sexta-feira, 14 de junho de 2013

Os poetas do Ducado do Tipi

É junho!!!
Em mês de quadrilhas, Dia dos Namorados, Santo Antonio, São João e São Pedro, cá estou para expor um poema muito interessante, quase uma citação cabocla, mas, que é bem ao estilo nordestina, que meu primo Alcione Lima, filho de Antonio (irmão de minha mãe) e de Rosália, que também é chamada de Rosa;escreveu. Nela, Alcione meu primo, resumindo sua origem, reverte em uma homenagem muito interessante e alegre que resulta em uma bela sequência genealógica que foi originada por Dona Ana, a Donana, uma mulher Brasilis, a senhora minha Avó, que também dele é!

Em tempos de São João, eis:

NOMES DA MINHA VIDA

Existiu um Antônio que me alimentou sonhos.
Um Manoel que me emprestou o chapéu.
O João por quem tenho gratidão.
E percorrendo o vasto mundo,
Lembro-me sempre de Raimundo.
A vida me propiciou o deleite, 
Da amizade de Oneide.
E a Rosa? Qual das duas?
A do mesmo tronco.
A outra pode é uma dália.
Será a eterna Rosália.
Não esqueço com quem pouco convivi.
E não foi por falta de plano.
Que Deus o tenha, Cipriano!
Não se preocupem, sei que há duas Luísas:
Aquela que nasceu baiana e outra, que falo sem mentir:
É cria do Piauí.
Barreto o grande poeta para quem agora mando flores.
Saudades de Belino e Dolores!
E vou enfeitar com uma fita
Os cabelos de Eremita.
E pra quem o amor não se mede:
Saúde Francinete!
Por fim, se a memória não se engana,
A responsável por tudo foi a Donana
Por Alcione Lima( neto de Donana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário