quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sob o olhar da UL (Ulusófona)

O Futuro das Notícias nas Redes Sociais

social-mediaNa Internet, as redes sociais como o Twitter,Facebook e Myspace têm vindo a responder principalmente à comunicação entre amigos; e o conceito de feed -- actualizações em tempo real -- é hoje comum aos sites que divulgam conteúdos. As pessoas podem seguir, a cada segundo, a mensagem directa de qualquer entidade divulgadora. Agora, para além dos amigos, há celebridades, artistas, políticos e cientistas que nos podem contactar directamente ou serem contactados. No entanto, as instituições que mais podiam beneficiar com este comportamento, nomeadamente as entidades jornalísticas, têm levado o seu tempo a chegar a estas plataformas de divulgação. O número potencial de "seguidores" nestas redes sociais é significante, e existe uma percentagem residual de leitores que seguem mesmo ao segundo cada peça distribuída por determinado órgão de comunicação.
Entre o dia 13 de Maio e 4 de Julho de 2010, por exemplo, as peças jornalísticas da Universidade Lusófona distribuidas no Twitter e Facebook receberam 1952 visitas provenientes dessas redes sociais, segundo a estatística do serviço Dlvr.it. Para que um leitor fosse contabilizado, era necessário que já estivesse a seguir a conta da Universidade no Twitter, ou que já tivesse feito "like" à página oficial da Universidade no Facebook. Estando a seguir a instituição desta forma, o utilizador recebia actualizações na sua página inicial destes serviços, e daí chegava às peças divulgadas.
Veja a matéria completa  ...Eu sou aluna, li, gostei e bloguei!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário