quinta-feira, 30 de maio de 2013

Quando uma aula em campo aprimora o saber

Após uma reserva antecipada, tive a oportunidade de ir com os alunos do 2º ano de Guia de Turismo e contando com a valiosa colaboração do Prof de Mázio,visitar a exposição Trajetórias, Arte Brasileira  na Coleção Fundação Edson Queiroz-UNIFOR 40 anos.
Foto tirada por Gislane Amaral(Guia de Turismo)

 Esta é uma das atrações em comemoração aos 40 anos da Universidade de Fortaleza, que abre as portas aos alunos de escolas públicas da Capital, oferecendo trasporte para ida e volta, além de uma viagem no tempo que conforme afirma um  dos curadores da exposição Sr Paulo Herkenhoff: "trata-se de uma constelação de pequenas exposições autônomas ou núcleos organizados sob perspectivas menos comuns e que foram desenvolvidas sob um rigoroso conceito historiográfico", daí a importância do aluno vivenciar um passeio pela arte brasileira nesta Cidade. 


As obras foram divididas de acordo com as escolas artísticas, do pré modernismo ao contemporâneo.   Os trabalhos estão no Espaço Cultural Unifor , ocupando os andares Térreo e 2º, são separados por 18 núcleos temáticos, tais como: Contemporâneo, Segunda Geração Construtiva, Geometria Líquida, Gráfico, Natureza, Cidades, Crianças, Abstração Geométricas, Volpi, Pop, Modernismo e muito mais.  O acervo é muito rico e diversificado(consta de 271 obras de artistas cearenses, como Bandeira, Chico da Silva,Sérvulo Esmeraldo e nacionais, como Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Anita Malfatti dentre outros), que, ainda segundo a declaração do curador, "só é superada pelo Museu D.João VI, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo"... realmente, impressionante! Sou suspeita em falar, porque admiro demais obras e iniciativas como essas.
Meus alunos apreciaram e puderam enriquecer os conhecimentos sobre a arte brasileira sem ser pela rede, mas, ao vivo, e, principalmente a cores! E, se descobriram artistas, em momentos de descontração no espaço educativo, conforme mostra a foto!
Concentrando-se  após visita (Foto de CA)
120 a 150 anos da trajetória da arte brasileira, bem ali pertinho da rota da Costa Leste, na Avenida Washington Soares, saída para as praias que os turistas amam tanto visitar. Que pena que eles não vão por lá, no dia que estejam  livres na Cidade, não sabem o que estão a perder! Atenção guias: divulguem em seus passeios! Por sinal, contei com a colaboração de minha ex- aluna e guia de turismo Gislane Amaral (esta, encantou-se e vai divulgar a exposição para os turistas que receber).
 Quanto a mim, ganhei um presentaço de aniversário maravilhoso: poder levar os meus alunos e o catálogo comemorativo da Exposição,um mimo doado pelas próprias mãos do Sr Airton Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz e chanceler da Unifor. 
Um fato histórico e pra variar,  fotografei! 
Descobrindo talentos 

Informações preciosas: Espaço Cultural Unifor-Av Washington Soares, 1321
Visitação gratuita até dia  de dezembro
Terça a sexta-feira das 8hr às 20hr; sábados e domingos; das 10hr às 18hr
Agendamento de visita guiada em grupo ou individual: 3477 3319

Corpus Christi e os tapetes ornamentais em Fortaleza

Uma tradição trazida pelos colonos portugueses no século XVI que ocorre no dia de adoração ao Corpo de Deus, sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, os tapetes ornamentais expressam o carinho com que o Santíssimo Sacramento sai às ruas, exatos 57 dias depois da Páscoa. No Ceará, há apenas 8 anos a Paróquia Jesuíta do Cristo Rei, situada à Rua Nogueria Acioly nº 805,  entre as Avenida Santos Dumont e Rua Joaquim Távora, passou a ornamentar o piso central que leva ao altar- mor com tapetes maravilhosos e bem desenhados pelas mãos dos seus fiéis das várias pastorais. Hoje, fui tomada pela emoção ao deparar-me com o belo trabalho.Aproveitei e pedi ao Cristo Rei que proteja a todos nós e principalmente aos que se debruçaram na produção dos tapetes que logo mais darão passagem ao Corpo de Cristo pelas mãos do Padre Eugenio Pacceli, que o levará no ostensório( onde a hóstia permanece).
Segundo Dna Fátima representante de uma das pastorais, os tapetes deste ano, são compostos de pedras, areia, serragem, glitter que se juntam aos desenhos em banner anunciando as ações destas pastorais e mensagens de fé. Ela também informa que a cada ano a decoração muda. Um detalhe: apenas o padre pisa nos tapetes após a procissão.
Interessante que um dos tapetes, traz fotos de viagens realizadas em peregrinações para alguns locais sagrados. Como turismóloga que sou, cliquei e documentei!
A todos um feliz dia de Corpus Christi! 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ano Novo para mim!

Pois. Assim se passaram 62 anos... Diz-se que o ano inicia-se quando se aniversaria. Dito e feito, estou em tempo de um novo ano para continuar agradecendo a Deus e Nossa Senhora Auxiliadora pela minha existência. Ganhei flores, vinho e visitas importantes: minha filha mais velha, genro e neto! Irmãos e sobrinha. Ganhei flores, abraços e sorrisos de pessoas que amo! Preciso de mais alguma coisa? Sim, apenas de postar as flores e desejar a todos um excelente fim de semana com muita Luz e Bem!

sábado, 11 de maio de 2013

Dia das Mães

(Foto de CA)

O dia das Mães, é todo dia, amanhã é mais um domingo pra gente declarar o amor que se sente para ela, que nos deu amor, carinhos, educação, broncas, conselhos, nos fez entender os valores da família, como o respeito, a determinação diante das dificuldades, a fé e o amor ao próximo. Mãe tem dias sem paciência, cansaço, de interesses de como estamos na escola, na faculdade, no trabalho ou nas nossas casas com os netos que ela ama e se preocupa. Pois é, vida de mãe hoje em dia, não é fácil, imaginem quando essa mãe é avó, e, ainda por cima trabalha e educa? Mas, tenho maior orgulho de sê-la. Desejo a vocês que são mães, que neste segundo domingo de maio, possam ter bons momentos com seus filhos, e, que tenham uma semana excelente, com muitas alegrias, carinhos, chamegos, abraços, e, presentes! E, um beijo especial para minhas filhas que me deram meus quatro netos queridos, fontes de juventude e de esperança em minha vida, e, um mais especial ainda para Dna Rosinha, a Senhora minha mãe. Cheiros da Mãe!

Meu presente de aniversário e do Dia das Mães

Pois é,
Ao fundo, solo de Brien Ray !!
a vida é assim, assustadora as vezes, surpreendente por outras, maravilhosa sempre,e, desse modo, o mês de maio, o meu e de tantos outros me trouxe um belo presente que durante muitos anos eu ansiava em ganhar. A vinda de Sir Paul McCarteney à Fortaleza, dantes antes imaginável, proporcionou uma grande alegria para mim e outras inúmeras mães e avós e talvez, bisavós na terrinha. Um ícone dos anos sessenta, setenta e dos demais, Paul nos brindou com momentos maravilhosos, e, assim  meu momento e de outras pessoas foi contemplado por músicas dos Beatles e da carreira solo deste que sempre gostei. Independente do desrespeito, da desorganização de um trânsito de uma cidade que vai ter uma copa, apesar da espera, a surpresa que tive ao sentar e conhecer a nova Arena Castelão e utilizar de alguns serviços básicos, como os toilettes, eu, realmente me senti fora do meu cotidiano. Essa arena, representa um salto na qualidade do espaço para o futebol e para shows como ao que assisti, mas, ainda faltam alguns ajustes, é claro, para tal, os que ali trabalham quer dentro ou fora, não poderão esquecer que nossa Fortaleza, agora é destino também de uma Copa das Confederações e do Mundo, que serão diversos shows que virão, pois é nesse embalo que o setor de entretenimento e lazer funciona. 
E claro que eu fotografei, filmei e curti, Paul é cearense agora: " Vamos botar bunecuuuu!!!" Eu botei boneco com ele, eu cantei e chorei de alegria por ele vir falar pra mim, porque eu sou brasileira, piauiense e escolhi o Ceará como meu país, e, junto com milhares de fans, curti demais todos os momentos! Foi meu melhor presente do Dia das Mães e do meu 62º aniversário! Inesquecível!
Paul in Fortaleza



sábado, 4 de maio de 2013

Abril passou batido

Pois,
O mês de abril não teve nenhum post, minhas desculpas a todos os seguidores, se por acaso acessou este blog no mês que passou. É que andei um pouco adoentada, e, atarefada, também. Teve festa no fim de março, o Dia do Maracatu, que acompanhei muito feliz, teve a Semana Santa, cheia de atividades e de Fé, teve as águas de março que foram para abril, e, a cidade acabou ficando com muito mais buracos que antes. Teve o dia da Revolução dos Cravos em Portugal, o dia de Tiradentes no Brasil, teve o aniversário do meu filho e também o do Barão de Gourmandise, teve seleção para tutor, e, provas, aulas, aulas e aulas. Simples assim, será? Nem tanto, quando a gente olha o tempo passou... o sol nasceu, de repente era meio-dia, e, num piscar de olhos chega a noite. Em abril eu vi um luar lindo em meio ao trânsito maluco da Avenida Antonio Sales, e, fiquei espiando com saudade do luar no Sertão...saudade bateu no meu coração. Mas, enfim chega maio, o mês das flores, das mães, de Nossa Senhora de Fátima, das novias, e, do Paul Mccarteney no Castelão, aqui no Ceará, na cidade de Fortaleza. Vou por lá, cantar com ele, eu mereço, afinal é maio, meu presente de aniversário vai ser muito bom!
Para todos, um mês maravilhoso, cheio de esperanças, fé e música!