as portas. Agora, queremos mais expansão. Nossa ideia é ampliar a exportação para outros países da Europa e para a África”, comemora.
Vocação

O bom espaço no mercado foi conquistado com auxílio do Projeto de Desenvolvimento do Empreendedorismo Social do Sebrae no DF, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, que já soma mais de 10 mil beneficiados no Distrito Federal. No total, 100 grupos de comunidades carentes são atendidos pela iniciativa.

Antonieta Contini, gerente de Empreendedorismo Social no Sebrae no DF, afirma que a atividade é uma vocação dos talentos brasilienses. “É um projeto que gera trabalho e renda, além de oferecer capacitações e consultorias essenciais ao desenvolvimento dos pequenos negócios. As crocheteiras aprendem a empreender”, conclui Antonieta.

A próxima ação da Apas é a participação em uma feira de artesanato na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A associação apresentará peças de Cama & Mesa. Cerca de 2 mil produtos serão confeccionados especialmente para o evento. Quem tiver interesse em conhecer ou adquirir os trabalhos das artesãs pode visitá-las no endereço QC1 Conjunto H Bloco D. Setor Central de Santa Maria, próximo ao Restaurante Comunitário.
Fonte: Blog do Sebrae

Feliz Aniversário Chaplin!

Ele foi, é, e continuará a ser o meu ídolo!
Chaplin no céu, na terra, sempre te amei!
Minha homenagem no dia de seu aniversário!

Bom dia! da Conservação do Solo


Dia Nacional da Conservação do Solo

Conforme estabelece o Decreto n.º 28.687/82, art. 72, poluição do solo e do subsolo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido ou gasoso                                                                                              


