terça-feira, 13 de dezembro de 2011

OS FUTUROS GUIAS DE TURISMO DE JUAZEIRO E A FRUSTRAÇÃO EM FORTALEZA

Chegaram a Fortaleza hoje os meus ex alunos do 3ºano do Curso de Guia de Turismo da EEEP Moreira de Sousa de Juazeiro do Norte. Os alunos me avisam que estão "hospedados" numa escola de Fortaleza; acomodados em  pequenos colchonetes; sentiram-se constrangidos, posto que outras escolas já fizeram este tipo de estágio e ficaram em hotéis . Não entendi, fiquei realmente preocupada. Explico: ao que me consta, embora eu não seja orientadora de estágio, as viagens técnicas do último ano, são chamadas de "Estágios de Campo", devem ser autorizadas de acordo com um planejamento de apoio logístico aos roteiros turísticos pois trata-se de uma estágio obrigatório do curso Técnico em Guia de Turismo. Planeja-se um roteiro de carga horária estabelecida pela coordenação em consonância com a Seduc. Como por exemplo: Roteiro de Turismo Religioso, Roteiro Cultural Regionalizado, Roteiro de Lazer e Praias, Roteiro Fortaleza. 
Este processo requer uma atenção especial da Célula de Estágio da Seduc, e, principalmente do núcleo gestor das escolas. Trata-se de planejar um momento de maior importância para os futuros guias de turismo.
É um processo sério, onde entram em sintonia a Seduc, a Escola e obviamente os orientadores de estágios. 
Ora, agora eu pergunto: Como a Seduc, permite que alunos que estão se profissionalizando em guiamento, sejam tolhidos da prática de hospedagem em uma viagem ? Pois ao que me consta não se pode praticar sistema hoteleiro em estágio e prática de guiamento em salas de escola no destino visitado. Como esses jovens vão vivenciar a hospedagem em Fortaleza se não ficaram em um hotel?
Fico cá a pensar: Será que pensaram nisso? Será que houve algum engano por parte da diretoria administrativa da escola ao fazer o planejamento? Respostas eu não as tenho, no entanto, entendo a frustração dos jovens futuros guias de turismo do Juazeiro do Norte. Deixo aqui um apelo à Exma Secretária de Educação Isolda Coelho, para esclarecer isto aos alunos da EEEP Moreira de Sousa, do primeiro curso de educação profissional em Guia de Turismo no Juazeiro do Norte.
Ainda bem que pelo menos os alunos viajaram de avião, tiveram a prática do embarque e desembarque, tiveram a oportunidade de poder contemplar do alto, Juazeiro e Fortaleza, mais perto do céu, e, um pouco do sonho deles está sendo realizado, que Padim Ciço os ajude e os abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário