quinta-feira, 10 de maio de 2012

Guiar bem merece nossas homenagens

Depois de alguns dias sem expressar minhas idéias através de nossos posts, aqui estou de volta.
Meu parceiro Loy esteve doente, mas, agora já está melhorando, por isso os posts vão retornar com maior intensidade, afinal já é maio! Aproveito para cumprimentar e dar meus parabéns hoje , aos brilhantes amigos e companheiros do turismo os Guias.
Hoje é dia do GUIA DE TURISMO, o profissional que é o relações públicas do turismo. Aquele que se dedica a atender, auxiliar e conduzir o turista nas destinações turísticas. De anos que essa profissão existe, segundo a Federação Nacional de Guias de Turismo, a FENAGTUR, esta profissão é uma das mais antigas que existe, o historiador Heródoto, na Grécia antiga, foi considerado o pimeiro turista de todos os tempos. Claro que os guias daquela época eram diferentes dos de hoje, não guiavam em passeios, mas, exércitos em territórios inimigos. Porém, as suas atribuições de guias de então não eram tão diferentes dessas do guia da atualidade.
 Orientar, servir de intérprete, arranjar acomodações, comida, meios de transportes dentre outras funções semelhantes às de nossos guias contemporâneos. Alguns chama de Guia Turístico, até em noticiários de redes importantes, continuam a errar o nome desse profissional.
Menino Tur (Ziraldo)


Segundo o Guia Carolla, é preciso corrigir a nomenclatura. O termo correto para designar a profissão de condutor de grupo é guia de turismo. Guia turístico é, tecnicamente, a produção literária sobre destinos e informações de viagem.
Um guia de turismo trabalha para diversas agências e operadoras de viagens como autônomo (free-lancer). Por isso, dificilmente presta serviços exclusivamente para uma empresa, mesmo que nela haja uma frequência maior de trabalho. Como qualquer profissional free-lancer, sua fama está relacionada a sua competência: quanto melhor for um guia de turismo, mais indicações para trabalhos ele terá. O profissional dessa área pode também elaborar um site ou enviar currículos. Mas, geralmente, as empresas dão preferência às indicações, pois este é um serviço que precisa agradar muito o cliente, e é comum que as agências não se arrisquem contratando um desconhecido.
Além disso, é necessário frequentar os eventos da área, conhecer gente, estar sempre à disposição e, assim, ir ganhando credibilidade no mercado para ser contratado para uma viagem.
Foto Google imagens
Fui guia de turista, sou hoje professora de futuros guias, e, tenho o maior orgulho de ter podido contribuir para o bem estar e segurança dos turistas aqui em nosso Estado, no Brasil e fora dele. Procuro exercer a minha tarefa na educação profissional em guiamento com a mesma responsabilidade com que atuei no segmento turístico. Sinto-me honrada em poder formar alguns profissionais nesta atividade, tento sempre fazê-los entender o quanto é importante a profissão que vão assumir, vale a pena guiar e para tal necessita-se constantemente de conhecimentos, atualizar-se, ser educado, ético e comprometido com suas responsabilidades para lidar com os visitantes. 
Gostaria de abraçar a todos os colegas, sinto saudades e muitas, da convivência de alguns. Aqueles que se foram para o andar de cima ficam as boas recordações, aqueles que de vez e quando eu me encontro, ou viajo, não vou citar nomes, pois poderei omitir alguns, mas, em meu coração ficam a alegria e o orgulho desta profissão encantadora, responsável e que agrega conhecimentos ao turista, meus sinceros desejos de sucesso e sorte a todos os guias de turismo !! 
Parabéns !


Para lembrar:  O XXXII CBGTUR - Congresso Brasileiro de Guias de Turismo/2012, acontecerá na próxima semana!
Tema: O Guia de Turismo como Agente de Integração de Culturas
Local: CETA ECOTEL – Macapá/AP
Período: 16 à 20 de maio de 2012
Realização: FENAGTUR e SINGTUR/AP


   



Nenhum comentário:

Postar um comentário