Uma tradição trazida pelos colonos portugueses no século XVI que ocorre no dia de adoração ao Corpo de Deus, sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, os tapetes ornamentais expressam o carinho com que o Santíssimo Sacramento sai às ruas, exatos 57 dias depois da Páscoa. No Ceará, há apenas 8 anos a Paróquia Jesuíta do Cristo Rei, situada à Rua Nogueria Acioly nº 805, entre as Avenida Santos Dumont e Rua Joaquim Távora, passou a ornamentar o piso central que leva ao altar- mor com tapetes maravilhosos e bem desenhados pelas mãos dos seus fiéis das várias pastorais. Hoje, fui tomada pela emoção ao deparar-me com o belo trabalho.Aproveitei e pedi ao Cristo Rei que proteja a todos nós e principalmente aos que se debruçaram na produção dos tapetes que logo mais darão passagem ao Corpo de Cristo pelas mãos do Padre Eugenio Pacceli, que o levará no ostensório( onde a hóstia permanece).
Segundo Dna Fátima representante de uma das pastorais, os tapetes deste ano, são compostos de pedras, areia, serragem, glitter que se juntam aos desenhos em banner anunciando as ações destas pastorais e mensagens de fé. Ela também informa que a cada ano a decoração muda. Um detalhe: apenas o padre pisa nos tapetes após a procissão.
Interessante que um dos tapetes, traz fotos de viagens realizadas em peregrinações para alguns locais sagrados. Como turismóloga que sou, cliquei e documentei!
A todos um feliz dia de Corpus Christi!
Nenhum comentário:
Postar um comentário