 Da :Redação Ambiente Brasil
A Lei n° 7.876, de 13 de novembro de 1989, institui o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser comemorado, em todo o País, no dia 15 de abril de cada ano. Este dia é dedicado para reflexão sobre a conservação dos solos e sobre a necessidade de utilizarmos corretamente este recurso natural e, assim, viabilizarmos a manutenção e mesmo melhoria de sua capacidade produtiva, única forma de aumentarmos de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental.
q
Contaminação dos Solos
Conforme estabelece o Decreto n.º 28.687/82, art. 72, poluição do solo e do subsolo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido ou gasoso. O solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as atividades humanas e para os resíduos produzidos.
A degradação do solo pode ocorrer por meio da desertificação, uso de tecnologias inadequadas, falta de conservação, destruição da vegetação nele encontrado pelo desmatamento ou pelas queimadas.
A contaminação dos solos dá-se principalmente por resíduos sólidos, líquidos e gasosos, águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos, efluentes provenientes de atividades agrícolas, etc. Assim, pode-se concluir que a contaminação do solo ocorrerá sempre que houver adição de compostos ao solo, modificando suas características naturais e as suas utilizações, produzindo efeitos negativos.
Para que o solo mantenha as múltiplas capacidades de suporte dos sistemas naturais e agrícolas, é fundamental que as suas características estruturais permaneçam em equilíbrio com os diversos sistemas ecológicos. Este condicionamento é tanto mais determinante quanto o tipo de solo é frágil e pouco estável.
A preocupação com os processos de degradação do solo vem sendo crescente, à medida que se verifica que, para além da clássica desertificação por secura, outros processos conducentes aos mesmos resultados se têm instalado, devido a:
  • Utilização de tecnologias inadequadas em culturas de sequeiro.
  • Falta de práticas de conservação de água no solo.
  • Destruição da cobertura vegetal.
 Um dos principais fenômenos de degradação dos solos é a contaminação, nomeadamente por:
  • Resíduos sólidos, líquidos e gasosos provenientes de aglomerados urbanos e áreas industriais, na medida em que a maioria são ainda depositados no solo sem qualquer controle, levando a que os lixiviados produzidos e não recolhidos para posterior tratamento, contaminem facilmente solos e águas, e por outro lado, o metano produzido pela degradação anaeróbia da fração orgânica dos resíduos, pode acumular-se em bolsas, no solo, criando riscos de explosão.
  • Águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos lançados diretamente sobre os solos e/ou deposição de partículas sólidas, cujas descargas, continuam a ser majoritariamente não controladas, provenientes da indústria, de onde se pode destacar a indústria química, destilarias e lagares, indústria de celulose, indústria de curtumes, indústria cimenteira, centrais termoelétricas e atividades mineira e siderúrgica, assim como aquelas cujas atividades industriais constituem maiores riscos de poluição para o solo.
  • Efluentes provenientes de atividades agrícolas, de onde se destacam aquelas que apresentam um elevado risco de poluição, como sendo, as agropecuárias intensivas (suinoculturas), com taxa bastante baixa de tratamento de efluentes, cujo efeito no solo depende do tipo deste, da concentração dos efluentes e do modo de dispersão, os sistemas agrícolas intensivos que têm grandes contributos de pesticidas e adubos, podendo provocar a acidez dos solos, que por sua vez facilita a mobilidade dos metais pesados, e os sistemas de rega, por incorreta implantação e uso, podem originar a salinização do solo e/ou a toxicidade das plantas com excesso de nutrientes.
  • Uso desmedido das lamas de depuração e de águas residuais na agricultura, por serem materiais com elevado teor de matéria orgânica e conterem elementos biocidas que deverão ser controlados para reduzir os riscos de acumulação.
  • O processo de contaminação, pode então definir-se como a adição no solo de compostos, que qualitativa e/ou quantitativamente podem modificar as suas características naturais e utilizações, produzindo então efeitos negativos, constituindo poluição. Estando a contaminação do solo diretamente relacionado com os efluentes líquidos e sólidos neste lançados e com a deposição de partículas sólidas (lixeiras), independentemente da sua origem, salienta-se a imediata necessidade de controle destes poluentes, preservando e conservando a integridade natural dos meios receptores, como sendo os recursos hídricos, solos e atmosfera.
A destruição do manto florestal, os incêndios ambientais ou provocados, o sobrepastoreio e as inúmeras obras de urbanização, acelerando os processos erosivos, têm destruído, ao longo dos anos, enormes áreas de solos cultivados. Milhões de toneladas de solos perdem-se todos os anos devido à erosão. Com a introdução da agricultura, o homem modificou o equilíbrio ecológico em numerosas zonas. Muitos animais que no seu ambiente natural são eliminados devido à presença de predadores e parasitas, noutro meio são capazes de aumentar numericamente de forma considerável. Neste processo se deve procurar a origem da maioria das pragas conhecidas.
Para encontrar um novo equilíbrio ecológico e lutar contra os animais e plantas prejudiciais, começaram a utilizar-se, já há vários anos, certos produtos químicos cujo número e eficácia não parou de aumentar. Entre esses produtos destacam-se os pesticidas (fungicidas e inseticidas), agrotóxicos e herbicidas. Mas, o lançamento de quantidades maciças de pesticidas e herbicidas, além de matar os "indesejáveis", destrói muitos seres vivos que interferem na construção do solo, impedindo deste modo a sua regeneração.
Os produtos tóxicos, acumulando-se nos solos, podem permanecer ativos durante longos anos. As plantas cultivadas nestes terrenos infectados podem absorvê-los ainda mesmo quando estes não foram utilizados para o seu próprio tratamento. Assim se explica a existência de pesticidas nos nossos alimentos principais, como o leite e a carne, acabando a sua acumulação por se dar fundamentalmente no homem, que se encontra no fim das cadeias alimentares.

Saiba mais sobre os principais poluentes do solo:

Fonte Poluidora Produto  Químico Efeitos
Inseticidas
DDT
BHC
 Câncer, danos no fígado, embriões e ovos de aves
 Câncer, danos a embriões
Solventes, produtos farmacêuticos e detergentesBenzinaDor de cabeça, náusea, perda de coordenação dos músculos, leucemia
PlásticosCloro VinilCâncer do fígado e do pulmão, atinge o sistema nervoso central
Herbicidas, incineração do lixoDioxinaCâncer, defeitos congênitos, doenças de pele
Componentes eletrônicos, fluídos hidráulicos, luzes fluorescentesPCBsDanos pele e ao sistema gastrointestinal; possíveis carcinógenos
Tintas, gasolina Chumbo Dor de cabeça, irritabilidade, perturbações mentais em crianças; danos ao fígado, aos rins e ao sistema neurológico
Processamento de zinco, fertilizantes, bateriasCâdmioCâncer em animais; danos ao fígado e aos rins
Fonte: Manual Global de Ecologia

A acumulação dos resíduos sólidos constitui hoje também um problema angustiante das sociedades de consumo a que pertencemos. Nos refugos sólidos a que se considerar os lixos domésticos, constituídos de papel, papelão, plásticos, vidros, restos de comida, etc. A acumulação destes lixos podem ser um foco de contaminação ou um excelente meio para o desenvolvimento de insetos e roedores. Além disso, destroem a paisagem, podendo ainda contribuir para a contaminação das águas superficiais e subterrâneas, através da água da chuva, principalmente quando os terrenos são permeáveis.